Minha casa, Minha cara

O revestimento do piso auxilia a moradora cega a circular entre os ambientes com mais segurança.

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Stefano Calgaro

casa de uma pessoa cegaFoi preciso mapear os hábitos diários da futura moradora, uma italiana de Thiene, e o caminho típico que ela fazia dentro de seu endereço anterior para criar esta casa que ela considera como definitiva. Trabalhando assim, os profissionais do So & So Studio UG – um escritório anônimo de design formado por designers, arquitetos, programadores e fazedores, como eles próprios se apresentam – traçaram uma planta mais intuitiva, que facilitou a adaptação da cliente ao novo lar. “Para um proprietário cego, o processo de apreender um novo ambiente é vital não apenas para a função do espaço, mas também para o cotidiano dentro daquele lar”, afirmam os autores do projeto em seu website.

casa feita para uma pessoa cega e dicas de como adaptar a casa para pessoas com deficiencia

Um eixo único organiza todos os cômodos. A suíte da moradora ocupa uma das pontas e na outra fica o ambiente formado por cozinha e salas de estar e jantar. No caminho, passa-se pelo quarto de hóspedes e pelo banheiro.

planta de uma casa adaptada para pessoas cegas

Desde o início, profissionais e cliente já tinham se decidido por uma linguagem tátil simples que fosse incorporada na casa e transmitisse informações, ajudando a moradora a se situar, principalmente no início. Assim nasceu um pequeno alfabeto composto de apenas seis sinais que indicam entroncamentos na circulação e orientam ações. Pare; siga; conexão de funções; indicação de direção; multidireções; combinação de funções (veja ilustração abaixo).

sinais que ajudam pessoa cega a se orientar em casa

Cabe ao piso da casa agregar essas informações, por isso ele é único e contínuo. Porcelanato no padrão madeira pontuado de réguas de granito usadas como sinal tátil. Dependendo do desenho formado pelas peças de granito, a moradora sabe onde está e o que deve fazer. “O objetivo foi encontrar o equilíbrio perfeito de texturas para guiar o usuário final entre os elementos do programa usando um sistema de mapas embutido”.

casa adaptada para uma pessoa cega

Dicas: como adaptar a casa para pessoas cegas

Mesmo que você não conheça as regras de acessibilidade vigentes no Brasil, nem pretenda contratar um arquiteto para adaptar a casa para portadores de necessidades especiais, é bom saber um mínimo sobre esse assunto. As orientações a seguir são do blog Casa Adaptada:

  1. Evitar degraus dentro de casa;
  2. Instalar pisos antiderrapantes para reduzir o risco de quedas;
  3. Manter as passagens desobstruídas e as portas dos ambientes abertas;
  4. Deixar as cadeiras junto às mesas e as gavetas e portas dos móveis fechadas;
  5. Evitar tapetes, pois eles oferecem o risco de tropeções;
  6. Ear preferência a móveis com os cantos arredondados e a peças firmes e pesadas;
  7. Instalar barras de apoio na área do chuveiro.

cozinha da casa de uma pessoa cega

Comentários não estão permitidos.