Minha casa, Minha cara

Utilizar as paredes para fixar pequenos móveis é um ótimo recurso: ajuda com a falta de espaço e torna a composição da decoração mais equilibrada

Micaela Góes

Por: Micaela Góes Fotos: Equipe Santa Ajudaa

A atual temporada do Santa Ajuda começou ontem, com o episódio de quarto multifuncional. Mas antes de mergulhar nos episódios, queria resgatar algumas soluções que adotei na última temporada. São ideias bem práticas para resolver necessidades que todo mundo tem. Ou seja, é só você querer que pode copiá-las na sua casa.

Hall de Entrada

prateleira com cabideiro no hall de entrada

Começo pela entrada da casa e com uma foto feita no apartamento da Gabriela Kapim. Espaço é o que não falta ali, mas, até por isso, ocupar a parede vizinha à porta com uma prateleira dupla foi a melhor solução. Sabe por quê? Porque preenchi o espaço vertical e deixei a composição mais equilibrada. Para isso, coloquei um quadro grande no alto, e, no chão, dois pufes, criando um cantinho único dentro do ambiente maior.  

Quando a Kapim, os filhos e os amigos chegam, podem deixar as chaves e outros acessórios na Prateleira Pepper e pendurar casacos e bolsas nos ganchos que o modelo oferece. Assim não bagunçam o restante da sala. E os puffs servem para calçar e descalçar os sapatos sem ter de ficar se equilibrando em um pé só. 

Ateliê e Oficina

placa de painel pegboard para organizar ferramentas na oficina

Organizar ferramentas costuma ser um problema. Muitas vezes eles estão todos lá, dentro da caixa de ferramentas, mas são tantos que desaparecem sob nossos olhos.

Foi por isso que no home office da Thalita Carvalho e do o Fred, eu pendurei os itens mais usados em painéis perfurados, formando uma placa de 1mx62cm. Abaixo dele, instalei uma bancada de trabalho e, acima, duas Estantes de Parede Legno pequenas, que pintei de cinza para harmonizar com o painel e contrastar com o fundo vermelho.

Já no ateliê do Ricardo dos Anjos, eu precisava de um visual mais leve, porque o ambiente é muito pequeno e desempenha várias funções. Então optei pelo branco para todos os acessórios de organização – a começar pelo Painel Pegboard. Lado a lado, dois painéis resultaram em uma superfície perfurada de quase um 1,60m, perfeita para a largura disponível.

painel pegboard para organizar ferramentas

Como a bancada de trabalho já acomoda muitas caixas, reservei esse painel a tesouras, alicates, fitas e linhas que o Ricardo emprega na confecção de acessórios para cabelo. Miçangas e outras miudezas vão em potes enfileirados em uma das Estantes de Parede Legno pequenas – a outra traz um toque de glamour expondo livros e uma pluma exuberante.

Quarto e Closet

porta-bones e oculos na parede

No apartamento do João Vicente, o problema era outro: dar um jeito no quarto que acomoda seus acessórios de boxe e parte do guarda-roupa diário. E aí eu descobri que o cara é fissurado em bonés e óculos de sol! Esses acessórios acabaram se tornando parte da decoração, porque mandei fazer dois expositores para eles e instalei as peças nas laterais de um espelho. Já pensou quanto espaço todos esses óculos e bonés ocupariam se fossem guardados no armário?

Cozinha

prateleiras na cozinha substituem armários aereos

Para quem não gosta muito de cozinhar, falta de espaço é a desculpa mais comum para passar longe do fogão. Mas até cozinha pequena tem jeito, minha gente. Olha como a cozinha da Júlia Rabello ficou extremamente funcional depois que boa parte dos utensílios foi parar nas paredes!

Agora, prateleiras de fora a fora concentram as louças e os mantimentos, enquanto exemplares menores sustentam o micro-ondas, o forninho elétrico, o liquidificador e outros equipamentos. Até itens menores, como lixeirinha, concha e pinça, ganharam lugar na parede, suspensos em aramados. Resultado: agora as bancadas ficam livres e desimpedidas, prontinhas para ser usadas durante o preparo das refeições. Certo, Júlia?!

Eu não falei que as soluções eram práticas?

Já conhece o blog da Micaela? Espie aqui!

1 comentário

Deixe seu comentário ;)