Minha casa, Minha cara

Ou bolo de pote – uma sobremesa gostosa para fazer com o que sobrou do panetone!

Eduardo Crema

Por: Chef Dudu Fotos: Nadya Costa Fotografia

O natal é uma data mágica, cheia de alegria, de reunir a família, comemorar, e é claro, agradecer por todo nosso ano e pelas pessoas maravilhosas que temos em nossa vida! Também é um dia em que a mesa do jantar ficar incrivelmente cheia e deliciosa. E hoje venho – mais uma vez -, colaborar com essa comilança toda!

A gente já aprendeu a fazer uma quiche de cebola caramelizada para trazer mais sabor às festas de final de ano. Nesse embalo, a nossa receita de hoje é uma sobremesa pra deixar essa época ainda mais saborosa!
Quero sugerir um sobremesa simples, fácil, prática e que vai te ajudar a resolver aquele velho problema: “O  fazer com o monte de panetone que eu ganhei?”. Afinal: quem nunca ficou com um estoque de panetone durante semanas, né? tongue
Vamos fazer uma verrine de panetone! Mas você pode chamar de bolo de pote também – em uma versão natalina, é claro! Essa receita é simples e você vai precisar de:

Ingredientes

Ganache de chocolate

150g de chocolate ao leite ou meio amargo;
200g de creme de leite fresco;
1 colher de sopa manteiga;

Como fazer: Derreta o chocolate no microondas, para isso,coloque o chocolate em um recipiente de vidro e leve ao microondas na potência máxima por 1 minuto. Enquanto isso derreta a manteiga. Passado o tempo, retire o chocolate do microondas e mexa – se perceber que não derreteu bem, deixe por mais 30 segundos no microondas. Coloque o chocolate derretido numa panela junto com a manteiga derretida e o creme de leite. Deixe em fogo baixo e mexa até ficar um creme homogêneo.

Chantilly

2 colheres (sopa) de manteiga;
3 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 colher (café) de essência de baunilha;
1 lata de creme de leite sem soro;
1 pitada de fermento em pó
Como fazer: Em uma batedeira, bata o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha até obter uma consistência cremosa. Acrescente o creme de leite e o fermento, depois, bata por mais 5 minutos.
Agora separe um potinho para montar a sua verrine dentro: podem ser copos, vidrinhos, taças ou qualquer outra que você achar bonitinho.

Como montar a verrine

Pegue o panetone que você quer usar e parta-o em pedaços bem pequenos. Ou, se preferir, deixe quase como uma “farofa”. Comece com uma camada generosa de panetone, depois cubra com uma camada de chantilly, em seguida uma camada de ganache de chocolate e, para finalizar, uma camada fina de panetone bem triturado e morangos para decorar.
O que você achou? Delícia, né? Aproveite sua festa, sua família e um ótimo fim de ano!
receita de sobremesa para o natal

Comentários não estão permitidos.