Minha casa, Minha cara

Carol Tusi te ensina os truques pra decorar e combinar com almofadas

Carol Tusi

Por: Tusi Fotos: Hometeka | Heidi Geldhause | MMM

Almofadas, como não amá-las? Deixam o ambiente aconchegante, dão uma mãozinha na hora do descanso, e ainda, ajudam a trazer personalidade para a decoração da casa. E quando bate aquela vontade de renovar a sala, trocar as almofadas é uma ótima saída: custa bem menos que um sofá novo, e além disso, pode ser bem divertido brincar de misturar estampas e sair em busca da paleta de cores perfeita! Por isso hoje, vou ajudar você a saber escolher e compor cores e estampas, sem poluir o visual do seu sofá!

Como decorar com almofadas?

Estampas

Em primeiro lugar, escolha o caminho a ser seguido. Cada pessoa tem preferência por um estilo na hora de se vestir, e na hora de vestir a casa, não é diferente: flores, animal print, geométrico, navy, lisos, divertido… são muitas opções, e, com certeza, existe um que é a sua cara! É como escolher um look: para começar, você deve definir a peça chave, aquela que você vai utilizar de referência para escolher o restante da composição. Se ainda está em dúvida quanto ao estilo que quer seguir, busque inspirações e saia em busca da almofada perfeita, até encontrar uma que faça brilhar os olhos!

Cores

Digo para escolher primeiro a estampa, e depois as cores, porque considero mais difícil acharmos almofadas com uma estampa que agrade, do que em uma cor específica. Se você escolheu uma estampa, provavelmente a tenha escolhido, porque as cores que compõe esse padrão, te agradaram. Aí a importância de ter a almofada chave em mãos: as cores das demais, vão depender dessa que pode ser considerada a “principal”.

As pessoas muitas vezes têm medo de misturar padronagens, mas, se você escolher outras dentro de um mesmo estilo e com a mesma paleta de cores, dificilmente a combinação dará errado.  Veja no exemplo acima: são 4 estampas geométricas em tons neutros, combinadas com 2 almofadas lisas: uma preta, para equilibrar, e uma pink, que acaba se destacando, e tirando o foco total das demais, impedindo que o conjunto fique poluído visualmente.

Se você não quer misturar estampas, basta seguir a paleta de cores da almofada principal, ou utilizar o círculo cromático como referência, como explicamos nesse post. Encontrar almofadas lisas nas tonalidades que queremos, nem sempre é uma tarefa fácil. Se você tiver dificuldades nessa busca, vale ir até uma loja de tecidos, e mandar fazer, ou você mesmo costurar suas capas nas cores desejadas!

E pra você que já ficou com vontade de mudar as almofadas de casa, criei algumas combinações com opções de almofadas que temos aqui na Casa MMM, e no nosso site. É só clicar aqui!Gostou? Então é só escolher a sua preferida, e se jogar!

Sobre a autora:
Tusi é apaixonada por decoração e, por isso, é uma das responsáveis por cuidar da Casa MMM, em Curitiba. Mas nem só de decoração ela entende!  Formada em design, gaúcha de Santigo e Santa Maria (porque a cidade do coração também conta!), ela AMA o sol e é apaixonada por gatinhos.

Comentários não estão permitidos.