Minha casa, Minha cara

Cores e suas divisões: cores secundárias

No post passado, como vocês devem lembrar, falamos das cores primárias e da melhor forma de combiná-las e adaptá-las aos nossos gostos e aos nossos lares. Hoje, falaremos sobre o próximo grupo: as cores secundárias que, assim como as primárias, são divididas em três cores: laranja, verde e violeta. Elas recebem esse nome porque são um resultado da mistura das cores primárias.

A soma do vermelho com amarelo resulta na cor laranja; o vermelho misturado com azul vira violeta; e o amarelo com o azul forma o verde.

O laranja, cor quente e bastante chamativa, é capaz de transformar qualquer ambiente. Perfeito para enriquecer e trazer aconchego a cômodos mais impessoais, o laranja é a cor da estimulação. Ele transmite alegria, felicidade, energia e criatividade. Para trazê-lo à composição de forma harmônica, é preciso saber combiná-lo com as demais cores. O ideal é somar o laranja com tons frios, para que o ambiente não fique muito carregado.

Cor fria que transmite tranquilidade, confiança e esperança, o verde é ideal para trazer frescor e calma à decoração. É uma cor fácil de ser harmonizada, podendo estar em pequenos detalhes ou em evidência, dominando superfícies de paredes e tecidos de sofás.

A combinação entre o verde e as demais cores da natureza como o marrom, o amarelo e o violeta é bastante indicada para transmitir um astral bom, repleto de energia. Entretanto, ele entra em equilíbrio com as mais variadas cores, quentes ou frias, sendo bastante versátil. O verde é bem-vindo em salas de estar, quartos, cozinhas e banheiros.

O violeta, assim como o verde, compõe o grupo das cores frias. Ele simboliza sabedoria, serenidade e independência. É geralmente utilizado com outras cores do seu grupo, decorando ambientes como o quarto.

(Imagens: Casa.abril, Google Imagens, Color Collective)

Qual é a cor secundária que tem lugar garantido na sua decoração?

4 Comentários

  1. Olá, Gisele, tudo bemmm contigo? São cores complementares e, com certeza, ficarão superlegais. Especialmente se ficarem em ambientes separados, não há problema. Mantenha o corredor entre elas e os contornos e portas brancos que o resto é pura diversão! :D

  2. Olá!
    Moro sozinha em um pequeno ap de 45m quadrados. Gostaria de pintá-lo todo de branco e relçar uma parede da sala de Turquesa, do quarto de estudo e closed de Pessego e do Quarto de Dormir de Magenta. Gostaria de saber se estas cores brigam ou combinam entre si. Por favor, me dêem a dica. Grata,
    Gisele

  3. Oi Shenia! Olha só, as cores para ampliar geralmente são as mais claras, não necessariamente o branco: um amarelo pastel, azul bebê, lilás clarinho… Qualquer cor que tenda mais para o claro, vai dar a sensação de amplitude. Aqui neste post demos um monte de ideias de decoração para o banheiro. Quem sabe aqui você encontre uma inspiração para você: http://www.minhacasaminhacara.com.br/decorando-seu-banheiro/

    Aqui também demos dicas para lavabos, olha só quanta coisa legal: http://www.minhacasaminhacara.com.br/como-decorar-seu-lavabo/

    Espero ter ajudado!

    Beijos

  4. Shenia Souza Cobuci em

    Olá adorei as idéias que vocês dão para as pessoas sobre decoração , por isso gostaria de saber o que poderiam me ajudar eu tenho dois banheiros um lavabo e um banheiro no andar de cima da minha casa onde tem chuveiro mas os espaços são pequenos o lavabo fica abaixo da escada e de cumprido e estreito e estou sem idéia do que fazer em relação de cores para ver se amplia e o de cima gostaria de uma coisa bem alegre e moderno mas não tenho muita grana para isso tudo e então espero a criatividade de vocês para transformar minha casa para que ela fique linda e bem moderna bjs e obrigado por enquanto.