Já reparou que hoje na decoração tudo parece se resolver com um tiquinho de cola, uma boa ideia e um tecido, papel de presente, adesivo ou papel contact? E não é muito difícil colocar essa teoria à prova: basta sair perambulando pela internet para esbarrar com uma infinidade de exemplos. Eles são inegavelmente imbatíveis, especialistas em soluções simples e incríveis, daquelas de fazer cair o queixo.

Na Série MMM de postagens que começa hoje, vamos mostrar algumas saídas bem legais feitas com estes materiais citados acima, para que você possa se inspirar a criar um espaço único na sua casa. Um convite para você sair do comodismo e mudar, mudar e mudar de novo sempre que possível. =)

Na parede

Papel de presente é bem fácil de encontrar, né? Fora que grande parte das pessoas acaba sempre tendo algumas folhas em casa para embrulhar presentes de última hora. Então uma boa saída para quem quer dar um tapinha em algum ambiente sem gastar muito com isso, é reaproveitar os papéis de presente que estão dando sopa na gaveta para montar um lindo patchwork na parede:

(Casa de Colorir)

Vai dizer que não fica incrível? <3 E é tão fácil de fazer, que dá até gosto de compartilhar. O vídeo abaixo explica bem direitinho como ela foi feita, mas a gente dá uma diquinha a mais: cuidado na hora de tirar as bolhas dos papéis. A gente sabe que rola uma ansiedade doida e a vontade de colocar a mão, mas evite. O papel pode borrar/rasgar e você vai estragar todo o trabalho. Olha só:

Se você quiser algo mais uniforme e fazer uma montagem que imite papel de parede, basta comprar vários rolos de uma só estampa. Este da foto abaixo foi usado em folhas de 70x50cm coladas e envernizadas com verniz fosco. Esse acabamento é essencial para a durabilidade da invencionice e para você poder limpar a parede com pano úmido sem medo. O custo da brincadeira? Apenas R$15.

(Casa.abril)

O papel contact é outro melhor amigo das transformações baratas que você encontra na papelaria perto de casa. Para usá-lo na decoração o macete é: criatividade + capricho e amor pelo seu cantinho. O morador da foto abaixo estava desanimado com os azulejos danificados da cozinha e, como o apê era alugado, não rolava uma reforma. Diante do desafio ele fez do limão uma limonada: cortou o papel contact do tamanho certo para cobrir os furinhos e ainda fez uma graça na decor.

(Casa.abril)

E adivinha se colar tecido nas paredes não é o mesmo processo de colar papel de presente do vídeo lá de cima? O mesmíssimo. Só alguns cuidados na hora de escolher o tecido: meça a parede escolhida antes para comprar o tanto de tecido necessário. Também procure algum que não seja fino demais, nem grosso demais, para que ele encaixe direitinho e fique com um caimento legal. De resto, só alegria:

(April84)

E aí, gostou? Não deixe de acompanhar as próximas postagens da Série!

80 Comentários

  1. Nossa, amei a idéia, e nem precisa gastar um dinheirão com papéis de parede caríssimos…hehe. Mas surgiu uma dúvida, qual tipo de cola para colar o tecido na parede? A parede precisa ser lixada? bjus, amei as dicas.

  2. Waneska, você vai precisar da cola PVA misturada com água para colar o tecido. Só essa mistura garante com que ela fique bem firminha. A parede não precisa ser lixada não, a não ser que ela tenha muitas imperfeições. O tecido é mais grossinho que o papel de presente, por isso acaba disfarçando melhor alguns defeitinhos da parede. =)
    Obrigada pelo comentário!

  3. Com certeza, Maria Alice =) Um hobby delicioso que esvazia nossa mente e de quebra deixa nossa casa mais bonita.
    Obrigada pelo comentário!

