Minha casa, Minha cara

Não caia em ciladas: dicas para fazer a primeira mudança e entrar com o pé direito nessa nova etapa de vida!

Karla Araújo

Por: Karla Araújo Via: Pinterest

Toda mudança gera um misto de ansiedade, animação, receio, preocupação, estresse, alegria… Enfim, muitas sensações. Imagina, então, quando falamos da primeira mudança na vida de uma pessoa – toda uma casa nova para decorar, vários ambientes esperando para serem preenchidos com móveis, cores e vida.

Para não cair em ciladas nessa nova etapa da vida, algumas dicas podem auxiliar a deixar esse momento menos estressante.

Faça um levantamento de todos os móveis que você julga necessários: destes, quais você já tem? Quais precisa comprar? Quais são primordiais para as primeiras semanas e quais podem esperar mais um pouco?

É importante também saber as medidas da nova casa. Assim será mais fácil saber se dar para levar algum móvel da onde você mora atualmente ou se terá de doar ou vender algo. Ter conhecimento das medidas do novo imóvel é fundamental também para planejar o espaço e comprar os móveis e itens que irão compor os ambientes.

Inspiração de sala de TV aconchegante.

Primeira mudança: capriche no enxoval

Atentar para o enxoval também é de suma importância, uma vez que são peças essenciais na rotina da nova casa:

  • utensílios de cozinha
  • roupa de cama, cobertores e edredons, travesseiros
  • cabides de roupa
  • toalhas de banho e de rosto
  • lixeiras
  • vassoura
  • rodo
  • pá de lixo
  • panos para limpeza
  • pregadores
  • varal de roupa
  • baldes
  • kit de primeiros socorros para qualquer emergência
  • adaptadores, extensão e pilhas

Veja uma lista completa de enxoval aqui!

Um detalhe que faz toda a diferença: saber a voltagem das tomadas e se você precisará modificar alguma dentro da casa para adaptar melhor algum equipamento.

Falamos sobre ter extensões para facilitar, mas também é preciso prestar atenção à quantidade de tomadas em cada cômodo e como isso será em sua rotina.

Inspiração de quarto de casal branco e rosê.

Sua casa com sua cara

Na escolha de todos esses itens – de móveis a utensílios – já é bacana pensar na personalidade de quem irá morar ali, e reforçar isso por meio dos itens de decoração! Às vezes, nem é preciso gastar muito: uma mudança de cor em um móvel antigo já ajuda deixá-lo mais a nossa cara (veja mil ideias em nossos posts de DIY); quadros e pôsteres na parede; nova cor nos ambientes; pequenos objetos aqui e ali…

É importante que a nova casa transmita aquilo de que gostamos até para facilitar a adaptação – e não bater muita saudade do aconchego da casa dos pais, por exemplo!

Inspiração de cozinha pequena e funcional.

+Veja também: dicas para decoração de kitnet.

Informação é tudo na primeira mudança

Com essas ideias e o planejamento em vista, antes de começar sua primeira mudança, informe-se: se for viver em um prédio, verifique com o síndico os horários permitidos para começar a trazer as coisas.

De posse dessa informação, também é possível agendar com os montadores que cuidarão da estruturação dos móveis de maior porte.

Atenção! Comunique ao condomínio o horário e o nome da empresa que irá levar os móveis e realizar serviços em seu novo apê.

Outra questão burocrática – que precisa ser resolvida não apenas por quem irá realizar a primeira mudança, mas qualquer um – é transferir as contas de endereço.

 

Muitos outros pontos surgirão  ao longo das primeiras semanas em uma nova casa, mas estes primeiros já ajudam a não deixar pontas soltas e a não passar aperto! Neste link disponibilizei um checklist para você fazer o download. Nele você encontrará uma lista completa de decoração e utensílios que não podem faltar nos ambientes.

 

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Comentários não estão permitidos.