Minha casa, Minha cara

Inspire-se em um ambiente pequeno e outro grande e veja combos com sugestões de móveis para compor a sua sala.

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Divulgação | MMM | Oppa

Salvo aqueles que têm um espaço de home theater para chamar de seu, a sala de TV costuma ser a própria sala de estar. E, para desempenhar essas duas funções tão importantes, esse ambiente merece toda a sua atenção.

Se você está em dúvida sobre o tamanho da tela em relação ao tamanho do cômodo, não é para menos: dê uma busca na internet e você verá as mais variadas regras sobre o assunto. A nitidez e a qualidade da imagem ficam melhores a certas distâncias, por isso eu me baseio nas orientações que recentemente me foram passadas por um especialista em televisores.

De acordo com ele, temos a seguinte tabelinha:

Telas de 19” a 26” pedem distância de 1,50m a 2m

Telas de 32” a 37” pedem distância de 2,40m a 2,80m

Telas de 42” a 47” pedem distância de 3,20m a 3,60m

Telas de 52” pedem distância de 4m

Além do tamanho, a altura em que ficará a tela também gera muitas perguntas. Se o seu sofá tiver uma altura padrão, considere que a base da TV deve estar entre 70cm e 1m do chão.

Ainda não se sente seguro? Não tem problema! O ideal é fazer um molde da tela da TV – usando jornal ou folhas de papel emendadas – e fixá-lo na parede na altura que você imagina ser boa. Então sente-se no sofá e fique olhando para o molde. Ficou confortável? A imagem está na altura dos seus olhos? Se precisar abaixar ou esticar o pescoço, o negócio é corrigir a posição do molde e então instalar a TV de acordo com essa medida.

Inspiração de todos os jeitos

Agora que já falamos da parte mais chatinha, vamos ao que é divertido: brincar de decorar! Para te inspirar, eu fui atrás de duas salas de TV com tamanhos e estilos bem diferentes entre si. Aliás, é preciso esclarecer que, nos dois casos, só estou mostrando parte das salas, pois ambas são integradas com a área de jantar – e esse ambiente fica para outra ocasião!

Desenvolvidos por arquitetos, esses projetos vão te ajudar com soluções para resolver o seu espaço de forma bonita e funcionar.

Após o textinho da primeira sala, você encontrará dois combos com sugestões de móveis apropriados para espaços compactos. Faço o mesmo após explicar a segunda sala, que é grande. As peças são todas da Meu Móvel de Madeira e da Oppa. Divirta-se!

Inspiração 1: Espaços pequenos, poucos móveis

Quem coleciona DVDs e CDs não abre mão de conforto na hora de ver filmes e ouvir música – mesmo que a sala seja estreita, como esta, com 2,3 m de largura. A arquiteta Beatriz Ottaiano, do estúdio Doob Arquiteturaeliminou a porta que dava para a varanda e, assim, configurou um estar de 4,80m de comprimento.

Sem essa alteração, seria impossível ter um sofá de três lugares escoltado por um puff: “Para não atrapalhar a passagem estreita, no dia a dia o pufe fica na lateral do estofado. Mas, quando o morador se senta em frente à TV, ele puxa o pufe para apoiar os pés”, explica.

Nichos fixados à direita, acima e abaixo da tela de 47” ordenam de modo descontraído as incontáveis caixinhas de CDs e DVDs. Outras escondem-se dentro do painel branco desenhado para camuflar um shaft de águas pluviais. No conjunto, a estante ficou com 3,15m de largura, harmonizando folha de madeira e dois tons de laca acetinada: cinza e branco.

Combo 1

  1. Sofá Afago, com 3 lugares, da MMM. Possui 1,96m de largura x 84cm de profundidade.
  2. O Rack Trianon, da Oppa, inclui um painel com prateleiras laterais para DVDs. Seu tamanho é de 1,80m de largura e 1,47m de altura. A profundidade gira em 35cm. 
  3. Para usar como mesa lateral, temos o Criado-Mudo XO, da MMM. Ele possui 40x40cm de largura e profundidade e 55cm de altura. 