  4. Olá tenho uma estante que transformei em rack para sala, e o restante queria por no quarto dos meus filhos, um de 14 e o outro de 7, que cor vc segere q eu pinte o quarto, e o rack ? para as portas do rack comprei um tecido de listras coloridas em tom de azul e um tipo laranja escuro ou marrom claro, mais ou menos isso rsrs…gostaria muito q vc me ajudasse estou arrancando os cabelos de tanto pensar rsrsrs…
    obrigada…bjooooo

  5. Oi Cristiane! Você pode mandar foto do tecido para o nosso email? Assim eu consigo te ajudar com mais facilidade! É só enviar para contato@minhacasaminhacara.com.br

    Mas a princípio poderia sugerir um azul claro para as paredes ou um cinza bem clarinho. Misturar a cor com um pouquinho de tinta branca, sabe? A cor do rack vai depender da cor dos outros móveis do quarto. De que cor eles são?

    Beijoca

  6. Pingback: Série MMM – Fazendo muito com pouco | Minha casa, minha cara

  7. Que bom que eu curti sua pg.ela é fantastica amo ver colorido,e suas ideias são praticas e lindas, já vou utilizar a colagem de tecido na cabeceira da minha cama.obrigada!

  8. Oi Marcia!
    Acredito que passando um pano úmido com água morna fique fácil de remover tanto o papel quanto o tecido. Mas vou me informar melhor e te digo, ok?
    Beijoca

  9. Essa do tecido é tudo de bom! Estava pensando em algo para entradinha do meu apê, uma parede pequena, mas sem nada tadinha. Fora que não vai grudar sujeira como atualmente, com a prede branquinha. Valeu demais!

  10. Adorei a idéia :) mas na verdade eu queria saber c essa colagem tb funciona em vidro? Tenho no meu quarto uma janela grande (q não abre) e uma placa de vidro. Qdo vim morar aqui decorei ela com tinta spray mas me cansei e queria mudar. Será q essa técnica tb funcionaria???
    Grata

  11. Oi Leandra! Em vidro funcionaria superbem o papel contact e os adesivos. =) Eles iam dar uma boa mudada no visual do seu espaço!
    Colar tecido e papel não é muito indicado para o seu caso.
    Beijocas

  12. :) Mto obrigada pela resposta, mas fiquei c uma dúvida.
    Como faço p q as pontas do contact não descolem c o tempo?
    Vi q para decorações c papel o acabamento é c verniz spray, mas e c o contact???
    Mto obrigada

  13. Olá, queria te parabenizar pelo Blog!! As dicas são ótimas, mas ainda tenho uma dúvida. Eu colei tecido de algodão (primeiro forro e depois estampado) no guarda roupa de MDF e ficou cheio de bolhas quando secou. O interessante é que quando estava colando não tinha bolhas. Vc sabe o que houve? Ah! eu colei o forro pq era as laterais eram de cor escura (preto). Obrigada pela atenção!! Abraços

  14. Quero reformar meu móvel,mas ele é envernizado,tenho que tirar o verniz dele antes de colar o tecido? qual a melhor cola e o melhor tecido? Obrigado..

  15. Oi Wendel! Aconselhamos remover o verniz para a cola ter mais aderência! Quanto a melhor cola ou melhor tecido, não tem muito segredo: cola branca daquelas de rótulo azul e qualquer tecido de algodão, chita, algodão com poliéster podem ser usados. =)
    Beijocas

  16. olá estou com duvidas sobre colar o papel de presente na parede? no meu caso a minha parede so tem reboco liso e é pintada por cima com tinta acrilica oque vcs podem me favorercer a esse trabalho devo ou não fazer sera que vai dar certo ?

  17. Olá qual é a medida de cola e água?Depois de aplicada , deve-se passar novamente a mistura de cola e água sobre o tecido?

  18. A proporção é 2 de cola para 1 de água, Cláudia! =) E sim, você deverá passar a mistura sobre o tecido novamente, para dar acabamento e até proteger o tecido. Na hora de passar vai ficar bem esbranquiçado, mas depois de seca desaparece. ;)
    Beijocas!

  19. Olá adorei, acho que essa técnica será uma maneira bonita e barata para minha parede com marcas de mofo, será que terá algum problema?

  20. Acreditamos que vai sim, Jane! Se tiver em dúvida, faça o teste colando somente um pequeno pedaço de papel de presente na sua parede e veja como fica! ;)

  21. Ola amei a dica <3 eu estava procurando muito essa tal parede que eu chamo de ''retalhos'' rs,porque eu quero faze um estilo meio retrô/vintage
    com móveis antigos só que reformados vai ficar perfeito no meu quarto!obrigada.

