Minha casa, Minha cara

Para sempre desfrutar dessa vista, um arquiteto construiu com as próprias mãos esta cabana de Pinus em uma região isolada da Noruega. Vem conhecer!

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Knut Bry reproduzidas do Dezeen

Cabana com vista para o lago

É preciso muita força de vontade para fazer o que fez o arquiteto Jon Danielsen Aarhus. Afinal, não há nem estradas nessa área aos pés do enorme platô montanhoso Hardangervidda, entre a capital Oslo, onde Aarhus e a família moram, e Bergen, na costa oeste.

Casa de frente para o lago com vistaSabe como os materiais de construção chegaram ao terreno localizado 1066m acima do nível do mar? De helicóptero! Isso durante o curto verão norueguês! Nessa época, o arquiteto concretou manualmente os pilares sobre os quais foi erguida a estrutura de madeira da cabana de 72m².

No inverno, quando os itens mais pesados e volumosos já estavam no canteiro, o restante dos materiais trilhou seu caminho. Como? Em scooters apropriadas para rodar na neve.

Cabana de madeira construída em local desertoAcompanhar as mudanças na paisagem era o objetivo principal do arquiteto, mas ele queria fazer isso de forma natural. Portanto, levantou sua cabana – chamada de Hytte Ustaoset – sobre uma rocha e revestiu-a inteiramente de tábuas de pinho. Essas tábuas,  com o tempo se tornarão acinzentadas, se aproximando das matizes das pedras e da vegetação circundante.

Apenas um grande painel de vidro fixo se coloca entre o ambiente formado por estar, cozinha e sala de jantar e o cenário estonteante. Repare no cantinho acolhedor que Aarhus criou ao encaixar um banco de madeira num nicho com armários suspensos.

banco de madeira acoplado dentro de armario

Nos demais cômodos, as janelas são menores, mas cumprem o papel de enquadrar a paisagem e não correm o risco de congelar no inverno. Já que os beirais do telhado, na frente e atrás da casa, afastam a geada que cai à noite. “À medida que nenhuma janela se abre, os beirais também escondem aberturas para ventilação”, explica o autor do projeto.

janela que nao abre em cabana beiras do telhado escondem abertura para ventilação e afastam neve e geada

Da arquitetura para a decoração

No Brasil, Eucalipto e Pinus são as espécies campeãs em reflorestamento. Enquanto a primeira é mais utilizada na indústria da celulose e do papel, a segunda entra na construção de casas e também na decoração, compondo móveis e acessórios. Aliás, você sabia que todos os produtos da MMM são feitos com madeira de floresta plantada? Leia aqui tudo sobre a responsabilidade ambiental da empresa!

Separei algumas peças bem contemporâneas da MMM que tiram partido da coloração clarinha e dos veios característicos do pinus! Vamos lá?

Rack para TV Pure: ele tem nicho para dispor os eletrônicos e um gavetão que você usa como quiser. Clique aqui pra ver o produto no site!

RACK PARA TV PURE - NATURAL

Rack par aTV pure com a gaveta aberta

 

 

 

 

 

 

Abajur ou arandela? Você que sabe! A Luminária Lumi vai bem sobre a mesa do home office, mas também faz bonito na parede do hall de entrada, por exemplo. As ferragens para instalação como arandela acompanham o produto. 

Luminária Lumi como luminária de mesa

Luminária Lumi como arandela

 

 

 

 

 

 

A Cama de Casal Setorize, assinada pela personal organizer Micaela Góes e pelo Estúdio Baobá, é para quem não pode ou não quer desperdiçar espaço. Cada lateral oferece três gavetas espaçosas. Já a parte central do móvel, acessada quando se desloca o estrado, é útil para guardar malas e cobertores volumosos. Quer conhecer a Linha Setorize? Aqui, a Micaela Góes te conta tudo sobre os produtos! 

Cama de casal Setorize

cama de casal setorize com gavetas abertas

 

 

 

 

 

 

Com acabamento encerado, o pinus adquire uma tonalidade mais quente, como no Guarda-roupa Soho. O modelo tem cabideiro, prateleiras móveis e um ou dois gavetões, dependendo se você escolhe a versão de duas ou de três portas.

guarda-roupa soho de 2 portas

guarda-roupa soho de 3 portas

 

 

 

 

 

 

 

Cada prateleira da Estante Legno Completa suporta carga de 15 kg – uma ferragem metálica em X, que deve ser parafusada na parede, evita que o móvel tombe. Assim é possível organizar os livros ou as louças sem medo de ver tudo desabar.

ESTANTE LEGNO COMPLETA - CRU vista de costas ESTANTE LEGNO COMPLETA - CRU vista de costas

 

 

 

 

 

 

Gostou do projeto de hoje? Comenta aqui o que achou!
Quer acompanhar? Então veja aqui o último post da série!

Até o próximo,
Cris.

Comentários não estão permitidos.