Quem monta uma casa do zero, vivencia diariamente o desafio de escolher cada detalhe da casa: das cores das paredes, aos móveis e eletrodomésticos. O piso, por exemplo, é para muitos um ponto de interrogação. Como escolher o piso ideal para cada ambiente? O que levar em conta na hora de optar por um revestimento?
Na hora de escolher o piso, a primeira coisa a ser avaliada é o uso e as características do ambiente onde ele será instalado. É um espaço mais íntimo, aconchegante? Terá contato com muito ou pouco tráfego? Estará em contato direto com a umidade? Todas as respostas para estas perguntas irão te conduzir a uma escolha mais segura.
Até o clima da região deve ser levado em conta na hora de escolher o piso. Em regiões mais quentes, por exemplo, pisos frios como o porcelanato, o mármore e o granito são mais agradáveis no dia a dia. Já nas regiões mais frias, a madeira e os vinílicos se adequam melhor às temperaturas, proporcionando maior conforto e aconchego.
Na sala, o piso mais escolhido é o porcelanato. Ele é fácil de instalar e tem um grau de absorção próximo a zero, ou seja, mais difícil de manchar do que o mármore, que é poroso. Além disso, ele é resistente e superbonito, disponível em diferentes tamanhos e tipos. Para deixá-lo mais aconchegante, basta investir em tapetes e móveis de madeira.
Já os laminados de madeira e os pisos vinílicos são ótima pedida para os quartos, pois proporcionam enorme conforto térmico, além de serem duráveis, mas difíceis de riscar. Opção mais que bem-vinda para um lar com crianças.
No banheiro e na cozinha, use piso cerâmico ou porcelanato. No banheiro, principalmente na área do box, é importante optar por um porcelanato natural, antiderrapante.
Os cimentos e placas cimentícias também são interessantes para revestir a sala e a cozinha. Modernos e despojados, eles são incríveis na hora de trazer personalidade aos ambientes. O tecnocimento, por exemplo, deixa o piso sem emendas, bonito e homogêneo. na sua versão fosca, dispensa a reposição da película protetora, precisando somente de bons profissionais para fazer sua instalação.
Cada tipo de piso também tem sua manutenção. Clique aqui para saber como fazer sua limpeza no dia a dia!
E você, quais pisos escolheu para a sua casa?
3 Comentários
Olá, Sidney, tudo bemmm? Depende muito do tipo de piso vinílico utilizado para saber se eles serão mais fáceis ou difíceis de riscar. Assim como o uso deles, um quarto utilizado por adultos ou jovens, mesmo que com cadeiras de rodízios etc. serão mais fáceis de manter sem marcas. wink
Não entendi essa parte porque aqui em casa é taco e as crianças (cães) arranham tudo. “Já os laminados de madeira e os pisos vinílicos são ótima pedida para os quartos, pois proporcionam enorme conforto térmico, além de serem duráveis, mas difíceis de riscar”
Acho lindo demais piso de cimento hidráulico. Acho bonito também piso com um cimento queimado bem trabalhado, melhor ainda se rolar o processo que os gringos tem usado muito de acid stain no concreto com manchas lindas que imitam mármore e até desenhos conseguem tirar, perfeição! Show o post!