Você precisa de uma sala multiuso como esta? Para a receita funcionar, escolha os móveis certos e organize os cantinhos
Por: Micaela Góes Fotos: Equipe Santa Ajuda
Está cada vez mais comum encontrar pessoas que trabalham em casa. E nem sempre é possível dedicar um ambiente exclusivamente a essa função. É esse o seu caso ou o de alguém próximo? Então aproveite as soluções aplicadas na casa da artesã Cecília, personagem de um dos últimos episódios do Santa Ajuda.
Apesar de existir uma mesa de jantar, a filha da Cecília reclamava de nunca poder usá-la. Uma vez que o tampo vivia abarrotado de tecidos, enchimentos, moldes… Tão abarrotado que nem a artesã conseguia trabalhar ali e acabava usando o chão para cortar, colar e costurar. Dá para acreditar?!
Logo, minha primeira decisão foi dividir o ambiente em três setores para dar fim a essa mistura de atividades. Ou seja, a sala é multiuso, porém cada área dela tem de funcionar de modo independente – fica a dica!
Cada um no seu quadrado
Junto à entrada, quem reina é a saleta de jantar, com uma mesinha redonda e duas cadeiras – se for preciso um terceiro assento, basta puxar a cadeira do ateliê. Este é o cantinho amoroso do ambiente, decorado com quadros que falam sobre afeto e um Porta-Cartas Recado que inclui ganchos para bolsas e chaves.
O centro do cômodo configura o estar com TV. O sofá antigo, rechonchudo, deu lugar ao Sofá-Cama Sonho, sem braços, que não pesa no visual e proporciona três lugares. Em frente, optei por ter duas estantes compactas, o modelo é a Estante Alta Rio, da MMM, separadas pelo Rack Garbo. O exemplar mais próximo à entrada atua como biblioteca, enquanto o outro organiza em cestos as encomendas prontas.
Essa segunda estante é a faixa de transição da sala da família para o canto de trabalho da Cecília. A fim de evidenciar o ateliê, paredes e teto foram adesivados ali, desenhando um pórtico listrado.
Em uma ponta estão três prateleiras e a bancada – formada por dois Cavaletes e um Tampo Libro pretos – e, na outra, uma Cristaleira Garbo. Nesse móvel, as caixas com tecidos preenchem uma porta, enquanto a outra reúne incontáveis caixinhas de botões e outros materiais.
Uma Estante Organizadora Tools fica sob a janela, disponibilizando espaço de armazenamento e uma bancadinha extra para a Cecília.
Conclusão: hoje mãe e filha desfrutam da sala em seus momentos de lazer e refeições e Cecília ainda tem um local de trabalho do tamanho de suas necessidades. ?
Beijo e até a próxima!
Já conhece o blog da Micaela? Espie aqui!