Para sempre desfrutar dessa vista, um arquiteto construiu com as próprias mãos esta cabana de Pinus em uma região isolada da Noruega. Vem conhecer!
Por: Cristiane Teixeira Fotos: Knut Bry reproduzidas do Dezeen
É preciso muita força de vontade para fazer o que fez o arquiteto Jon Danielsen Aarhus. Afinal, não há nem estradas nessa área aos pés do enorme platô montanhoso Hardangervidda, entre a capital Oslo, onde Aarhus e a família moram, e Bergen, na costa oeste.
Sabe como os materiais de construção chegaram ao terreno localizado 1066m acima do nível do mar? De helicóptero! Isso durante o curto verão norueguês! Nessa época, o arquiteto concretou manualmente os pilares sobre os quais foi erguida a estrutura de madeira da cabana de 72m².
No inverno, quando os itens mais pesados e volumosos já estavam no canteiro, o restante dos materiais trilhou seu caminho. Como? Em scooters apropriadas para rodar na neve.
Acompanhar as mudanças na paisagem era o objetivo principal do arquiteto, mas ele queria fazer isso de forma natural. Portanto, levantou sua cabana – chamada de Hytte Ustaoset – sobre uma rocha e revestiu-a inteiramente de tábuas de pinho. Essas tábuas, com o tempo se tornarão acinzentadas, se aproximando das matizes das pedras e da vegetação circundante.
Apenas um grande painel de vidro fixo se coloca entre o ambiente formado por estar, cozinha e sala de jantar e o cenário estonteante. Repare no cantinho acolhedor que Aarhus criou ao encaixar um banco de madeira num nicho com armários suspensos.
Nos demais cômodos, as janelas são menores, mas cumprem o papel de enquadrar a paisagem e não correm o risco de congelar no inverno. Já que os beirais do telhado, na frente e atrás da casa, afastam a geada que cai à noite. “À medida que nenhuma janela se abre, os beirais também escondem aberturas para ventilação”, explica o autor do projeto.
Da arquitetura para a decoração
No Brasil, Eucalipto e Pinus são as espécies campeãs em reflorestamento. Enquanto a primeira é mais utilizada na indústria da celulose e do papel, a segunda entra na construção de casas e também na decoração, compondo móveis e acessórios. Aliás, você sabia que todos os produtos da MMM são feitos com madeira de floresta plantada? Leia aqui tudo sobre a responsabilidade ambiental da empresa!
Separei algumas peças bem contemporâneas da MMM que tiram partido da coloração clarinha e dos veios característicos do pinus! Vamos lá?
Rack para TV Pure: ele tem nicho para dispor os eletrônicos e um gavetão que você usa como quiser. Clique aqui pra ver o produto no site!
Abajur ou arandela? Você que sabe! A Luminária Lumi vai bem sobre a mesa do home office, mas também faz bonito na parede do hall de entrada, por exemplo. As ferragens para instalação como arandela acompanham o produto.
A Cama de Casal Setorize, assinada pela personal organizer Micaela Góes e pelo Estúdio Baobá, é para quem não pode ou não quer desperdiçar espaço. Cada lateral oferece três gavetas espaçosas. Já a parte central do móvel, acessada quando se desloca o estrado, é útil para guardar malas e cobertores volumosos. Quer conhecer a Linha Setorize? Aqui, a Micaela Góes te conta tudo sobre os produtos!
Com acabamento encerado, o pinus adquire uma tonalidade mais quente, como no Guarda-roupa Soho. O modelo tem cabideiro, prateleiras móveis e um ou dois gavetões, dependendo se você escolhe a versão de duas ou de três portas.
Cada prateleira da Estante Legno Completa suporta carga de 15 kg – uma ferragem metálica em X, que deve ser parafusada na parede, evita que o móvel tombe. Assim é possível organizar os livros ou as louças sem medo de ver tudo desabar.
Gostou do projeto de hoje? Comenta aqui o que achou!
Quer acompanhar? Então veja aqui o último post da série!
Até o próximo,
Cris.