Minha casa, Minha cara

Pegue lápis, papel, trena e régua: hoje é dia de aprender a fazer a planta decorada de um ambiente!

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Acervo pessoal | MMM | FreeImages.com/Aschaeffer

Há algum tempo, uma amiga mudou de endereço e não fazia ideia de como distribuiria o mobiliário existente pela sala nova, que integrava estar e jantar. Eu falei: “Não se preocupe: isso eu resolvo para você”. E resolvi.

Não sou arquiteta nem decoradora, mas como minha amiga pretendia usar exatamente os mesmos móveis que tinha, tudo o que eu precisava era encontrar a melhor posição para cada um deles.

Em vez de fazer isso após a mudança, arrastando mesas, cristaleiras e sofás de um lado para o outro, fiz isso antes, “arrastando” recortes de papel sobre uma planta desenhada em outra folha. Para isso, eu só precisei medir todos móveis com uma trena e, depois, medir as paredes da nova sala, além de verificar a posição e a largura de portas e janelas.

Me lembrei desse caso quando recebi uma mensagem da Gabriela Figueirôa, seguidora deste blog. Depois de ler o post “Salas pequenas e bem resolvidas!”, que escrevi para a série Decoração sob Medida, a Gabriela perguntou como faria para colocar uma mesa de jantar na sala hoje ocupada apenas por sofá, rack e puffs. Essa dúvida foi a minha deixa para mostrar como montar o layout de um ambiente.

Sala de estar sem layout leitora Gabriela Figueroa

sala sem distrubição interna corretaE como as minhas habilidades no computador se restringem ao Word, faço isso da forma mais rudimentar que existe: usando lápis, papel, régua e tesoura. Se eu que não sei desenhar nem casinha consigo, qualquer um consegue, acredite!

 

Passo 1

Desenhe a planta em uma folha de papel e os móveis existentes em outra, ambos na mesma proporção. Recorte os móveis.

Exemplo da Gabriela: ao contrário da minha amiga, a Gabriela ainda não tem todos os móveis de que precisa. Entre as peças principais, só restará o sofá, porque o rack é grande e será trocado por um menor. Existem também uma mesinha do tipo floreira e puffs. Para trabalhar com medidas confortáveis, transformei os metros em centímetros e multipliquei tudo por 4. Assim, se uma das paredes tem 2,69m, no meu desenho ela ficou com 10,76cm. Já o sofá de 1,75x ,91m ficou com 7×3,64cm. Recortei o sofá.Planta sala de estar leitora

Passo 2

Distribua os móveis pela planta pensando na localização ideal.

Exemplo da Gabriela: deixei o sofá e os pufes na posição em que estão hoje, considerando que o rack ficará na frente e ainda precisa sobrar espaço para uma mesa de jantar. A mesinha-floreira também poderá continuar no mesmo lugar. Colocando o sofá na planta

Passo 3

Se precisar de outros móveis, escolha opções compatíveis com o tamanho do ambiente. Desenhe os modelos e recorte-os. Lembre-se de seguir a proporção escolhida antes. Ao posicionar os novos móveis, use a régua para descobrir quanto sobra para a circulação – agora, você precisa dividir o número encontrado pelo fator de multiplicação utilizado antes. No nosso caso, dividir por 4. 

Exemplo da Gabriela: no site da Meu Móvel de Madeira, escolhi um rack compacto, o Elege, que mede 110x40cm.RACK PARA TV ELEGE - BRANCO GIZ E NOZES

Multipliquei esses números por 4, desenhei e recortei o móvel, para então colocá-lo na planta. Para saber se a área de circulação era suficiente, verifiquei a distância entre o canto do rack e o da parede próxima: deu 3,40m. Dividi por 4 e cheguei a 85 cm, largura suficiente para uma pessoa passar.

Medi o espaço que sobrou no canto oposto: 2,10m entre a janela e o rack e 1,6 m da parede do fundo até a porta do quarto.planta da sala de estar com rack e sofáplanta com rack e sofá e medidas laterais

A área não é muito grande, mas o bastante para uma mesa de quatro lugares no padrão de 120x80cm. Como o modelo Apê, também da MMM, no padrão Nozes, o mesmo do rack Elege. Ainda no site da MMM, procurei uma cadeira magrinha, que é o caso da Trim, de 0,40×0,40m.

CADEIRA TRIM - CARAMELOMesa de jantar apê

 

 

 

 

 

 

“Será que dá para usar quatro cadeiras?”, me perguntei. Só aplicando na planta para saber.

planta com rack e sofá e medidas laterais

E não é que deu? Mas foi preciso encostar a mesa na parede do fundo e deixá-la quase grudada na janela – isso para preservar a circulação de 85cm.

O cantinho de jantar ficou perfeito para três pessoas – como na casa são só Gabriela e o marido, no dia a dia está tudo certo. Mas quando eles quiserem convidar mais um casal, na hora da refeição terão de deslocar a mesa e as cadeiras a fim de que cada um possa ocupar seu lugar.

As setinhas atrás das cadeiras mostram o espaço necessário para alguém se sentar ou se levantar. Portanto, deixe ao menos 75cm livres ao redor da mesa. Por essa mesma razão, o rack também precisa chegar um pouquinho mais para o outro lado.

planta com flechas e medidas para acertar na distribuição dos móveis na sala de estar e jantar

Depois da refeição, é só colocar os móveis no lugar – o que não é nenhum grande transtorno, não é mesmo?

Aproveito para dar outra ideia para a Gabriela: que tal deixar os puffs à frente do sofá e encostar esse conjunto na parede lateral? Assim, é possível montar um pequeno bar na outra ponta do sofá, como se fosse uma mesinha de canto. Para o layout, eu escolhi o Aparador Bar Fira.APARADOR BAR FIRA - NOZES

APARADOR BAR FIRA - NOZES

 

 

 

 

 

 

Ele mede 80x35cm, e o coloquei de comprido, com a porta basculante abrindo para a área livre junto à entrada da cozinha, uma posição bem estratégica.

planta final com distribuição interna dos móveisMas como escrevi este texto não só para resolver a dúvida da Gabriela, quero saber: ficou mais fácil escolher os móveis e distribuí-los nos ambientes da sua casa?

Beijão!

Perdeu o último post da série? Confira aqui!

1 comentário

  1. Gabriela Figueirôa em

    Amei Cris, como é bom poder contar com a ajuda de pessoas que entendam do assunto é também adorei o “amiga”…RS
    Muito obrigada mais uma vez!!!