Minha casa, Minha cara

Fáceis de encontrar e cuidar, as orquídeas são as flores mais procuradas quando o assunto é complementar a decoração!

Guest post: Matheus Bertoluci | Fotos: Reprodução

Existem muitas espécies de orquídeas pra usar na decoração. Afinal, quem não gosta de um ambiente convidativo aconchegante como só as flores são capazes de deixar?

Hoje, além de te mostrar quais sãos os tipos de orquídeas mais indicados pra cada ambiente, você vai aprender os truques pra cultivar e plantar uma orquídea em casa.

Dicas pro cultivo em casa

  • Escolhendo onde plantar: o mais indicado é usar um vaso de barro para plantar a sua orquídea, pois, diferente dos vasos de plástico, o vaso de barro oferece melhor drenagem da água;
  • Como plantar: depois de ter escolhido o vaso, verifique se a base da orquídea está a, pelo menos, dois dedos da borda do vaso – menos que isso você deve levar para um vaso maior. Lembre-se que o vaso deve ser proporcional ao tamanho da planta;
  • Quando regar: via de regra, a orquídea deve ser regada de 4 em 4 dias, dependo do tipo de orquídea, a rega pode acontecer 1x a cada semana. Verifique e a terra não está úmida antes de regá-la;
  • Luz do sol: evite expor as orquídeas diretamente na luz do Sol, pois os raios solares podem queimar suas folhas e flores;

Quer se aventurar mais? A Total Construção montou um guia completo com todos os cuidados no cultivo dessas flores. Vem ver aqui!

Orquídeas na decoração

Muito usadas pra compor a decoração de ambientes, as orquídeas são plantas que podem ser acomodadas em qualquer ambiente da casa. Quer ver só?

Na sala

É muito comum vermos orquídeas sendo usadas na sala, seja na mesa de apoio ou no centro da mesa de jantar. Para não carregar esses ambientes, o indicado é escolher orquídeas com cores neutras, como as brancas.

Orquídeas na sala - Foto- Gislene Lopes - Via Viva Decora
Foto: Gislene Lopes/Viva Decora

Na varanda

Uma varanda sem plantas, é uma varanda sem vida. Por isso, não economize nas orquídeas amarelinhas, e misture com as mais diversas espécies de plantinhas e jardins verticais.

Orquídeas na varanda, via Casa Claudia - Foto Evelyn Muller
Foto: Evelyn Muller/Casa Claudia

No banheiro

Parece meio inusitado ter orquídeas no banheiro, mas por incrível que pareça, utilizá-las como decoração nesse ambiente é uma ótima saída pra manter o ambiente bem decorado. Aqui, orquídeas coloridas, como a rosa, ornam com o tom claro característico dos banheiros e lavabos.

Orquídeas no banheiro via Viva Decora
Foto: Reprodução/Viva Decora

No quarto

Assim como na sala, as orquídeas no quarto trazem leveza e elegância pro cômodo, por isso, investir nas flores brancas é o indicado.

Orquídeas brancas no quarto via ViVa Decora
Foto: Reprodução/Viva Decora

Na cozinha

Convidativa, a cozinha é um ambiente que pode (e deve!) ter plantas além dos temperos. Invista em orquídeas coloridas, como as de flores laranjadas pra trazer ainda mais descontração;

Orquídeas na cozinha via Viva Decora
Foto: Reprodução/Viva Decora

Saber harmonizar as orquídeas com todos os ambientes da casa, requer um pouco conhecimento técnico a manutenção periódica das plantas. Contudo, a criatividade não tem limites na hora de escolher a espécie que mais combina com cada cômodo.

Post feito em colaboração com Matheus Bertoluci.
 
 
 
 

Deixe seu comentário ;)