Minha casa, Minha cara

Essa dupla certeira só ganha em elegância quando revitalizada pelo cinza. E ainda pode conquistar um jeito mais feminino com pequenos ajustes na decoração

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Reprodução

Quer saber como tornar contemporânea uma combinação que já é um clássico? Adicione cinza ao preto e branco. Não um único tom da cor, mas, de preferência, uma paleta variada. O resultado será ainda mais rico – sem perder a elegância – se você trabalhar com texturas diversas.

O sucesso da receita se comprova neste duplex decorado pela arquiteta Elaine Gonzalez, do escritório paulistano UMM Arquitetura de Interiores. No projeto de 100 m² criado para um jovem empresário, Elaine fez uso de marcenaria ora em preto, ora em cinza, ora em branco, em acabamentos fosco e brilhante. Os móveis, comprados prontos, repetem a fórmula, agregando texturas têxteis e o toque quente da madeira em algumas peças – como na mesa de jantar.

Os mesmos matizes e efeitos comparecem nas paredes, porém em outros materiais: tinta, revestimento cerâmico, papel de parede e seixos. Esses últimos chamam a atenção no banheiro do mezanino, integrado ao quarto por um painel de vidro.

“No andar inferior, as paredes recebem um cinza claro e, marcando a caixa da escada, uma tonalidade de concreto”, diz Elaine.

Somente os pisos escapam ao clássico dueto, mas há uma boa justificativa para isso: o bege claro do travertino (área social) e o marrom tênue do assoalho de demolição (mezanino) dão ao apartamento o aconchego bem-vindo a todo lar.

Para ficar mais feminino

Mulheres que amam a clássica duplinha podem apostar nela sem receio de que a decoração pareça muito masculina. Para isso, é só optar por soluções como:

  • Substituir o preto em algumas superfícies grandes por branco ou cinza-claro

Você pode fazer isso, por exemplo, escolhendo um estofado off-white, como o Sofá Artemis, da Oppa, e a Cama Queen Size Till Up, no padrão branco giz, da MMM.

  • Acrescentar, aqui e ali, móveis retrô ou com formas mais orgânicas

A sala de jantar pode ficar muito charmosa com um Aparador com Gaveta Murano (em branco giz), da MMM, e com a Cadeira Fidalga com Base Amêndoa, em tecido cinza-claro, da Oppa.

  • Adicionar estampas a parte do mobiliário e a complementos

Que tal trocar um pufe liso e preto pelo Puff Picasso, da Oppa? Ou dar mais aconchego ao quarto ou ao estar com um Tapete Retangular Cortex Belga (2 x 2,50 m), tecido 3646, da MMM?

  • Apostar em luminárias charmosas

Eis algumas sugestões: Pendente Tulipa off-white, da Oppa, e Abajur de Mesa Cruzeta, da MMM.

  • Escolher quadros e objetos decorativos mais delicados e de outras cores

Entre tantas opções de almofadas, destaco a Palagi – Cactos, da MMM, e a Flamingo e a Tropicália, da Oppa, que podem formar uma composição ousada. E chamo a atenção para o Cabideiro Anu (preto e cru fosco), da MMM, e ainda para o Quadro Cambuci, da Oppa.

Gostou das ideias? Então continue acompanhando a série Decoração sob Medida!

Comentários não estão permitidos.