Nem princesa, nem príncipe, nem tudo rosa, nem tudo azul. Estes dois projetos apostam em uma estética contemporânea
Num tempo em que há espaço para todos os gostos, há mães e pais que fogem dos temas e cores tradicionais. O resultado? Quartos de bebê mais arrojados no visual e, ao mesmo tempo, bastante práticos.
Certamente você já reparou que o cinza tomou o lugar do bege na decoração da casa. A cor impera nos incontáveis porcelanatos que simulam o cimento queimado ao vestir pisos. Está nas paredes, nos sofás, nas bancadas e em acessórios. Os quartos de bebê é que não iriam ficar de fora dessa, não é mesmo?
Inspiração 1: quarto de bebê em tons coloridos e animados
“O bege é muito clássico, enquanto o cinza compõe uma base neutra mais contemporânea e versátil”, afirma a designer de interiores Allison Cerqueira, do Rio de Janeiro. “Com o cinza, dá para a gente variar bastante na decoração”, completa.
Allison e Renata Fragelli, do escritório AR Design de Interiores, assinam este projeto apresentado na revista digital NaToca, referência em ideias para ambientes infantis. Como conta desse texto publicado no site, o dono do quarto, Bento, nasceu cercado de estilo. Filho de pais que atuam no segmento da moda, o bebê é dono de um espaço de 10m² em que tudo foi feito especialmente para ele. Até as estampas dos tecidos e do papel de parede chevron!
“No início a mãe pediu tudo cinza e branco, mas depois nós introduzimos um pouquinho de amarelo e azul”, conta Allison. A peça principal tem a base azul: o berço com jeitão de carroça. Por causa das dimensões avantajadas e fora de padrão do modelo, as designers precisaram mudar o layout do quarto a fim de acomodar melhor o próprio berço, a poltrona e a cama.
Somente o trocador não permitia alterações, porque configura um nicho entre as portas do armário. “O trocador e um gaveteiro entraram no lugar da escrivaninha da filha mais velha, que ganhou um quarto novo após a chegada do irmãozinho”, explica Allison.
Inspiração 2: quarto de bebê compartilhado entre irmãos
Já a arquiteta Juliana Zanetti, de São Paulo, precisou acomodar um garotinho de 3 anos e a bebê recém-nascida no mesmo espaço de 3,30 x 2,65m, mostrado aqui em maquetes eletrônicas.
“Exceto pelo berço, que eles já tinham, tudo foi projetado sob medida para caber na área reduzida”, afirma Juliana. Ela desenhou uma cama diferente para o irmão mais velho. Um tablado (1,60 x 0,90m) coberto por um futon um pouco menor (1,50 x 0,80m), vestido com uma capa de sarja. “A mãe queria que, afastado o futon, o tablado fosse um espaço de brincar para o filho. Ele adorou, diz que é um palco!”, conta a arquiteta.
Sob a cama, três gavetões guardam lençóis, mantas e toalhas, pois o armário é pequeno. Com 60cm de profundidade e portas de correr, ele tem um nicho que atua como trocador. Quando a bebê crescer, é só tirar o acolchoado e pendurar cabides no varão. Uma estante de parede parcialmente fechada completa a área de armazenagem e exibe os bichinhos mais bonitos.
Juliana ainda conseguiu encaixar uma cadeira de balanço Eames, bem compacta, onde a mãe amamenta. E uma mesinha que é apoio e também atende o garotinho quando ele quer desenhar, sentado no banquinho que fica sob o vão, ao lado de um pufe.
Mas não era só a funcionalidade que preocupava a mãe do casalzinho: “Ela não é nada tradicional, então não queria um quarto que fosse metade azul, metade rosa, nem que tivesse muita cara de nenezinho”, lembra a arquiteta.
Depois de estudarem inúmeras referências, elas chegaram à combinação de branco, cinza, madeira, rosa e menta, com umas pitadas de amarelo. Se existe um tema, é a geometria, representada principalmente pelo adesivo que reveste a superfície principal. “Nós não encontramos nenhum papel de parede com uma estampa assim, então eu mandei imprimir em adesivo”, conta Juliana.
E aí? Gostou dessas ideias mais alternativas? Então inspire-se também nas camas infantis da Meu Móvel de Madeira. Como a Cama Abraço de Urso, que acompanha o crescimento do seu filho desde a maternidade até a adolescência. A Cama Era uma Vez, que se transforma e pode ser usada tanto como cama montessori quanto cama aérea. Se inspire nos cantinhos que nossos clientes montaram, faça um quarto de bebê incrível e manda pra gente ver também!
Perdeu o último post da série? Confira aqui!
Beijão!