3 dicas simples e eficientes aqui!

A sala de jantar é um espaço de convívio, ambiente para receber pessoas queridas e reunir a família diariamente. Mas para ela ter aconchego e conforto é preciso investir não só em uma bela decoração, mas também em uma circulação eficiente, que só será bem resolvida se os móveis e acessórios escolhidos, forem proporcionais ao tamanho do ambiente – seja ele grande ou pequeno.

É importante respeitar as medidas

Existe uma série de medidas que precisam ser respeitadas para que a sala de jantar funcione no dia a dia, sem você precisar afastar os móveis por onde passa. Em volta da mesa, por exemplo, são necessários 90 cm livres para movimentar a cadeira à vontade e liberar a passagem.

Sala de Jantar Euro, com 4 cadeiras, uma mesa de jantar redonda, um buffet e uma cristaleira.

Em uma sala de jantar pequena, a cadeira deve servir por inteiro debaixo da mesa. Isso quer dizer que ela não pode ter braços e de que a mesa deve ter pés menores para que as cadeiras possam ficar encaixadas, liberando a circulação. O espaço para cada cadeira deve ser de 60 cm no mínimo. Só assim as pessoas ficarão confortáveis à mesa, sem precisar disputar espaço ou ficar encostando os cotovelos.

Sala de Jantar com mesa de pés retos e cadeiras de madeira sem braços.

Móveis extras na Sala de Jantar

Salas grandes podem contar com um móvel extra, como um aparador ou cristaleira. Escolha o móvel que preferir e decore seu espaço com boas doses de bom gosto. O aparador pode servir de buffet no dia a dia, facilitando sua vida na hora de receber os convidados e liberando o espaço da mesa.

Cristaleira colorida na Sala de Jantar.

Veja também: “Sala de jantar sob holofotes”

Mesas – Qual escolher para minha sala de jantar?

  • Redondas: As mesas redondas funcionam superbem em pequenos espaços, pois acabam acomodando mais pessoas sentadas do que uma mesa quadrada do mesmo tamanho. Além disso, elas não têm quinas e podem ser acomodadas em qualquer canto, sem atrapalhar a passagem.

Mesa extensível na Sala de Jantar.

  • Retangulares: Mesas retangulares podem ser dispostas com um dos lados encostado na parede, para que deixem a circulação desimpedida. Quando as visitas chegarem, é só desencostar para ganhar mais lugares. (:

Mesa retangular na Sala de Jantar.

Mesa retangular na Sala de Jantar.

  • Extensíveis: Se você quer uma solução ainda mais versátil, aposte nos modelos com extensores. Elas aumentam e diminuem de tamanho conforme sua necessidade, deixando sua casa sempre pronta para qualquer situação.

Mesa Tea extensível na Sala de Jantar.

Como você decora a sua sala de jantar?

Gostou das fotos do post? Elas são dos produtos do nosso site (Meu Móvel de Madeira). Vem conhecer! smile

Atualização do post publicado em 24/10/2013.