Minha casa, Minha cara

Chef Dudu Crema ensina a combinar temperos na cozinha!

Eduardo Crema

Por: Chef Dudu Fotos: Nadya Costa

temperosUma das maiores dúvidas de quem gosta de cozinhar e ainda está aprendendo e desenvolvendo é: como combinar os temperos?
Todo mundo sabe da combinação básica: sal + pimenta + alho + cebola. Mas nós podemos ir muito mais além! Podemos – e devemos -, explorar o mundo dos temperos e dar uma cara nova até mesmo pra aquele velho prato “de sempre” que você tá cansado de fazer e inovar cada vez mais. Aqui no blog, a Ruby já fez um post ensinando a plantar 5 temperos na horta vertical, e agora a gente aprende como combinar alguns deles!
chef dudu crema manipulando temperos

Como combinar temperos?

Alecrim:  alecrim com assados fica uma delícia!
Louro: o louro no feijão não é novidade, mas é sempre um acerto.
Hortelã: a hortelã é muito usada na cozinha árabe e combina também com carne de cordeiro!
Manjerona: faça uma dupla imbatível combinando a manjerona com o molho de tomate.
Coentro: traz um frescor muito agradável e dá um toque todo especial na guacamole.
Sálvia: é muito usada junto com a manteiga, essa combinação fica incrível!
Orégano: seja fresco ou seco, o orégano combina com quase tudo e traz aquele gostinho
Tomilho: esse tempero gostosinho fica ótimo com frango assado.
Cravo e canela: duas especiarias que podem ser usadas juntas ou separadas, tanto em doces quanto salgados.
Gengibre: o gengibre tem um gosto único, é super usado na cozinha asiática e traz um sabor espectaular (alô, pessoal do Sul: ele pode ser usado no chimarrão pra deixar ainda mais gostoso!).
temperos em colheres
E assim vai! São muitos os temperos, e a melhor forma para se descobrir o que combina com o que é… Testando, é claro! Quanto mais você testar e inventar, mais amplo fica seu repertório e mais gostosa fica a sua comida! A principal dica é: na cozinha, use e abuse da criatividade!

Dica extra!

Além de serem saudáveis e saborosos, os temperos podem ser encontrados de várias formas. Tem os secos, que encontramos em mercados e lojas de produtos naturais (dica: tire do saquinho e coloque em pote, ele guarda mais o sabor). Ou frescos, que podem ser cultivadas no nosso jardim ou, pra quem mora em apartamento, em vasinhos pequenos na sacada ou cozinha mesmo. Vale a pena dar um bisu nesse post, que ensina como ter uma horta no apê!
Mas se você não curte muito cuidar de plantas, pode comprar seus temperos fresquinhos no supermercado ou em feirinhas. Basta guardar na parte de baixo da geladeira em um saco plástico. A salsinha e cebolinha podem ser cortadas e armazenadas em um pote no congelador. Esses truques mantém tudo fresco por mais tempo.
Eu amo investir na combinação de temperos porque, além de serem uma delícia, fazem bem pra saúde! Pra quem é hipertenso, eles ajudam muito a ressaltar o sabor da comida, fazendo com que o sal fique em segundo plano – ou nem precise usar.
E aí, consegui te ajudar? Espero que sim! No próximo post vou trazer uma receita asiática – uma das minhas especialidades -, que tem uma combinação de temperos e cores MARAVILHOSAS e vai te surpreender!
Acompanhe!
colheres de temperos

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