Visitando alguns blogs ammmigos pela internet, nos deparamos com um vídeo da Vero do Além da Rua Atelier ensinando a fazer uma pátina bem levinha e delicada em um caixote de feira. E a gente gostou tanto do vídeo, que resolveu compartilhar com vocês algumas dicas desta técnica antiga e tão difundida no universo decorativo.

Porque ideia boa é ideia simples e bonita que dá para fazer em casa, arregaçando as mangas e botando a mão na massa. smile

(Pinterest)

A pátina é uma ótima solução para renovar o móvel ou para quem é fã de móveis com aquele efeito antiguinho, meio shabby chic. Pesquisando por aí, você vai perceber que existe uma variedade incrível de formas de se fazer a pátina. Todas são superválidas, algumas mais fáceis de fazer do que as outras. Vamos lá?

(Vila do Artesão)

Para fazer a pátina, você precisa pintar seu móvel de uma cor qualquer e, com base nesta cor, escolher um outro tom mais claro ou mais escuro para conseguir o efeito desejado. Para um toque shabby chic, o branco e o bege são as cores mais usadas.

(Bhg)

Independente da técnica, a primeira coisa a se fazer é lixar bem a superfície da madeira para poder receber a pátina. Se o móvel tem verniz, tinta ou qualquer outra cobertura, lembre-se de lixá-lo bem com lixa grossa para deixá-lo bem limpo e lisinho. No móvel abaixo que a Vero reformou, a lixa usada foi a 60, até dar o aspecto abaixo:

(Além da Rua Atelier)

Depois de lixar, passe a primeira demão de tinta com esmalte à base de água usando uma trincha.

(Além da Rua Atelier)

Quando a pintura estiver seca, é só usar novamente a lixa para o efeito antiguinho. Conforme a força que você fizer, a lixa vai desgastar mais ou menos. Escolha alguns lugares para aparecer a madeira e outros para ficar mais suave, deixando um visual uniforme e rústico. Usando o esmalte a base de água, você nem precisa fazer um acabamento: seu móvel shabby chic já está prontinho para decorar sua casa.

(Além da Rua Atelier)

Neste outro vídeo do Casa.abril, você aprende a fazer uma pátina bem molezinha usando apenas uma escova de lavar roupas para fazer os frizinhos. Sensacional e perfeito para quem quer fazer a técnica com materiais acessíveis:

E por último o vídeo da Vero que comentamos láááá em cima. Neste vídeo você vê outra técnica, onde a pátina é feita com uma trincha com um tiquinho de tinta. Veja como é fácil e como fica lindo. smile

Não deixe de prestar atenção em dicas valiosas, como manter o sentido das pinceladas e da quantidade de tinta a ser usada na trincha:

E aí, gostaram? Quem ficou com vontade de fazer em casa?

42 Comentários

  1. Pingback: Cozinha industrial, cimento queimado, ladrilhos hidráulicos, elétrica aparente. – Murilo Zad – Designer de interiores em Curitiba. Solicite seu orçamento online. É rápido e prático!

  2. Pingback: Sala de jantar rústica -

  3. Pingback: Cozinha industrial, cimento queimado, ladrilhos hidráulicos, elétrica aparente. – Murilo Zad designer de interiores em curitiba

  4. MMM

    Olá, Rita, tudo bemmmm? Depende muito do acabamento dos seus móveis. Alguns tipos de verniz, por exemplo, precisam de um especialista para serem completamente retirados. Você ainda tem essa informação em algum lugar? Sabendo melhor, poderemos esclarecer suas dúvidas mais efetivamente! Obrigada pelos comentários carinhosos!

  5. Pingback: Estilo Provençal: dicas e inspirações para a decoração de casa

  6. Só complementando meu comentário: vejam a foto da cômoda totalmente lixada — coisa linda! — bastava envernizar para ter um móvel maravilhoso!
    Em vez disso, a pátina a deixou com cara de velharia mal conservada.

  7. Xodó de todos os decoradores…
    Me perdoem todos os que gostam dessa técnica, mas não consigo apreciar nem ver beleza em móveis com pátina.
    :(

  8. MMM

    Se não der certo, você terá que lixar seu móvel inteiro e pintar novamente como mostram as informações do post.
    Um abraço!

  9. MMM

    Não precisa, Magale! Basta desgastar um pouco em algumas áreas com a lixa para ver se aparece a tinta embaixo. E pode ser tinta latex sim!
    Um abraço!

  10. Boa tarde, tenho uma cadeira de balanço antiga, que está pintada de branco, por baixo é escura, tenho que tirar toda tinta branca?? outra pergunta, posso usar tinta latex ou so a acrilica?? obrigada

  11. LUIZ ALBERTO DOS SANTOS em

    Adorei todos os vídeos, estou me preparando para poder colocar em pratica em minha casa

  12. Pelo amor de Deus, não façam pátina em móveis antigos. Isto tira toda a originalidade destes móveis maravilhosos e que jamais teremos em qualidade igual. Qualquer marceneiro faz móveis em madeiras de baixo custo nas quais a pátina fica muito bem .

  13. Pingback: Pátina: como transformar móveis antigos! - Viver depois dos 50

  14. MMM

    Pode sim, Patrícia! A tinta usada é esmalte sintético à base de água. :) Um verniz é sim bem-vindo para dar o acabamento.
    Beijocas!

  15. ADORO PINTURAS COM PATINA, TENHO VONTDE DE PINTAR UM CONJUNTO DE NAMORADEIRA ANTIGAS E MESA LATERAL REDONDA, SERÁ QUE TABEM DÁ PRA FAZER PATINA EM MOVEIS COM LAMINDO, OU SÓ EM MADEIRA. ADOREI TUFDO, OBRIGADO PELAS DICAS.

  16. Bom dia,

    eu posso fazer essa técnica em um móvel antigo que já tem a cor branca de fundo e apenas passar uma outra cor mais escura por cima???
    E qual é o nome dessa tinta e ñ seria necessário uma selagem por cima com um verniz?

    Aguardo e obrigada.

  17. Segui as dicas da Vero, e acabei de reformar um guarda-roupa super antigo e uma mesinha de centro, ficou muito bom!!!! To super empolgada, acho que amanhã vou reformar outro móvel!
    Bjos

  18. Maria Helena Almasa em

    Estou querendo fazer pátina em alguns móveis antigos que vou reaproveitar para minha casa no sítio e estou com medo de aplicar cores que nao combinam. Vc poderia me ajudar indicando as cores que melhor combinam entre si na pátina. Ë uma estante com nichos para o quarto da minha filha, que ela quer que predomine o branco, um aparador com gavetas e portas , uma estante com espelho e vidro na frente, uma moldura de espelho que vai ficar em cima do aparador na copa conjunta com cozinha e sala, onde predominam o branco e preto do piso e balcões e verde escuro no sofá, além de uma penteadeira antiga no meu quarto. Espero que possa me ajudar.
    Atenciosamente, MHAlmada

  19. Pingback: Produto da Semana | Minha casa, minha cara

  20. Pingback: Estilo Shabby Chic | Minha casa, minha cara

  21. Equipe querida MMM, assim vocês me matam de emoção!
    Fazer pátina é uma das coisas que mais amo, e adoro ensinar!
    Uma honra estar aqui, neste post tão útil e belo!
    Muito obrigada!!!
    Bjos
    Vero

Deixe seu comentário ;)