Minha casa, Minha cara

Quer descobrir todos os segredos do cacau? Vem que o Chef Dudu Crema conta tudo!

Eduardo Crema

Por: Chef Dudu Fotos: Arte Freepik

cacauHoje o post vai ser mais educativo do que prático, digamos assim smile

Quero falar com vocês sobre o cacau! Suas propriedades, benefícios e tudo que podemos fazer com ele. Esse ingrediente fantástico e tão versátil, que faz parte do meu dia-a-dia aqui na Chokolat.

O cacau tem MUITOS benefícios. Ele é bom pro coração, pois auxilia na redução da pressão arterial. Também é carregado com antioxidantes e repleto de benefícios incríveis para pele. Além disso, o cacau promove o fluxo sanguíneo e aumenta a cura celular, pois é enriquecido com minerais e vitaminas, como a vitamina C, ômega 5, magnésio e demais ácidos graxos.

Também é bom pro cabelo, viu!? Sim, para o cabelo! O cacau auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo, o que favorece o crescimento de fios saudáveis e brilhantes. Além de reduzir a queda de cabelo. E não é só isso: o cacau possui propriedades anti-inflamatórias, minimizando as probabilidades de infecções no couro cabeludo.

Quem gosta de manteiga de cacau? Ela é um tipo de gordura vegetal, extraída a partir de grãos da semente de cacau. Ela tem uma elevada concentração de compostos antioxidantes, incluindo ácido oleico, ácido palmítico e ácido esteárico e possui um alto poder de hidratação que ajuda a manter elasticidade da pele, evitando o surgimento de estrias.

Ele serve também para fazer sabonetes, cremes, sabão… Com o aproveitamento da casca se faz chá, nibs –  que são pedacinhos de amêndoa de cacau previamente torrados e triturados – e que fica ótimo salpicado em quase tudo! E você pode presentear com cacau! Aprenda aqui, a fazer um DIY para fazer chocolate quente de presente!

propriedades do cacau

Lá na Chokolat, fazemos pratos doces e chocolates, mas também salgados que são feitos com o pó do cacau. Integramos ele na massa do pão – quem quer a receita levanta a mão – , que traz um toque mais amarguinho e contrasta muito bem com o recheio, fica um pão bem marcante.

O Cacau pertencente à família da espécie Malvaceae, o cacaueiro é originário da chuvosa Bacia do rio Amazonas, na América do Sul. Mas a gente gosta mesmo, é de dizer que ele é nosso, é brasileiro, né não?! ♥

E é claro que já tem receita que leva o cacau como ingrediente. Vem aprender a fazer o muffin de chocolate!

Comentários não estão permitidos.