Minha casa, Minha cara

Com um arzinho de casa de campo, o estilo rústico traz uma atmosfera aconchegante e familiar à decoração. Pode ser que você não tenha essa impressão, mas só de olhar um fogão à lenha, panelas penduradas na parede da cozinha como se fossem acessórios decorativos, móveis com cara de antigos… Já dá para pensar em uma vida tranquila e calma, dentro de uma casinha aconchegante.

Hoje é bem possível, viável e bonito recriar esse clima e essa ambientação mesmo na cidade. Seja na casa inteira ou em apenas um cômodo, o estilo rústico pode ser usado sem medo. Peças rústicas misturadas com uma decoração de outro estilo também fica lindo e sofisticado. Aqui, o rústico é combinado com o clássico, de forma harmoniosa e bonita:

O estilo está basicamente ligado a peças com textura, acabamentos sem muita delicadeza e muitos itens feitos de materiais naturais como madeira bruta, pedras sem polimento, ferro martelado, etc. Os tecidos presentes nas colchas, toalhas de mesa, cortinas e tapetes são em sua maioria simples, feitos à mão – ou com essa aparência de ter sido feito à mão.

O patchwork e a chita são bastante usados e seu papel principal é trazer um colorido para a decoração. Detalhe bem valorizado, já que no estilo rústico as cores predominantes são o branco-sujo, os tons terra e tonalidades pastel, ou seja, cores bem neutras. E temos de concordar que um colorido traz alegria e beleza a qualquer composição. =]

Vasos de flores combinam totalmente com esse estilo, então pode trazer as verdinhas para casa sem hesitação! Perceba que tendências como o cimento queimado, paredes descascadas e tijolinhos à vista são todos de “origem” rústica. Você pode conferir exemplos abaixo:

E você, quer uma casa de campo?

59 Comentários

  1. Casa de campo e demais. Fui criada numa fazenda no interior de Alagoas, entao o campo e tudo para mim. Hoje vivo numa casa na periferia de Mac Adorei o seu blog!eio, quando a comprei estava muito estragada e aos poucos a estou recuperando. Aos poucos porque nao tenho muita grana e porque gosto de “sentir” o ambiente, a casa como um todo e cada comodo.
    Adorei o seu blog.

  2. Pingback: Decoração de chalé | Minha casa, minha cara

  3. Claudine Martinez em

    Adorei as fotos e ideias, tenho um terreno em Guarujá SP e gostaria de ter uma casa maravilhosa como a que apreciei aqui. Parabéns

  4. Depois da saúde é tudo o que eu mais quero é uma casa de campo bem bonitinha e aconchegante.

  5. É verdade, Ana… acho que todo mundo tem uma vontadezinha de ter uma vida calma em uma casinha rústica e gostosa. :)
    Quem sabe futuramente, não é mesmo? Heheh
    Enquanto isso podemos sim, dar apenas alguns toques do estilo na nossa casa.
    Beijos, continue participando!

  6. Pingback: Tweets that mention Um pedacinho do campo na cidade | Minha casa, minha cara -- Topsy.com