Uma grande estrutura de madeira convida os pequenos de diferentes idades a inventar suas próprias brincadeiras
Por: Cristiane Teixeira Fotos: Brandon Clifford | MMM
Não há manual de instrução nem sequências pré-determinadas a seguir. Portas e escadas não levam a lugar nenhum. No início, a gente pode até estranhar e perguntar: “Tá, bacana, mas qual o objetivo desse jogo? O que as crianças devem fazer?”. Objetivo não há e, quanto a dever fazer, as crianças não devem nada, defendem os criadores do Five Fields Play Structure, estrutura erguida no bairro de Five Fields, em Lexington, EUA.
A ideia dos designers e arquitetos dos escritórios Matter Design e FR/SCH foi oferecer um brinquedo que é uma tela em branco, aberta ao espírito exploratório e à imaginação infantil. “O projeto evita a função e o padrão em favor da liberdade”, declaram os arquitetos do FR/SCH. As crianças podem, de diferentes modos, chegar aos mesmos pontos, o que lhes propõe desafios crescentes, porém com riscos reduzidos. “As mais velhas escalam enquanto as mais novinhas se arrastam”, dizem os autores do projeto.
Desenhada como foi, a estrutura convida a engatinhar, pular, pendurar-se, deslizar por túneis e escalar. Mas só os usuários maiores conseguem acesso às áreas mais avançadas. “Ela encoraja a inventividade por meio de seus espaços desdobráveis, adaptados ao tamanho da criança, mas ainda acessíveis aos adultos”, afirma o time do FR/SCH.
Da arquitetura para a decoração
Não há novidade em dizer que todo dia deveria ser o Dia das Crianças. Na prática, isso significa dar a elas as condições para descobrirem o mundo com liberdade e usando de toda a sua imaginação.
É o que propõe a estrutura de Five Fields e também alguns móveis e acessórios que encontrei no site da Meu Móvel de Madeira. Eles mostram que a brincadeira deve fazer parte de todos os momentos do dia de uma criança. Porque brincar estimula a criatividade! E você há de concordar que o século 21 pertence aos criativos, não é mesmo?
Entre as várias camas infantis, separei três que atendem diferentes situações de espaço e faixa etária, mas todas muito legais.
Para os menorzinhos, que ainda precisam da segurança oferecida por laterais, a sugestão é o modelo Abraço de Urso, que pode ser usado com ou sem os pés. A cabeça do urso é removível, o que prolonga a vida útil do móvel.
Quem gosta de brincar de carrinho vai se divertir com a versão Pista de Corrida. Essa cama inclui gavetões onde os próprios brinquedos podem ser guardados. Não só a imaginação tem vez, como o aprendizado da organização também.
Já a Cama Bella Luna com Escrivaninha abre espaço para a criança brincar embaixo do leito. E, quando puxada a estante, surge uma bancada perfeita para os momentos de desenhar e fazer a lição de casa.
Se você tem filhos na faixa de 2 a 6 anos, que tal presenteá-los com Mesa e Banco Infantil Kids, bem da alturinha deles?
E pra decorar as paredes e ainda dar uma mãozinha na organização, tenho duas sugestões: Papel de Parede Adesivo Kids e Prateleira Baleia.
Feliz Dia das Crianças para todos nós!
Perdeu o último post da série? Espie aqui e conheça a Mima House!
Beijão