Unida à sala de jantar e ao estar, ela se torna um ambiente não apenas funcional, mas também social
Por: Cristiane Teixeira Fotos: Divulgação
Cozinhas integradas à sala são motivo de valorização de um imóvel na hora da venda. Mas, para isso, caprichar em seus acabamentos é obrigatório. Ao planejar a cozinha, em vez de pensar nela como um ambiente de serviço, imagine-a como um espaço onde receberá amigos e familiares. Ela precisará ser acolhedora, bonitona e prática – tudo isso ao mesmo tempo.
Depois de ver algumas regrinhas a respeito dos acabamentos, conheça três belos exemplos de cozinhas integradas.
Dicas para escolher materiais e eletrodomésticos
- Harmonize os revestimentos da cozinha com os da sala. Ou seja, trate-os como um ambiente único e eleja um mesmo estilo para toda essa área.
- Revestir o chão com um só piso garante um visual uniforme. Os porcelanatos estão entre as melhores opções, pois podem ser lavados e ainda oferecem variedade de padrões: amadeirado, marmorizado, cimentado etc. O cimento queimado é outra boa alternativa.
- Minimize as áreas azulejadas. Paredes cobertas de revestimentos cerâmicos não combinam com uma sala. Por isso restrinja ao máximo a presença desse material em cozinhas integradas. Se adotá-lo, utilize-o somente acima da bancada da pia. E, claro, fuja dos modelos com estampas que remetem a cozinhas. Peças lisas ou com padrões geométricos são ideais.
- Todos os eletrodomésticos precisam ter o mesmo padrão de acabamento. O inox assegura um visual mais limpo e fácil de harmonizar. Mas também é possível camuflar os equipamentos, de modo que eles quase desapareçam no ambiente. Para isso, opte por um cooktop embutido na bancada e crie uma torre de fornos (elétrico, a gás, de micro-ondas). Caso não vá embutir o depurador no armário sobre o cooktop, escolha uma coifa com potencial decorativo, como as redondas. O refrigerador pode ser disfarçado em um nicho de marcenaria.
Ilha suspensa reúne cooktop e área de refeições na cozinha
Reparou que a longa bancada branca de 4,50 m não se apóia no chão? Ela foi pendurada no teto por duas estruturas metálicas pretas, uma em cada ponta. A solução inusitada, pensada para o apartamento de um solteiro, foi ideia do arquiteto Diego Revollo, de São Paulo. Dessa forma, o piso fica inteiramente liberado.
O cimento queimado, utilizado em todo o ambiente, realça a luminosidade na cobertura do prédio. Por outro lado, não chama a atenção para si, deixando os holofotes para os armários de cor mostarda. Esses, por sua vez, contrastam elegantemente com o preto da área da pia. Já o bloco ripado em madeira tauari se contrapõe às superfícies lisas e metálicas. E o roxo nas poltroninhas vazadas reforça a personalidade do espaço.
Jogo de esconde-esconde
Pode haver a bagunça que for na cozinha! Se as portas que guardam as áreas da pia e do cooktop estiverem fechadas, nada transparece. E ainda há outras portas ocultando gaveteiros, prateleiras e fornos. Vê-se, apenas, uma sala em L com cantinhos de estar e de refeições.
Assim os arquitetos Tobias Laarmann e Yolanda Yuste López, do estúdio YLAB Arquitectos, resolveram este apê de 90 m² em Barcelona. “O apartamento consegue o armazenamento máximo devido aos grandes armários do chão ao teto localizados em seu perímetro”, explicam.
A marcenaria de carvalho se alterna com o revestimento de parede de laca branca. “Ambos os materiais, madeira e laca, combinam com o piso de arenito”, afirmam os profissionais. “A pedra do piso reflete a luz natural e adiciona um tom creme quente.”
Muita luz natural na cozinha e a vista do jardim aguardam pelos moradores
Na reforma desta casa em Londres, a cozinha mereceu todas as atenções e ocupou a porção central do térreo. Os profissionais do escritório Sketch Architects mantiveram uma ampliação lateral feita anteriormente. Nesse trecho – com sofá, TV e mesa de jantar –, o pé-direito cresceu e uma cobertura de vidro surgiu. É por ela e pela fachada envidraçada que entra a luz natural.
Entre os acabamentos, sobressai o azul dos armários, combinado com o branco dos tampos. Na ilha fica a cuba, enquanto o cooktop foi parar rente à parede pintada de branco. O piso exibe um suave padrão amadeirado.