  22. Oi!! Adorei a matéria!
    Uma pergunta, moro em apto alugado e gostaria de colocar um tecido em uma das paredes da sala. o que eu gostaria de saber é se na hora de tirar o tecido ou papel de presente da parede, vai dar muito trabalho? e qual a melhor forma de remove-lo? Obrigada!!

  23. Muito obrigada pelo post estava procurando um site confiável pra poder copiar a ideia pro meu quarto e agora achei. Ótimo trabalho. Beijos

  24. A MINHA DÚVIDA É TBM SOBRE APLICAR O TECIDO EM UMA PAREDE QUE TEM UM POUCO DE UMIDADE, SERÁ QUE VOU TER PROBLEMA??

  25. Caso eu opte pelo tecido na parede, tem como impermeabilizar? Como posso fazer? Aqueles sprays de verniz serve? Pergunto porque moro no terreo, a garagem do meu condominio nao cimentada e entra muita poeira.
    Obrigada!

  26. Oi Stephanita! O verniz em spray serve sim! É bom passar duas demãos :)
    Quanto ao tecido, qualquer um de algodão serve!

  27. Por favor, fiquei com uma duvida. Qual o momento para passar o spray de verniz, com o tecido ainda molhado ou depois de seco?
    Obrigado e parabéns.

  28. Oi Nadia! Não aconselhamos, porque se a parede estiver mofada, muito provavelmente acontecerá o mesmo depois da aplicação do tecido.

  29. Por favor, fiz uma aplicação de tecido numa porta de Madeira.
    Passei a cola na Madeira, coloquei o tecido e esperei secar para passar novamente a cola por cima do tecido, há dois dias.
    Mas percebi que a cola de baixo está aparecendo como se fosse uma mancha.
    Isso vai desaparecer quando o tecido secar totalmente, ou foi erro meu, quando esperei a cola de baixo secar?
    Se fiz errado, como refazer? Tenho que retirar o tecido e fazer outra aplicação? Como retirar o tecido?
    Muitíssimo obrigado. Hj vou fazer a outra porta, mas dessa vez fazer diferente e passar a cola de cima, imediatamente após a aplicação do tecido.

  30. Oi Aparecida! Então, é comum a mancha da cola aparecer quando a cola ainda está molhada. Depois de seca, é pra ela sumir totalmente. Se não sumiu, veja se não é algum problema com o tecido ou com a superfície que você usou para aplicar. Não acredito que tenha problema esperar secar a camada debaixo para aplicar a cola na parte de cima, não. :) Para remover, passe um paninho úmido por cima do tecido e veja se ele vai soltando. Conforme for soltando, é só você puxar até tê-lo removido por inteiro.
    Beijocas

  31. Obrigado pelas dicas, consegui retirar o tecido assim deste modo. Mudei o tecido, comprei um mais encorpado e ficou perfeito. Beijos e parabéns.

  32. Vai dar um pouco de trabalho, Chrys, mas nada muito exagerado. A melhor forma de remover é molhar com um rolinho e ir descolando. :)

  33. Amei, com certeza farei e começando pelo meu atelier…………….já o conhecia em banquetas de madeira, fiz e todos amaram. Obrigada!

  34. Olá, amei sua idéia, porém nao consegui ver o vídeo, e fiquei curiosa sobre os materiais usados e a forma de aplicaçao, mas em tecido Vc usou cola branca para colar o tecido na parede? e depois passou cola branca novamente em cima do tecido, ou o verniz fosco? qual seria o melhor tecido pra utilizar, ??
    Muito Obrigada, e fico no aguardo da resposta

  35. olá! estou pra alugar um imóvel usado, e os pisos são daqueles antigos, então estava pensando em decorar os pisos da cozinha e do banheiro com o papel contact, mais minhas duvidas são se depois que sair do imóvel consigo retira o papel do azulejo? e como retira? obrigado!!

