Minha casa, Minha cara

Você sabia que já existem locais de trabalho planejados para receber crianças?

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Adrien Williams, Alain Carle Architecte e Divulgação

Ao encomendar o projeto de seu estúdio e ateliê, a fotógrafa Evridiki Spiliadis deixou claro o que desejava. “Ela pediu um local parecido com uma casa, onde pudesse trabalhar em seus projetos artísticos e que também fosse agradável para seus filhos”, conta Isaniel Lévesque, gerente de projeto do escritório Alain Carle Architecte.

coworking de fotografia com decoracao minimalista branca

Desse pedido nasceu o Studio Bluecerigo, no primeiro andar de um prédio em Montreal, no Canadá. Apenas 1/3 da área de 140 m² é ocupado pelo estúdio. O restante divide-se entre sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, espaço de exposições, depósito de equipamentos e dois ambientes planejados para os filhos.  

cozinha de escritorio coworking branca

Os espaços são quase todos integrados, o que traz flexibilidade no uso. O branco predomina nas paredes e no teto, atendendo às necessidades de um estúdio fotográfico, e ganha toques de cor assoalho de madeira, nas janelas com venezianas e no piso de cerâmica decorada de alguns ambientes.

Quando não estão na escola, os filhos da fotógrafa e os de seus colaboradores brincam, fazem a lição de casa, comem e tiram uma soneca no Bluecerigo. Dessa forma, as famílias puderam “integrar os rituais diários de cuidado infantil aos complexos horários de trabalho”, como explicam os autores do projeto.  

escritório minimalista branco com espaço infantil para os filhos brincar.jpg

O janelão do tipo bay window, forma uma espécie de sacada fechada e virou um recanto infantil. Todo coberto de colchões e almofadas, é perfeito para a criançada pular, cochilar e brincar. Não à toa, as estantes na sala vizinha acomodam brinquedos e jogos.

espaço infantil para os filhos brincarem no escritorio

Na outra ponta do estúdio, um ateliê oferece uma mesona exclusiva para os pequenos. Ali eles podem desenhar, pintar, brincar de massinha, fazer colagens e outros trabalhos artísticos. Há, ainda, uma bancada com gaveteiro e prateleiras repletas de caixas de materiais.

Co-workings com serviço para crianças

Fora do Brasil, eles são mais conhecidos. Espalham-se por cidades como Nova York, Seattle, Santa Monica, Washington, Londres e Sidney. Já nasceram pensados para atender pais que precisam igualmente de um ambiente de trabalho e de um local apropriado para deixar os pequenos de até 5 ou 6 anos. Veja fotos de alguns co-workings onde as crianças são mais que bem-vindas.

The Garden by Equal Play, em San Mateo, na Califórnia

jardim em escritório cm decoracao verde e plantas verdes na parede

espaço de brinquedos no escritório para crianças

Big and Tiny, em Santa Monica, na Califórnia

escritorio com espaço para os filhos

WorkAFrolic, em Washington

escritorio que possui espaco kids

estante de brinquedos para os filhos brincar no trabalho dos pais

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