Minha casa, Minha cara

Hoje, a Renata, do blog Vida Louca de Casada, ensina truques de como otimizar o espaço quando você tem uma casa pequena. Ficou curioso? Vem ver!

Renata B. Wentz

Por: Renata B. Wentz Fotos: Vida Louca de Casada | Casa Cláudia

Com os imóveis cada vez menores, fica muito difícil ter espaço disponível para acomodar todas as nossas coisas, né? É necessário fazer um verdadeiro malabarismo para armazenar objetos, toalhas ou mantimentos de forma prática. Mas afinal: como otimizar o espaço no m2?

Vou falar um pouco sobre cada cômodo da casa e também algumas sugestões para conseguir guardar seus pertences sem problemas!

Otimizar o espaço: por onde começar?

Primeiro, você precisa fazer uma verdadeira limpa em cada cômodo, escolher o que vai guardar, doar, jogar fora… Tenha em mente seu espaço disponível e também se você seus móveis são úteis neste momento. Será que você tem gavetas e armários suficientes? Se precisar, compre cestos e caixas organizadoras para objetos menores.

Além disto, você precisa pensar se seus móveis não atrapalham na circulação e também se eles são úteis para seu espaço. Por exemplo: uma mesinha de centro na sala não é adequada para um ambiente pequeno.

Pensando em cada cômodo

Foto: Vida Louca de Casada

Na sala

Começando pela sala, escolha móveis que sejam úteis. Por exemplo: quer ter um rack para a tv? Pense em um modelo compacto e que sirva também para guardar objetos, video game, dvd… Outra dica na sala é abdicar de poltronas e utilizar puffs para os momentos que receber visitas.

Você pode também utilizar uma mesinha lateral com luminária pequena em vez de escolher uma luminária maior e mais robusta. E para evitar muitos móveis neste ambiente, utilize prateleiras estreitas na parede para dispor objetos e livros. E se você recebe muitos hóspedes (como eu) ter um sofá cama confortável e bonito é essencial!

No banheiro

Já no banheiro, a dica é: menos é mais. Tenha o mínimo de objetos no banheiro, já que ele geralmente é muito pequeno. Aproveite para decorar a parede com quadros ou prateleiras estreitas. Sabe onde você também pode decorar e otimizar o espaço no banheiro? Acima da porta! Instale uma prateleira e deixe ali toalhas extras.

Na cozinha

Mesmo que hoje em dia as pessoas não tenham costume de fazer um grande estoque de comida como antigamente, é importante ter um local para os mantimentos. Na cozinha, opte por armários com portas e também organizadores internos para ficar prático e evitar bagunças. Além disto, aproveite o espaço interno das portas dos armários para pendurar rolo de papel toalha, tampas de panelas, etc.

Foto: Casa Cláudia

Outra dica bacana é utilizar suporte para utensílios. Além de diminuir o espaço na gaveta também ficará super prático na hora de cozinhar. E se você não tem espaço para mesa de jantar, que tal modernizar fazendo um balcão americano com banquetas? Há também opções de mesas extensíveis, que você abre quando recebe visitas.

No quarto

Já no quarto, a minha dica mais especial é otimizar o espaço embaixo da cama. E a melhor forma que encontrei para fazer isto foi comprando a Cama Bali. Além de linda, ela possui várias gavetas, portas e nichos onde guardo todos os meus sapatos! Tudo bem que não possuo muitos, mas consigo guardar ali também edredons extras.

Foto: Vida Louca de Casada

Como a cama ocupa a maior parte do quarto, nada melhor para um ambiente pequeno do que uma cama que seja funcional e a nossa realmente excedeu nossas expectativas pois conseguimos aproveitar cada cantinho dela. Já falei várias vezes sobre ela no meu canal do YouTube e também no meu blog, o Vida Louca de Casa. Então, se quiser ler mais sobre nossa nossa experiência, chega aqui.

Foto: Vida Louca de Casada

E então, curtiram as ideias para otimizar o espaço em um imóvel pequeno? Me conta aqui nos comentários!

Já conhece o blog da Renata? Espie aqui!

Deixe seu comentário ;)