Minha casa, Minha cara

Nem sempre o quarto comporta uma área para as crianças brincarem. Então, o que fazer?

Micaela Góes

Por: Micaela Góes Fotos: Produção Santa Ajuda | MMM

cantinho do brinquedo para bebe de 11 mesesNum dos últimos episódios do Santa Ajuda, eu me deparei com essa situação no apartamento da Renata, mãe do Guilherme, de 11 anos, e do Dudu, de menos de 1 aninho. A sala em L acomodava estar com TV, mesa de jantar, uma bancada de desenho para o Guilherme. Além de um tapete emborrachado para o Dudu engatinhar. Estava tudo lá, mas de um jeito que não funcionava bem e era inseguro para o bebê.

Trocando os móveis principais por modelos mais compactos e restringindo as funções tradicionais da sala à parte maior do L, a área restante ficou para as crianças. É um verdadeiro espaço kids, como batizou o Guilherme, assim como esse escritório com espaço kids, que já foi mostrado aqui no blog!

espaço de desenho com escrivaninha

Sob a janela, delimitei o cantinho do Dudu com um tapete de placas encaixáveis de EVA e vários futons e almofadas. Em uma das paredes laterais, fixei duas Estantes Legno pequenas. Como elas estão a poucos centímetros do chão, o bebê consegue pegar os livrinhos ali enfileirados. Quando ele começar a tentar ficar de pé, encontrará apoio na barra de segurança instalada na parede oposta. Do lado dela, eu reuni os brinquedinhos em um Baú Infantil Kids, da Meu Móvel de Madeira.

estante legno pequena e bau infantil kids

Acabou o cantinho do Dudu, começa o do Guilherme, e assim, próximos, os irmãos têm mais chances de interagir.

Para o pré-adolescente era essencial uma bancada onde ele pudesse desenhar. E assim eu fiz, escolhendo uma Escrivaninha Duna, um Gaveteiro Delta e uma Cadeira CharmeA cadeira é igual aos assentos da mesa de jantar e pode ser posicionada lá quando houver convidados. E já que o caçulinha está entrando naquela fase de mexer em tudo, tomei o cuidado de usar protetores de quinas e travas nos móveis.

escrivaninha duna, gaveteiro delta e cadeira charme que formaram um cantnihno de estudos

Arrematei a proposta com dois charmosos Jardins Verticais Alpine. Que, aqui, se transformaram em um grande porta-trecos com pequenos cachepôs que deixam ao alcance das mãos lápis, canetas, giz e canetinhas. E dá até para incluir uns vasinhos de flores ou suculentas se quiser.

jardim vertical alpine funcionando como organizador no escritório

Dica da Mica:

Ao montar o cantinho de brinquedos dos seus filhos, lembre-se de que o mobiliário precisa ser adequado à altura deles. Para quem tem crianças maiores que o Dudu e menores que o Guilherme, uma boa ideia é optar por itens de tamanho infantil, a exemplo da Mesa e do Banco Kids, ideais dos 2 aos 6 anos.

Mesa e banco da linha kids

Brinquedos do dia a dia podem ficar em caixas transparentes nas prateleiras inferiores de estantes – como eu digo no meu livro. O que está visível é mais fácil de retirar e tem mais chances de voltar a ser colocado no mesmo lugar pela própria criança. Guarde nos nichos superiores aqueles brinquedos mais delicados ou que precisam da supervisão de um adulto.

Bom, minha gente, finalizo este post desejando um feliz Dia das Crianças para todos. Aproveite para se divertir com os seus filhos, porque eu vou fazer isso com as minhas pequenas!

Beijos,
Mica ♥

Já conhece o blog da Micaela? Espie aqui!

Comentários não estão permitidos.