Minha casa, Minha cara

Ideias fáceis, práticas e úteis antes de decorar um cômodo da sua casa.

Renata B. Wentz

Por: Renata B. Wentz

A gente sabe que decorar um cômodo inteiro não é uma tarefa muito fácil, pois exige planejamento e principalmente ideias para saber o que combina com o que. Tem muitas mudanças que ainda quero fazer aqui em casa mas eu queria dividir com vocês dicas de 4 coisas para fazer antes de decorar um cômodo.

Como vocês sabem, eu não sou especialista em decoração, na verdade minha especialidade é: decore com o que tiver e gastando pouco rs. Mas, muitas vezes, a decoração acaba indo pelo improviso: vamos colocando coisas de nosso agrado, testando, mudando aqui, mexendo lá…. acho que o projeto do nosso quarto foi o primeiro cômodo que foi planejado, mesmo que falte alguns detalhes. Porém, sempre tem alguns detalhes que são importantes pensar antes de decorar um cômodo, olha só:

1. Pense no que você gosta

Pense no que você gosta.

Eu sou do seguinte pensamento: a sua casa é seu lar, seu local mais íntimo e também o local que você deve se sentir bem. Então não adianta decorar ela de outra forma sem ser com o seu próprio estilo. Por exemplo: eu AMO preto e não existe a possibilidade de decorar minha casa sem utilizar preto, nem que seja nos detalhes. Além disto, eu não gosto de composição de quadros com foto ou quadros com ilustrações sem algum significado tipo a imagem de uma flor ou algo assim.

Eu gosto de uma decoração com significados, que relembrem momentos, que tenha alguma frase que me representa, imagem de filmes que sou fã, cores preferidas e elementos de coisas que eu gosto tais como fotografia, viagem, cachorro…. Então, com isso, a decoração da minha casa vai ter estes elementos, não tem como fugir disto pois é o que eu gosto e me representa.

2. Busque referências de cômodos para se inspirar

Busque inspirações.

Referência é o que não falta nesta internet porém há vários gostos e estilos de decoração e pode ser que alguns blogs até tenham ideias de decoração mas não é o que você procura. Por isto o ideal é buscar inspirações em diversos locais, não se prenda apenas a um blog ou site. O Pinterest é ideal para isso e tudo que preciso procurar de inspiração, eu busco lá.

Mesmo que você já saiba como quer sua decoração, continue buscando referências para pelo menos ver a ideia aplicada em algum lugar. Quando resolvemos fazer a cabeceira de pinus (esta da foto), eu não encontrei nenhuma ideia exatamente como eu queria, mas encontrei umas bem parecidas que me ajudaram a saber como iria ficar.

3. Confira o espaço disponível no cômodo

Confira o espaço disponível.

Não adianta você planejar uma mesa de jantar para 6 lugares se seu espaço não comporta isto. Você precisa medir exatamente seu espaço disponível para saber o que pode colocar nele, desde móveis até a decoração. Já pensou se você compra um móvel e não sabe nem o que colocar junto no ambiente? Um sofá, por exemplo. Se você não medir direitinho pode acabar não sobrando espaço para uma mesinha lateral ou uma luminária de canto.

Quando fizemos nossa mesa de jantar percebemos que nosso espaço não era o mais indicado para uma mesa retangular mas como mandamos faríamos sob medida, conseguimos fazê-la um pouco menor e a deixamos com uma das pontas mais próxima da parede, ficou perfeito.

4. Pense no custo antes de decorar um cômodo

Pense no custo.

ÓBVIO que este item é importante né gente. Não adianta você planejar o cômodo dos seus sonhos se você não vai conseguir atingir isto. É sempre importante pensar nos custos: ver se vale a pena fazer o objeto ou comprar pronto, se existe opção mais barata do que a que você procura e também se será algo que vale a pena investir, por exemplo, um móvel que você sabe que vai durar muito tempo.

Tem tanta ideia de decoração barata na internet, há muitas possibilidades de decorar sem precisar gastar muito. Mas, sei também que algumas pessoas prezam muito pela qualidade dos itens, não se importando em pagar mais caro. Você sempre precisa ver o que é prioridade. Aqui em casa são poucas as coisas que pagamos caro e para conseguir isto sempre pesquisamos a analisamos muito os objetos antes de comprar.


Veja +: Veja algumas dicas de decoração usando cores e madeira.


Gostaram das dicas? Agora me conta, tem outra coisa que você também se preocupa antes de sair decorando a casa? Fala aí nos comentários!

Já conhece o blog da Renata? Espie aqui!

Comentários não estão permitidos.