Minha casa, Minha cara

Tá na dúvida sobre qual madeira escolher? Então vem que a gente te explica direitinho cada tipo!

Quando vamos procurar um móvel novo, nos deparamos com diversos materiais e é fácil se confundir tentando descobrir qual deles é o melhor. Móveis de madeira maciça, compensado, MDF e MDP são as opções mais comuns encontradas no mercado. E no meio de tantas siglas e termos técnicos, como saber qual é a escolha mais adequada para cada situação?

Em primeiro lugar, é importante saber que cada material tem seus benefícios e particularidades e que, por isso, nem sempre escolher o produto mais barato é a melhor opção. Ainda, é importante lembrar que quando falamos de madeira de reflorestamento, é muito provável que tanto as chapas de MDF, MDP, compensado ou as peças maciças sejam todas de pinus, ou de eucalipto, uma vez que essas espécies correspondem a 93% das madeiras plantadas no Brasil, conforme você pode conferir nesse relatório da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

Sendo assim, vamos entender um pouco melhor sobre cada um desses produtos de madeira.

Madeira (MDF)

A sigla se refere a um painel de fibras de madeira de média densidade. O MDF é produzido com fibras selecionadas de madeira que são unidas com o auxílio de uma resina por meio de um processo industrial que envolve muita pressão e calor. Por conta de seu processo de fabricação, os painéis de MDF são menos atraentes aos cupins e brocas, porém não são adequados para ambientes externos ou sujeitos a umidade constante. Possuem boa resistência, são muito homogêneos e apresentam poucas variações no tamanho e espessura. Por isso, na Meu Móvel de Madeira, esses painéis são utilizados na maior parte dos produtos laqueados, que requerem um acabamento refinado e muito liso.

MDF - Os tipos de madeira.

MDP

Também conhecido como aglomerado de madeira, os painéis de partículas de média densidade são produzidos de maneira similar ao MDF, mas com partículas de madeira (ao invés de fibras). Esses painéis precisam ser revestidos com lâminas de madeira ou plásticas para garantir um acabamento apropriado. Os painéis de MDP são mais leves que o MDF, porém não são apropriados para entalhes ou cantos arredondados. Móveis de aglomerado também não são indicados para ambientes externos.

Compensado

As chapas de compensado multilaminado são formadas por um número ímpar de lâminas de madeira coladas em direção alternada. Assim, as fibras de madeira se intercalam nos sentidos longitudinal e transversal, aumentando a resistência e estabilidade dessas chapas. O compensado tem maior resistência e excelente aderência de pregos e parafusos, o que significa que seus móveis não ficarão “bambos” ou desajustados.

Compensado - Os tipos de madeira.

Madeira maciça

Móveis de madeira maciça são aqueles produzidos com peças de madeira serrada, sem processos industriais que transformem suas propriedades físicas e mecânicas. Esses móveis são aqueles que possuem a maior resistência, justamente por contarem com a madeira em suas condições originais. A madeira maciça possui excelente resistência e boa capacidade de aderência de pregos e parafusos, o que permite que seu móvel seja montado e desmontado várias vezes sem perder a estabilidade. Acredite se puder, mas na Meu Móvel de Madeira, a maior parte dos produtos é desenvolvida com peças de madeira maciça. Fazemos isso para garantir a qualidade e durabilidade do seu móvel.

Madeira Maciça - Os tipos de madeira.

E aí, ficou mais fácil escolher seus móveis novos? Ficou mais alguma dúvida?
Por fim, já teve alguma experiência boa ou ruim com móveis de algum desses diferentes materiais? Escreva aqui nos comentários. smile
Atualização do post original publicado em 11 de agosto de 2017.

3 Comentários

  1. Oi, Cris! Tudo beMMM?
    Sim, é isso mesmo. Os móveis de madeira maciça são aqueles que tem mais resiliência para serem desparafusados e reparafusados mais vezes. wink

  2. Bom dia:
    Pelo exposto sobre madeira, entendi que os móveis de MDF e MDP não têm resistência para serem armados e desarmados várias vezes. Sendo assim, no caso de uma cama, devo investir em uma de madeira maciça pois é uma peça que tem maior probabilidade de ser armada e desarmada mais de uma vez. Correto?

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