Combo 2

  1. Sofá Retrátil Bem-Estar, da MMM, tem os dois assentos extensíveis e o encosto reclinável ajustável. Fechado, ele mede 2,10m de largura e 1,08m de profundidade. Já aberto, mede 1,55m de profundidade.
  2. O Rack Líbia Amarelo, da Oppa, tem prateleiras abertas e duas gavetas. Ele possui 1,60m de largura, 36cm de profundidade e compactos 47cm altura.
  3. Banqueta Baixa 01, da MMM, além da cor, também possui altura e profundidade semelhantes ao Rack Líbia. Aproveite para usá-la como mesa lateral. Suas medidas são 40cm de largura, 35cm de profundidade e 44cm de altura. 

Inspiração 2: Em ambientes grandes, mais elementos

Quando sobra espaço na sala, o desafio é torná-la aconchegante. E isso vai muito além de investir em almofadas, luz indireta, cortina e uma pintura em tom quente.

Neste ambiente de 3,26×3,70m, a receita do KTA Arquitetura envolveu ainda um generoso sofá de três lugares, duas poltronas confortáveis, uma mesinha lateral e uma mesa de centro sem pontas. “É uma mesa grande e baixa, onde se podem expor vasos e objetos, mas também servir aperitivos e apoiar uma bandeja”, diz Claudia Krakowiak Bitran, sócia do escritório. Para dar unidade a todos esses elementos, a arquiteta se valeu de um tapete grandão, que avança por completo sob os estofados.

A TV foi instalada em uma estante que cobre a parede de um lado ao outro e de cima a baixo. Atrás das sutis portas brancas, escondem-se milhares de CDs e DVDs – e também dentro das gavetas na parte inferior. Duas torres laterais acomodam as caixas de som. “A prateleira superior interrompe o pé-direito, que é alto, e cria uma proporção mais agradável para a TV”, explica Claudia. “Na falta da prateleira, a tela ficaria perdida ali e precisaria ser ainda maior.”

Combo 1

  1. Isso é que é desenho limpo: Sofá Enlace, com três lugares, da MMM. Ele possui extensos 2,10m de largura e 70cm de profundidade.
  2. Um pouco de cor só faz bem! Conjunto Mesa Lateral Trio Laranja, da Oppa, para usar separadas ou uma encaixada na outra. A mesinha maior mede 45,5x40x53cm e as outras seguem o padrão. 
  3. Acomode equipamentos, objetos decorativos, CDs e DVDs no Rack República, da Oppa. No centro da estante, o painel é para TVs de até 55”. Suas medidas são 2,20×1,57m de largura e altura, além de 35cm de profundidade. 
  4. Mesa de Centro Garbo, MMM: se houver espaço, que tal usar duas unidades e ficar com uma utilíssima mesa quadrada? Cada mesinha tem 1m de largura e 50cm de profundidade. 
  5. Ver TV no sofá é bom, mas na Cadeira de Balanço Mordomia, da MMM, é maravilhoso!  Ela tem 73cm de largura e 1,04m de profundidade. 

Combo 2

  1. Em uma sala bem grande, você faz a festa com os sofás modulares: é só juntar os módulos que melhor atendem ao espaço e às necessidades. Uma sugestão para a linha Modus, da Oppa, é somar o Sofá Esquerdo, de dois lugares (1,35mx90cm), com o Sofá Direito, de um lugar (90x90cm), e um Puff (65x65cm), que transforma um dos assentos em chaise longue.
  2. Para deixar o chão livre, Rack de Parede Charme, da MMM. Também fica bacana usado como um par. Suas medidas são: 1,50m de largura e 36x40cm de profundidade e altura.
  3. Para contrastar com os mobiliário retilíneo e de cores neutras, um pouco de curva e cor na Mesa Lateral Tripé Florata, da MMM. Ela possui 45cm de diâmetro e 61cm de altura. 
  4. E se houver lugar para mais um assento, Poltrona Bertini, da Oppa. Ela possui 66cm de largura e 88cm de profundidade.

E aí? Tudo certo para você montar ou dar um upgrade na sua sala de TV?!

Comentários não estão permitidos.