Minha casa, Minha cara

Já que futebol é o assunto do momento, hoje apresento um projeto construído na Rússia, sede da copa

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Reprodução | MMM

Como as partidas do mais importante evento do futebol acontecem durante o verão europeu, a seleção não verá a neve branquinha que cai durante 1/3 do ano na região onde fica o Hotel Tochka na Karte, em Priozersk.

A paisagem natural formada pelo bosque de pinheiros e pelo encontro do rio Vuoksi com o lago Ladoga foi determinante para o projeto desenvolvido em vários módulos (de um e dois andares) ora implantados em pares desalinhados, ora conectados por escadas externas e terraços.

Assim os arquitetos do Rhizome Group puderam acomodar o prédio da recepção, os quartos duplos e as suítes entre as árvores existentes, sem precisar cortá-las nem abrir mão do melhor do local: a vista do lago alcança todos os quartos por meio de painéis envidraçados que vão do chão ao teto.

O projeto inova no sistema construtivo, já que os módulos de 3,50 x 7 m foram montados em fábrica e chegaram ao terreno com todos os acabamentos internos, as instalações sanitárias e as redes (elétrica, hidráulica, de aquecimento e de telefonia) prontas, pedindo apenas a conexão nas redes externas. A fim de que a arquitetura não competisse com a natureza, as paredes levam madeira e metal escuro.

“Atualmente, este projeto é o único caso da arquitetura modular de instalações públicas no território da Rússia que possui um valor arquitetônico real. Acreditamos que conseguimos alcançar a essência de um lugar inerente à modernaarquitetura nórdica”, declaram os arquitetos do escritório Rhizome em seu website.

Da arquitetura para a decoração

Não é a primeira vez – nem será a última – que destaco um projeto arquitetônico que se vale de um desenho simples e de tons sóbrios para deixar a paisagem sobressair, livre de concorrência. Mas acho que hoje eu me valho dessa ideia para selecionar móveis que não pretendem roubar a cena, mas valorizar o conjunto como um todo.

Por isso, separei quatro ambientes pra você torcer nos jogos!

1. Poltrona Ibirapuera
2. Almofada Melina
3. Banco Champagne

1. Rack Miolo
2 e 3. Banco Nó

1. Ibirapuera 3 Lugares
2. Tapete Cubos
3. Mesa de Centro Biscoito Fino
4. Mesa Lateral Biscoito Fino
5. Banco Champagne
6. Luminária Funchal

1. Sofá-cama Sonho Rajada
2. Aparador Bar Fira
3. Mesa de Centro Garbo
4. Puff Botão

Comentários não estão permitidos.