Minha casa, Minha cara

Como são a sapateira e o cabideiro ideais para manter na entrada da casa? Eu te apresento algumas sugestões.

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Júlia Ribeiro | Gustavo Xavier

É uma questão de higiene e de organização. Em vez de circular pela casa com os calçados sujos da rua, não seria melhor tirá-los já na porta? E para que bagunçar a mesa de jantar ou o aparador deixando sobre eles casaco, bolsa, carteira, celular e chaves? Um conjunto de sapateira e cabideiro resolve os dois problemas e ainda pode somar pontos na decoração – como nós já mostramos aqui, nessas 4 dicas para montar para montar um hall de entrada – e como mostram os projetos abaixo.

Ideia 1: Embutido atrás da porta

Um dente de 30 cm de profundidade transformou-se em um móvel com múltiplas funções neste apartamento em Belo Horizonte. O espacinho atrás da porta é suficiente para acomodar em três prateleiras os sapatos de quem chega. Bolsas, casacos e echarpes são reservados à porção superior, pendurados em ganchos. E as arquitetas Natália Botelho e Paola Corteletti, do escritório Botti Arquiteturapensaram também nos celulares, carregadores, chaves e carteiras: colocados em quatro pequenos nichos iluminados, eles não ficam perdidos pela casa.

Foto: Gustavo Xavier

Ideia 2: Chapeleira com assento

Entre os desejos manifestados pelos clientes às arquitetas Mariana Rösel de Lourenço e Mayla Blotta, do escritório Laje 54, de São Carlos, SP, figurava o de ter uma espécie de chapeleira, com lugar para se sentar e calçar ou tirar os sapatos. O móvel, desenhado pelas profissionais, foi executado em ferro e ainda oferece ganchos e uma pequena prateleira onde o casal deixa um cestinho para miudezas.

Foto: Júlia Ribeiro

Ideia 3: acessórios que se somam

Se nos espaços pequenos o desafio é fazer caber tudo, nos ambientes grandes a dificuldade está em não permitir que os elementos da decoração pareçam desconectados. E era esse último o problema das arquitetas Camila Benegas e Paula Motta, do Casa 2 Arquitetos, de São Paulo, ao compor este generoso hall de entrada. Os moradores pediram uma sapateira, mas só ela seria pouco para ocupar a área. Daí a sugestão de montar uma composição vertical, incluindo cabides para bolsas e um nicho decorativo. Na base fica o móvel dividido em módulos de diferentes alturas, larguras e acabamentos (carvalho e laca branca), onde é possível se sentar.

Foto: Júlia Ribeiro

Sugestões prêt-à-porter

Gostou das ideias anteriores mas não quer perder tempo com peças feitas sob medida? Então confira os combos que eu formei, um com modelos da MMM e outro com itens da Oppa.

Sapateira Seleta + Cabideiro de Parede Araucária ou Prateleira Íris, todos no tom Caramelo, da MMM.

Arara Esfinge + Banco Brie ou Banco Elk, da Oppa.

Por hoje é só. Até a próxima postagem!

Comentários não estão permitidos.