Minha casa, Minha cara

Você sabia que cada cômodo da casa precisa de uma iluminação diferente? Veja as dicas da Renata, do blog Vida Louca de Casada

Renata B. Wentz

Por: Renata B. Wentz Fotos: Casa e Jardim e Viva Decora

No post passado aqui da nossa série “Decorando Meu Alugado” falamos sobre dicas de iluminação para quem mora de aluguel. E completando as dicas de iluminação hoje vamos falar sobre qual a iluminação ideal para cada cômodo de sua casa.

A iluminação deve sempre estar no seu plano de decoração. E sabia que a cor da luz também influencia neste momento? Uma luz amarela, por exemplo, pode dar um efeito muito diferente da luz branca. E cada uma delas é indicada para ambientes específicos, olha só!

Como iluminar cada cômodo?

Sala

sala de jantar com iluminacao em led nos bancos e pendentesA sala é o primeiro ambiente que você vê quando chega cansado do trabalho. Neste local, é bom ter duas opções de iluminação: direta e indireta. A iluminação direto, no caso, pode ser o foco de luz principal, sendo utilizado um lustre ou plafon de sua preferência.

Já no caso da iluminação indireta, você pode usar abajures ou luminárias viradas para o teto ou parede, para que a luz fique mais suave. Já que estamos falando de um imóvel alugado, em muitos casos não há teto de gesso, por isto a dica de usar uma luminária móvel é ideal. Para a cor da lâmpada, você pode utilizar tanto branca quanto amarela, dependendo do clima que quer dar ao ambiente.

Luz amarela deixa o ambiente mais aconchegante e tranquilo porém, se usada em excesso, pode cansar também. Além disto, o foco de luz não pode dar reflexo na televisão ou ficar virado para o sofá onde pode incomodar quem está assistindo.

Uma dica para iluminar vários pontos é utilizar iluminação em trilho, que está super na moda e deixa um ar industrial na sua casa.

Quarto

Quarto com abajur ao lado da camaA iluminação ideal do quarto precisa refletir a mensagem: ENTRE E RELAXE. Por isto, a luz indicada é em tom amarelado e mais indireta. Use e abuse de abajur e luminárias tanto ao lado da cama como em outras partes do cômodo. Quer utilizar uma luz principal? Procure uma forma de utilizá-la para cima, virada para o teto, para que fique mais difusa e suave.

Mas, se você também se arruma para o trabalho neste ambiente, é importante ter uma opção de luz branca pois ela não irá interferir na cor das roupas, por exemplo.

Cozinha

cozinha branca iluminadaNa cozinha, a iluminação é muito importante já que você estará manipulando alimentos e precisa de uma luz eficiente. A luz branca é aconselhável para este ambiente, principalmente em cima da pia e balcão de trabalho. Na cozinha geralmente são utilizadas as lâmpadas fluorescentes ou de led, que garantem maior luminosidade.

Se a mesa de jantar fica junto com a cozinha, é indicado colocar uma luminária pendente acima da mesa com uma iluminação amarela mais suave pois este momento deve ser de relaxamento.

Banheiro

No banheiro a melhor opção seria utilizar dois tipos de iluminação: direta e indireta. Ter uma iluminação principal com plafon e também uma iluminação indireta na bancada geralmente embutida em gesso que evita sombras na hora de se olhar no espelho. Porém, sabemos que quando se trata de um imóvel alugado às vezes o investimento nesta questão não é possível.

Opte então por colocar uma iluminação principal e, caso tenha alguma tomada ou ponto de luz próximo da pia, instale apenas uma luminária para auxiliar na hora de se maquiar ou barbear. O ideal é optar por uma luminária que tenha acrílico leitoso, por exemplo, para que a luz fique mais suave.

Escritório

home office com mesa junto a janela para trazer iluminacao naturalNo escritório a iluminação ideal é praticamente a mesma da cozinha: muita luz! Por se tratar um ambiente de trabalho, a luz não pode ser amarela. O tom amarelado remete à descanso e isto pode causar sono. Aqui opte por uma iluminação branca e de preferência direta para o ambiente da mesa. Mas claro, nada que vá atrapalhar na hora de trabalhar ou estudar!

Utilize abajures e, se possível, coloque a mesa próxima da janela para aproveitar ao máximo a luz natural.

Mas, se no escritório você gosta de ler um livro, relaxar e olhar séries também é importante ter uma opção de iluminação mais indireta ou suave, de preferência virada para estantes, prateleiras ou objetos que mereçam destaque.

Com estas dicas de iluminação ideal para cada ambiente, que tal analisar sua casa e ver como você pode colocar em prática todas estas dicas? Depois conta pra gente!

Já conhece o blog da Renata? Espie aqui!

Deixe seu comentário ;)