Minha casa, Minha cara

A Paula, leitora do nosso blog, fez um comentário aqui semana passada contando sobre suas dúvidas em relação ao uso do carpete nos dormitórios. E garanto que você mesma já se perguntou algumas vezes quais são as vantagens e desvantagens de ter um carpete em casa, né? Para uns, é convidativo e ótimo para o conforto térmico; para outros, lugar perfeito para o acúmulo de sujeirinhas invisíveis. Para resolver a questão, bora analisar de perto e sacar quais são os dois lados da moeda? smile

(Via)

Os carpetes eram muito usados antigamente em apartamentos de todos os estilos, decorando não só dormitórios, como também salas de estar, salas de TV e etc. Hoje com o carpete de madeira, porcelanato e diversas outras opções, ele tem sido deixado completamente de lado. E a explicação para isso pode vir de vários motivos, como as alergias cada vez mais comuns ou até mesmo a moda, que acaba influenciando o gosto das pessoas.

(Via)

Feito de vários materiais como lã, nylon e polyester ele tem como grande vantagem o conforto térmico e acústico. Nada vai te deixar tão quentinha no inverno quanto sair da cama e colocar os pés descalços em um carpete fofinho. Fora que ele é “anti-tombos”: com várias cerdas, o carpete faz com que você não escorregue e transforma qualquer acidente em uma queda muito menos perigosa graças ao acolchoado do piso.

(Elle Decor)

Além disso, ele é à prova de barulhos, coisa que um piso de madeira não é. O impacto dos sapatos em um piso de carpete é completamente absorvido, assim como outros ruídos da casa que não ecoam por ele. Um baita conforto acústico para a casa inteira:

(Via)

Por outro lado, ele é bem mais difícil de limpar do que um porcelanato ou um piso de madeira, onde um pano úmido já é suficiente para deixar tudo ok. Apesar dos vendedores afirmarem que ele é prático na hora da limpeza, tanto para varrer quanto para aspirar e passar pano, ele dificilmente vai ter a mesma praticidade de um carpete de madeira. Fora que em um ambiente quente e úmido, é fácil fácil de juntar mofo, mau cheiro e sujeira.

(Via)

Outro ponto negativo é que ele fica marcado com o peso dos móveis. Isso quer dizer que, se um dia você mudar de ideia e resolver migrar móveis daqui pra lá, vai ter que lidar com uns amassados no carpete. Uma desvantagem bem grande pra gente, que ama mudar a decor, né não?

(Via)

É verdade que algumas de suas desvantagens podem ser contornadas com a escolha de carpetes com cerdas menores para não marcar tanto e de cores mais claras, para não deixar as sujeiras tão visíveis. Mas no final das contas, o que manda mesmo é o nosso gosto pessoal, né não? Se você gosta e se compromete a cuidar da manutenção do seu carpete direitinho, tem mais é que ir fundo na ideia da casa dos sonhos. Se você é contra, tapetes em um piso de madeira podem oferecer o mesmo conforto térmico que um carpete.

(Eu Amo Vintage)

Enfim, cabe a cada um decidir o que for melhor para sua própria decor. smile E você: é contra ou a favor do tão polêmico carpete?

Deixe seu comentário ;)