Minha casa, Minha cara

Uma grande estrutura de madeira convida os pequenos de diferentes idades a inventar suas próprias brincadeiras

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Brandon Clifford | MMM

casa que é brinquedo para crianças desenvolverem suas habilidadesNão há manual de instrução nem sequências pré-determinadas a seguir. Portas e escadas não levam a lugar nenhum. No início, a gente pode até estranhar e perguntar: “Tá, bacana, mas qual o objetivo desse jogo? O que as crianças devem fazer?”. Objetivo não há e, quanto a dever fazer, as crianças não devem nada, defendem os criadores do Five Fields Play Structure, estrutura erguida no bairro de Five Fields, em Lexington, EUA.

criança dentro da casa brinquedo

A ideia dos designers e arquitetos dos escritórios Matter Design e FR/SCH foi oferecer um brinquedo que é uma tela em branco, aberta ao espírito exploratório e à imaginação infantil. “O projeto evita a função e o padrão em favor da liberdade”, declaram os arquitetos do FR/SCH. As crianças podem, de diferentes modos, chegar aos mesmos pontos, o que lhes propõe desafios crescentes, porém com riscos reduzidos. “As mais velhas escalam enquanto as mais novinhas se arrastam”, dizem os autores do projeto.

casa parquinho

Desenhada como foi, a estrutura convida a engatinhar, pular, pendurar-se, deslizar por túneis e escalar. Mas só os usuários maiores conseguem acesso às áreas mais avançadas. “Ela encoraja a inventividade por meio de seus espaços desdobráveis, adaptados ao tamanho da criança, mas ainda acessíveis aos adultos”, afirma o time do FR/SCH.

parede de escalada da casa parquinho parte de fora da casa parquinho casa parquinho vista da parte de trás casa parquinho

Da arquitetura para a decoração

Não há novidade em dizer que todo dia deveria ser o Dia das Crianças. Na prática, isso significa dar a elas as condições para descobrirem o mundo com liberdade e usando de toda a sua imaginação.

É o que propõe a estrutura de Five Fields e também alguns móveis e acessórios que encontrei no site da Meu Móvel de Madeira. Eles mostram que a brincadeira deve fazer parte de todos os momentos do dia de uma criança. Porque brincar estimula a criatividade! E você há de concordar que o século 21 pertence aos criativos, não é mesmo?

Entre as várias camas infantis, separei três que atendem diferentes situações de espaço e faixa etária, mas todas muito legais.

Para os menorzinhos, que ainda precisam da segurança oferecida por laterais, a sugestão é o modelo Abraço de Urso, que pode ser usado com ou sem os pés. A cabeça do urso é removível, o que prolonga a vida útil do móvel.

cama abraço de urso

Quem gosta de brincar de carrinho vai se divertir com a versão Pista de Corrida. Essa cama inclui gavetões onde os próprios brinquedos podem ser guardados. Não só a imaginação tem vez, como o aprendizado da organização também.

cama pista

Já a Cama Bella Luna com Escrivaninha abre espaço para a criança brincar embaixo do leito. E, quando puxada a estante, surge uma bancada perfeita para os momentos de desenhar e fazer a lição de casa.  

CAMA COM ESCRIVANINHA BELLA LUNA - BRANCO GIZ

Se você tem filhos na faixa de 2 a 6 anos, que tal presenteá-los com Mesa e Banco Infantil Kids, bem da alturinha deles?

Mesa e banco da linha kids

E pra decorar as paredes e ainda dar uma mãozinha na organização, tenho duas sugestões: Papel de Parede Adesivo Kids e Prateleira Baleia.

papel de parede infantil e prateleira baleia

Feliz Dia das Crianças para todos nós!

Perdeu o último post da série? Espie aqui e conheça a Mima House!

Beijão

Comentários não estão permitidos.