Lembra daquela nossa conversa de outros dias, onde falamos das várias e várias vezes onde moda e decoração se encontram? Pois é, hoje vamos mostrar mais um caso clássico, onde uma cor vira febre nas roupas da mulherada e também se torna super bem-vinda dentro de nossa casa, colorindo paredes, estampas de tecidos e muito mais: o azul Klein.

(Casa de Nós Dois + Pinterest)

A cor, criada há decadas atrás, virou tendência fortíssima no mundo da moda no ano passado e continua sendo usada nas ruas e até mesmo dentro de nossas casas. Virou paixão de designers de interiores do mundo inteiro e tornou-se um tom superdesejado em lares de todos os estilos. E a cor é mesmo de presença, sabe? <3
Criada pelo artista francês Yves Klein, este azul escuro um tiquinho parecido com o azul royal, foi intitulado de International Klein Blue – chique, né? Foi a cor que o artista escolheu para ser a “sua” cor, a sua marca, tom presente em diversas de suas obras.

(Shelter Pop)

E este tom de azul é simplesmente superbonito e marcante, capaz de levantar o astral de qualquer cantinho da casa. Porque apesar de ser um tom mais fechado que o turquesa, ele tem força própria, uma cor que salta aos nossos olhos e que dificilmente passa despercebida.

(Design Crisis)

E como usar este tom de azul na decoração? À primeira vista pode parecer difícil, mas ele é muito mais versátil do que se imagina. Ele pode ser usado com tons neutros como o branco, o bege e o preto, mas também fica muito bonito quando misturado com outros tons fortes como o amarelo, o vermelho e o rosa. Basta saber combiná-los de forma que entrem em harmonia, como na foto abaixo:

(Design Sponge)

O azul Klein também faz uma revolução em ambientes sérios, com cores neutras e móveis antigos. Ao colocar o tom em um lugar estratégico, colorindo uma parede ou alguns acessórios decorativos, o espaço passa de sem graça para moderno e alegre em poucos instantes. Uma ferramenta incrível para agregar beleza e enriquecer os mais variados ambientes da casa.

(The Design Files)

E aí você se pergunta: como uma cor destas, tão forte e marcante, pode ser usada de tantas e tantas formas? A designer de interiores americana Amie Weitzman tem uma teoria: como base para a decoração de vários lares, Amie tem costume de usar tons neutros saídos do vestuário masculino, como o cinza ou o marrom – cores versáteis que combinam com tudo. E ela pergunta: qual é o item mais neutro de nosso armário? O jeans, oras, azul. Segundo ela, o azul Klein na decor, está como o jeans no vestuário: peça curinga que vai com tudo. Você concorda?

(Design Manifest)

Enfim, o real motivo desta cor ter virado febre nós não sabemos. O que sabemos é que ela é incrível e que deve ficar pra sempre guardadinha na nossa gaveta de inspirações. =)

13 Comentários

  1. Olá Marion!

    Tudo beMMM?

    A imagem utilizada como inspiração para este post é de um blog americano, então não sabemos exatamente qual a marca da tinta.
    Mas uma dica que a gente pode te dar se você quer uma tinta nessa cor é imprimir ela em um papel ou comprar um tecido no tom e levar até a loja de tintas para comparar. ;)

    Um abraço e ótiMMMa semana!

  2. Silvia Helena Camargo em

    Como eu já falei no outro comentário, a cor é muito bonita, mas eu não pintaria as paredes da minha casa com ela, pois escurece o ambiente. Para pintar detalhes, ela funciona sim, como aquela mesa com as cadeiras e a porta da cozinha e detalhes no teto, ficaram muito lindos!!!

  3. Acredito que sim, Camila, de que cor é a mesa? =)
    Se o restante do ambiente tiver cores neutras, é bem possível que fique perfeito. ;)
    Beijocas

  4. Ana Maria Blume de Almeida em

    Adoro tudo.Ainda não comprei nada,mas tenho vontade.Voces são maravilhosos.

  5. Camila Carvalho em

    Amei tudo! Uma mesa antiga (usada) de madeira ficaria bem com as cadeiras que pretendo comprar em brecho e pintar de Azul Klein?Beijos Camila

  6. Amalia Bonilha em

    Gosto de ver MMM crescendo, prosperando! acompanho a empresa a um longo tempo. Olho o site desde de 2003 depois veio o blog que é uma delícia!Parabéns

  7. Andreia Gregorio Loiola Oliveira em

    Adorei … to resgatando o fato do azul ser a minha cor preferida … adoro o tom … lindo demais …

  8. Em qual cor especificamente, Sheila? Ficaremos felizes em te ajudar com inspirações \o/
    Beijos

  9. sheilacfcabral em

    Gostei muito dos ambientes com a zul,gostaria de ver em outra cor estou com intenção de pintar umas peças que tenho

Deixe seu comentário ;)