Minha casa, Minha cara

Visitando alguns blogs ammmigos pela internet, nos deparamos com um vídeo da Vero do Além da Rua Atelier ensinando a fazer uma pátina bem levinha e delicada em um caixote de feira. E a gente gostou tanto do vídeo, que resolveu compartilhar com vocês algumas dicas desta técnica antiga e tão difundida no universo decorativo.

Porque ideia boa é ideia simples e bonita que dá para fazer em casa, arregaçando as mangas e botando a mão na massa. smile

(Pinterest)

A pátina é uma ótima solução para renovar o móvel ou para quem é fã de móveis com aquele efeito antiguinho, meio shabby chic. Pesquisando por aí, você vai perceber que existe uma variedade incrível de formas de se fazer a pátina. Todas são superválidas, algumas mais fáceis de fazer do que as outras. Vamos lá?

(Vila do Artesão)

Para fazer a pátina, você precisa pintar seu móvel de uma cor qualquer e, com base nesta cor, escolher um outro tom mais claro ou mais escuro para conseguir o efeito desejado. Para um toque shabby chic, o branco e o bege são as cores mais usadas.

(Bhg)

Independente da técnica, a primeira coisa a se fazer é lixar bem a superfície da madeira para poder receber a pátina. Se o móvel tem verniz, tinta ou qualquer outra cobertura, lembre-se de lixá-lo bem com lixa grossa para deixá-lo bem limpo e lisinho. No móvel abaixo que a Vero reformou, a lixa usada foi a 60, até dar o aspecto abaixo:

(Além da Rua Atelier)

Depois de lixar, passe a primeira demão de tinta com esmalte à base de água usando uma trincha.

(Além da Rua Atelier)

Quando a pintura estiver seca, é só usar novamente a lixa para o efeito antiguinho. Conforme a força que você fizer, a lixa vai desgastar mais ou menos. Escolha alguns lugares para aparecer a madeira e outros para ficar mais suave, deixando um visual uniforme e rústico. Usando o esmalte a base de água, você nem precisa fazer um acabamento: seu móvel shabby chic já está prontinho para decorar sua casa.

(Além da Rua Atelier)

Neste outro vídeo do Casa.abril, você aprende a fazer uma pátina bem molezinha usando apenas uma escova de lavar roupas para fazer os frizinhos. Sensacional e perfeito para quem quer fazer a técnica com materiais acessíveis:

E por último o vídeo da Vero que comentamos láááá em cima. Neste vídeo você vê outra técnica, onde a pátina é feita com uma trincha com um tiquinho de tinta. Veja como é fácil e como fica lindo. smile

Não deixe de prestar atenção em dicas valiosas, como manter o sentido das pinceladas e da quantidade de tinta a ser usada na trincha:

E aí, gostaram? Quem ficou com vontade de fazer em casa?

Deixe seu comentário ;)