Minha casa, Minha cara

Esta é a pergunta que todo inquilino se faz: como saber quando vale a pena investir em um imóvel alugado ou não?

Esta é a pergunta que todo inquilino se faz: como saber quando vale a pena investir em um imóvel alugado ou não? Na hora de mobiliar ou decorar o apê – ou a casa – alugada sempre bate aquela dúvida se vale a pena.

Dentre todas as dúvidas quando alugamos um imóvel estão: vale a pena decorar? Vale a pena reformar? Vale a pena comprar móveis mais caros? E no meio disto tudo acabamos esquecendo que este será nosso lar, independente do tempo que ficarmos nele.

Um grande problema pode ser também quando você aluga uma casa e ela está em más condições, já que alguns inquilinos simplesmente pensam “esta casa não é minha”. Com isto, o investimento para deixá-la habitável pode ser maior ainda.

Dicas para saber se vale a pena investir em um imóvel alugado

Há algumas dicas que você pode levar em consideração na hora de se mudar para saber se vale a pena ou não investir em um imóvel alugado. Antes de mais nada, você precisa saber quanto tempo ficará no imóvel. Planeja sair daqui há algum tempo? Planeja ficar por alguns anos? Ele será temporário até você encontrar outro?

Pense em todas estas perguntas antes de decidir o que fazer. Se você pretende sair logo (ficar menos de um ano, por exemplo), não vale a pena investir e gastar dinheiro com grandes mudanças ou decorações.

Mas, se você quer que este seja seu lar e pretende ficar mais tempo, vale a pena colocar seu estilo nele.

Outra dica é conversar com o proprietário. Caso o imóvel esteja com a pintura feia ou precise trocar algo, converse com ele e veja se há a possibilidade de fazer essas melhorias.

1. O que vale a pena fazer em um imóvel alugado?

Agora se você sabe que vai ficar um bom tempo no imóvel e quer deixá-lo com sua cara, tem algumas coisas que vale a pena investir para melhorar sua convivência nele, olha só.

Pintura

A maioria dos contratos de locação obriga o locatário a devolver o imóvel todo pintado de branco. Isto é muito bom porque significa que você receberá uma tela em branco, pronta para ser pintada! Você não precisa pintar todas as paredes, pintando apenas uma de cor diferente já dá outra cara ao ambiente. Que tal botar a criatividade e pensar em pinturas fora do comum pras paredes?

casal com pincel de tinta nas mãos preparando-se para pintar a parede

Chame seus amigos e familiares para ajudar e bora meter a mão na massa! Uma parede pintada traz mais personalidade e sai bem mais barato que qualquer outra reforma. Você verá que o  ambiente ficará bem mais acolhedor.

Luminárias

A iluminação do imóvel é antiga ou diferente do estilo que você gosta? Troque as luminárias! Assim, quando você sair do imóvel, basta colocar as originais de volta e levar as suas para seu novo lar. E, por ser um trabalho simples, você mesma pode fazer a instalação da sua!

Piso

Trocar o piso exige uma reforma bem maior, você pode disfarçá-lo caso ele não seja de seu agrado. Invista em tapetes para esconder o piso original. A melhor parte? Você leva os tapetes quando se mudar!

família reunida no chão de casa

Personalizar os azulejos

Claro que você não vai tirar os azulejos só porque não gosta deles, isto exige muito dinheiro e uma obra muito grande! Para disfarçar, cubra-os com adesivo de azulejo.

Aproveite para dar mais personalidade ao banheiro: compre cestinhos coloridos, suporte para toalha e papel higiênico e não esqueça de decorar com quadrinhos também!

Buracos na parede

Isto pode ser o pesadelo de qualquer inquilino: ter que fechar os buracos depois! Mas, você vai conviver com aquela parede vazia só porque não quer fechar os buracos quando entregar o imóvel? Claro que não! Na hora de investir em um imóvel alugado vale a pena sim pendurar quadros e prateleiras. Mas claro, tudo depende do tempo que você ficará no imóvel, ok?! Ah, e aproveita e espia aqui meu último post, com 4 ideias para decorar as paredes!

Móveis funcionais

Investir em móveis vale a pena mesmo em imóvel alugado porque você irá levá-los junto com você quando for embora. Para não precisar investir em muitos móveis e armários, opte por modelos multifuncionais, que executam mais de uma função ou possuem mais espaços para armazenamento de itens.

2. O que não vale a pena fazer em um imóvel alugado?

Mesmo com todas estas dicas do que vale a pena fazer, tem algumas coisas que não valem a pena e pode ser um dinheiro jogado fora.

mulher organizando arquivos

Instalações elétrica e hidráulica

Mudar a instalação elétrica ou hidráulica, por exemplo, pode não valer a pena já que exige uma grande reforma. Caso algum deles esteja com problema ou muito antigo e precise ser reformado, converse com o proprietário, isto é de responsabilidade dele.

Mas, se você precisa fazer alguma alteração para instalar um ar condicionado, por exemplo, esta obra deverá ser conversada com o proprietário para ele aprovar. Esta mudança pode até ser vista como melhoria já que o próximo inquilino também pode ter um ar condicionado. Com isto, talvez seja possível descontar esta reforma do valor do aluguel.

Teto de gesso

Rebaixar o teto com gesso para fazer uma iluminação mais aconchegante pode não ser uma boa ideia em imóvel alugado. Além do investimento (que até pode ser visto como melhoria), morar no imóvel enquanto há a instalação do gesso pode ser um caos! Melhor evitar este estresse e planejar isto para sua casa própria.

Derrubar paredes

Mexer na estrutura do imóvel também é indicado ser evitado, mas antes de tudo converse com o dono, quem sabe ele veja isto como um investimento e aceite descontar este valor do aluguel mensal. Porém pense bem, quanto tempo você ficará no imóvel? É realmente necessária esta obra?

E claro, acima de tudo, na hora de investir em um imóvel alugado se preocupe sempre em deixá-lo com seu estilo para toda vez que você chegar do trabalho se sinta realmente em casa.

Sobre a autora
Renata B. Wentz
A Renata é casada, mãe de 2 cachorros, publicitária e apaixonada por decoração! Acredita que nosso lar é um lugar para experimentar e testar coisas novas, sempre buscando deixá-lo com a nossa cara. Ariana e inquieta, adora colocar a mão na massa, sempre inventando algo novo para a casa dando nova chance para objetos que iriam para o lixo.
Siga o Vida Louca de Casada: Facebook | Instagram | Blog

Deixe seu comentário ;)