Minha casa, Minha cara

Paredes imantadas viram o xodó da decoração, já que podem ser personalizadas com fotos, pôsteres, enfeites…

As paredes do nosso lar, doce lar podem receber quadros e pinturas dos mais variados tamanhos, molduras e cores. Até aí, não há novidade. Mas essas superfícies também podem virar verdadeiros álbuns de fotos da família, painéis de gravuras e imagens em grande formato. E tem coisa mais legal do que ter sempre à vista um pequeno mural repleto de lembranças e fragmentos de momentos especiais? Por isso hoje falaremos de painel magnético: ensinamos como fazer paredes imantadas na sua casa!

Em que ambiente fazer uma parede imantada?

Em qualquer um! A decoração ganha vida quando personalizada, e a decoração das paredes pode ganhar função especial como painel magnético de fotos da família, recados, frases e mensagens especiais na sala de estar, no corredor, no quarto, na cozinha…

No entanto, escolha com carinho a superfície que receberá o painel magnético:

Selecione um lugar estratégico, que fique à vista e, ao mesmo tempo, surpreenda sempre.

Se sua casa tem um corredor que vai aos quartos, por exemplo, a parede desse corredor é ideal.

Outras opções interessantes são em uma faixa da parede da sala de estar, um quadro sobre a escrivaninha no home office, um arranjo sobre a cama no quarto de casal.

Dica especial: que tal um painel magnético na cozinha?

A tinta magnética também pode ser aplicada na cozinha! A vantagem é usar esse painel como um quadro de avisos: podem ser pendurados ali calendário, lista de compras, receitas da semana… Está aí um jeito de a decoração ajudar na organização da rotina.

+Veja também: dicas para cozinha pequena parecer maior

Como fazer a parede imantada

Diversas marcas produzem a tinta magnética (há até em forma spray), que é encontrada em qualquer loja de construção. Esse produto é, na realidade, um tipo de primer, ou seja, depois requer acabamento com tinta acrílica.

Siga estes 3 passos para fazer seu painel magnético:

  1. Superfície lixada, lisa e limpa – essa é a base para qualquer pintura, e também para a magnética.
  2. Aplique a tinta magnética seguindo a recomendação do fabricante e aguarde a secagem completa (o que pode levar até 3 dias).
  3. Por fim, passe a tinta acrílica na cor desejada.

Opa! Não se engane: não são todos os ímãs que grudam nesses painéis. Existem alguns especiais feitos de borracha que são ideais para tal tinta.

Painel magnético com parede lousa – ousadia sem limites

Que tal unir essas duas queridinhas do DIY (do it yourself)? Estes ambientes mostram o resultado do faça você mesmo caprichado!

Não tem segredo: depois da tinta magnética, cubra a superfície com tinta lousa e divirta-se personalizando sua decoração!

Quarto de criança bonito e educativo

O painel magnético não só dá uma carinha especial ao quarto dos pequenos como também é lúdico e educativo.

As crianças podem brincar à vontade com ímãs coloridos em forma de bichinhos, personagens de desenho e letras de plástico, que ajudam na alfabetização.

Brincar com o sistema solar, com planetas, estrelas e foguetes, é outra possibilidade encantadora para quarto com decoração temática:

+Veja também: projetos lindos para quarto de menino

O que você acha destas ideias? Que tal forrar suas paredes de lembranças inesquecíveis e momentos especiais? Conte para a gente!

 

Atualização de post publicado em 5/10/2010.

 

27 Comentários

  1. Pingback: Como usar um mood board para se manter inspirado -

  2. Olá, Isa, tudo bemmm contigo? A princípio, acreditamos que não. Porque ele é um estilo de pintura que a madeira absorve muito e o efeito magnético pode ser prejudicado. No entanto, encontramos uma matéria on-line que dizia que o spray da colorgin pode ser utilizado. Estamos tentando entrar em contato com a empresa para esclarecer isso para ti. smile

  3. Olá, Rosangela, não sabemos te responder isso, nos desculpe. sad Mas na hora de comprar a tinta, você pode pedir para os especialistas, eles saberão te explicar todos os detalhes – se é necessário mais de uma demão ou não, entre outros.

  4. Olá, Chris, tudo bemmm com você? A tinta que gruda imã ainda existe e ela que é usada para grudar as fotos com prendedores e imãs mesmo! smile Você pode encontrar essa tinta aqui e aqui, mas como nunca fizemos compras nessas lojas, não podemos responder pela qualidade de seus produtos e/ou serviços. sad Aqui também tem um passo a passo para você fazer a sua própria tinta e achamos superlegal para você testar!

  5. Ola, cara estava vendo aqui e o que você usa na tinta pra grudar as fotos? Antes tinha aquela que grudava imã mas não tô encontrando em lugar algum, pode me dar alguma ajuda de onde encontrar que eu possa extraditar para o rio, cara essa cidade não tem nada.

    no aguardo.. Bjos

  6. Oi Regina! Nas latas de tinta geralmente você encontra este tipo de informação! Na hora de comprá-la, aproveite para conversar com o vendedor, que certamente irá saber te informar.

  7. Vera Lúcia Gonçalves em

    Pintei um pedaço do quarto da minha filha com tinta magnética. Preciso de ímãs especiais e não sei onde encontrar em Brasília. Os ímãs que ela tem não grudam.

  8. vou pintar uma parede do quarto da minha filha e gostaria de saber se uma lata de 900ml dá pra quantas demãos uma parede de 1mx1,5m

  9. Ellenyce, precisa ser um ímã especial! De repente na loja onde você comprou a tinta, você consiga mais informações sobre onde encontrar o ímã. smile

  10. Eu fiz uma parede dessa mas ta sendo uma luta encontrar algum imã que consiga parar…se alguém já conseguiu por favor me de uma luz.

  11. Pingback: Ideias para uma sala feminina | casa da id&a

  12. Pingback: Uma parede cheia de memórias e personalidade | Minha casa, minha cara

  13. Isso, Simone! Faça sim e depois conta como foi a experiência e mostra como ficou wink

    Ficarei esperando! Beijos

  14. Olá Sonia, que bom que gostou!
    Você pode encontrar os ímãs nas lojas em que comprar a tinta, como a Suvinil e a LuksColor!

    Continue nos visitando! smile