Minha casa, Minha cara

Plantas ornamentais e uma horta tornam mais agradável a área externa de um apê na Cidade do México

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Rafael Gamo/ASP

 

apartamento com jardim Observando as fotos do quintal deste apartamento térreo, a gente até esquece que ele fica em uma das cidades mais poluídas do mundo. Esta proposta funcional e charmosíssima une o interior com o exterior. Criando uma conexão maior entre o edifício e a paisagem ao redor. É uma das vencedoras do American Architecture Prize 2017, na categoria Arquitetura da Paisagem/Desenho de Áreas Externas.

sala de estar de apartamento com vista para o jardim

O projeto, assinado pelo escritório mexicano ASP Arquitectura Sergio Portillo, soma três terraços. No mais privativo, o mote é a contemplação do jardim que reúne plantas altas e pedras.

vista da varanda do jardim do apartamento

Na fachada oposta, dois terraços desenham um L em torno das salas de estar e jantar e são unidos por uma pérgola. Cabe a ela filtrar a luz e o calor do meio-dia, além de agregar textura ao espaço, já que, conforme o dia passa, a sombra produz novos desenhos no piso.

sala de estar e jantar com vista para um jardim

Um grande jardim vertical se estende por quase todo o muro lateral. Para formá-lo, o arquiteto Sergio Portillo se valeu de caixas de madeira recicladas da construção e nelas colocou lantana, amaranto, cipó-uva, samambaias, menta e hortelã. Um tanque completa o projeto, trazendo a energia e o som da água em movimento.

jardim grande com mini lago em apartamento

recamier em jardim

JARDIM EM APARTAMENTO TERRAÇO

Da arquitetura para a decoração

Eu moro em um apartamento sem varanda, mas mesmo assim procuro ter algumas plantinhas. E nós já ensinamos como ter uma horta em apartamentos, né?! Comecei com um vasão de lírio-da-paz e hoje tenho também algumas suculentas e várias ervas aromáticas – além de um vasinho com duas beterrabas que produzem lindas folhas verdes com caule vermelho-arroxeado.

Para o seu jardim ou horta, eu selecionei alguns acessórios muito bacanas no menu da Meu Móvel de Madeira.

Entre os jardins verticais da marca, o Jardim Vertical Florescer é um dos meus preferidos. Adoro o desenho limpo e a cor do estrado de eucalipto (81 cm de altura e 75 cm de largura) que já vem com um cachepô e duas prateleiras – se quiser mais suportes, você pode adquirir separadamente mais cachepôs e um kit com mais duas prateleiras.

Linha Florescer

Com conceito semelhante, mas tamanho reduzido (42,6 x 50 cm), há ainda o Jardim Vertical Alpine, com quatro cachepôs que podem mudar de posição. E, claro, você pode combinar dois ou mais conjuntos para formar um painel maior.

linha de jardins alpine

Você quer vasos grandes para colocar no chão? Dê uma olhada nos cachepôs Grande Lipto Óleo Mineral (45 x 40 x 42 cm), com rodinhas. E no Holi (40 x 37 x 37 cm), com pés aparentes.

cachepos

E para quem gosta de inovar no modo de usar as coisas, eu dou uma ideia alternativa. Fazer da Fruteira Butiá (76 x 42 x 34 cm) um suporte para vários vasinhos. O modelo pode ser pendurado na parede ou ficar sobre o chão – você escolhe. No cesto superior vão as espécies que precisam de bastante sol e, nos de baixo, as que se dão bem à meia-sombra.

fruteira butiá

Espero que você tenha gostado do projeto de hoje e das ideias para a sua casa! Quer ver o último post da série? Clique aqui!

Beijos!

 

 

1 comentário