Minha casa, Minha cara

Hoje o Gabo te ensina tudo sobre a durabilidade dos móveis de madeira. Ficou curioso? Chega mais!

Gabo

Por: Gabo Fotos: Raw Rixel/Zbysiu Rodak/MMM

máquina de escrever analogica com alguem digitandoQuando estou representando a Meu Móvel de Madeira em feiras e eventos, as pessoas frequentemente me perguntam: Quanto tempo esses móveis duram?

A verdade é que não existe uma resposta precisa sobre essa pergunta. O Museu da Casa Brasileira, por exemplo, tem em seu acervo móveis do século XVII. Detalhe: eles já duram mais de 350 anos!

“Ah, mas aquelas madeiras eram diferentes!”

Isso é verdade. Embora não desqualifique a durabilidade dos móveis de hoje em dia. Veja o exemplo dos Móveis Cimo, que é a avó da Meu Móvel de MadeiraA Cimo fabricou móveis de madeira de pinheiro desde 1921 e seus produtos são conhecidos pela durabilidade e qualidade. Ou seja: são móveis de madeira de pinheiro produzidos no Brasil (parecidos com os nossos produtos) que já duram quase um século!

Se não conseguimos definir uma data precisa para a validade dos móveis, pelo menos, podemos tomar atitudes que os protejam e prolonguem a durabilidade dos produtos. Então vamos ver algumas dicas!

Quanto dura um móvel de madeira?

Em primeiro lugar, preste atenção na qualidade da madeira do móvel que você está adquirindo. A madeira de pinheiros costuma ter vários nós que as vezes podem trazer um efeito estético bonito ao móvel. Mas fique de olho! Nós em excesso ou muito escuros podem ser um sinal de que a madeira utilizada não é um produto de primeira categoria e está mais sujeita a fendilhamentos ou rachaduras.

tipos de madeira

Por conta de suas características físicas, se a madeira de pinus for constantemente exposta a umidade é bem provável que ela comece a inchar, envergar e retorcer. Então, para que seus móveis durem mais, evite deixá-los do lado de fora da casa. Existem móveis específicos para ambientes externos. Esses, são produzidos usando outras espécies de madeira mais adequadas para isso. Aqui, você pode dar saber quais são os acabamentos da MMM que podem ser usados no lado externo ou interno da casa! 

Nas mesas de jantar, você pode usar jogos americanos, sousplats ou descansos de panela para evitar que o calor e a umidade dos alimentos deixe marcas na madeira. Quando for limpar seus móveis utilize panos secos ou levemente umedecidos. Uma dica prática é torcer o pano até que não saiam mais gotas de água.

mesas de jantar de diferentes tipos de madeira

Com o uso do dia-a-dia, os móveis também podem se desgastar. Por isso é importante sempre seguir as orientações do fabricante e não colocar peso excessivo. Sobrecarregar o móvel pode vergar a madeira e dar um aspecto desagradável, isso sem falar no aspecto da segurança.

E por falar em segurança, é sempre bom verificar os parafusos, corrediças, puxadores e dobradiças de seus móveis. De tempos em tempos, vale a pena reapertar alguns deles. Pois com a utilização e as variações naturais de umidade do ambiente, essas peças podem afrouxar.

gaveta colorida de móvel com corrediça de madeira

Ah, e é claro, tome cuidado com objetos pontiagudos como talheres, ferramentas e chaves. Eles podem deixar marcas na madeira, especialmente nas peças laqueadas.

Com os cuidados certos e muito carinho, seu móvel de madeira vai durar muito e participar de muitas histórias especiais no seu Melhor Lugar do Mundo!

Até a próxima!

Sobre o autor:
"Em que cidade você está agora?" é uma das perguntas que o Gabo mais ouve. Nômade de profissão, formado em engenharia civil e arquitetura, com mestrado nessa última, nosso analista de inteligência curte ler histórias em quadrinhos, assistir filmes de aventura e estudar sobre os milhões de usos da madeira no nosso dia a dia.

Comentários não estão permitidos.