  36. Oi Evelyn! Consegue sim! Basta puxar pela pontinha e arrancar, tipo adesivo, sabe? Você também pode remover mais facilmente com a ajuda de um secador de cabelo. Ele seca a cola do papel contact e fica mais fácil de tirar. :)
    Beijos

  37. Oi Jordana! Tanto o verniz fosco quanto a cola branca servirão para você dar acabamento e proteger o tecido. Antes de aplicar, certifique-se de que nenhum deles irá manchar seu tecido, fazendo um pequeno teste antes. :)

  38. Boa tarde, gostaria de saber o nome do tecido que vc usou no vídeo, para revestir a parede.
    Um tecido floral, lindo…..

  39. Bom dia. Gostaria de saber se posso usar tecido ou papel contact para reformar o meu banheiro,que não tem ladrilho hidráulico.

  40. Pode sim, Katia! Tecido nos móveis funciona bem direitinho! Já o contact pode ser aplicado em tudo: madeira, azulejo… :)

  41. Pode ser de algodão, poliester Luciene! Quanto mais fino o tecido, melhor, pois tecidos pesados podem descolar. Quanto mais transparente, melhor precisa estar a situação da parede embaixo. E estampa com fundo liso ajuda na paginação. :)

  42. Adorei a idéia do tecido na parede, mas e aquelas bolhas de ar, como faço para removel-las e na hora de colar o tecido que instrumento eu posso usar para colar o tecido sem deixar as bolhas? Uma régua talvez? :P

  43. Oi Letícia, tudo beMMM? Sim, uma régua ajuda! É só ir colando as poucos e ir alisando o tecido com a ajuda da régua, espátula ou até mesmo uma trouxinha de pano macio e seco. Faça movimentos de dentro para fora e você verá as bolhas sumirem :)
    Beijocas

  44. olá, papel Compact estraga o tintura do móvel com verniz ? Quero colocar em um móvel com verniz mas estou com medo se por acaso um dia eu quiser retirar, estragar a tintura .

  45. Oi Alcione! Não, não estraga. Mas provavelmente depois de removê-lo seu móvel ficará com resíduos de cola. Recomendamos que você remova o papel contact com a ajuda de um secador de cabelo, que resseca a cola e remove com mais facilidade. Assim os resíduos também são menores. O verniz serve justamente para proteger a pintura, então se achar que o móvel ficou fosco, vale reaplicar.
    Beijos

  46. OLA QUERIDA,achei teu blog na net,vim conferir essa materia sobre revestimentos nas paredes e adorei ttuuddooo….Estou pra reformar o quarto do meu filho e estou procurando coisas legais…Eu ja revesti algumas paredes com coador de cafe melita usado e ficou lindo,sem falar na durabilidade que é fantastica(mais de cinco ANOS)….AGORA,estou pensando em tecido e em contact….mas sei que o tecido se for de algodão,é melhor…faço decupagem com tecido e ja reparei nisso…TECIDOS SINTÉTICOS SAO MAIS DIFICEIS DE COLAR…E A MELHOR COLA É A DE RÓTULO AZUL…CASCOREX….OBRIGADA POR TUDO…BJS.

  47. Olá, adorei todas as ideias!! Já estou pensando em renovar uma série de coisas aqui em casa. Gostaria de saber se no caso de utilizar papel contact para decorar uma parede maior, deve-se depois passar verniz para dar um acabamento melhor e aumentar a durabilidade? Obrigada!!

  48. Oi Cátia! Não precisa, não. Se você achar necessário, dá para passar um pouco de cola extra forte nas pontinhas se elas começarem a levantar. Mas verniz acredito que não tenha necessidade!
    Beijocas

  49. Elizete Guimarães em

    Colei papel contact no azulejo na cozinha em cima da pia e está difícil de sair mesmo usando o secador, sai uns pedacinhos, o que fazer?.

  50. ola, apliquei tecido de algodão na parede e ficou manchado de cola, como se estivesse molhado, tem alguma forma de tirar essas manchas?

  51. Cláudia Flório em

    Oi, adorei este site. Estou tentando repaginar minha sala e clarear um pouco as coisas por aqui.
    Tenho um móvel em mogno, que gosto do design, porém gostaria de clarear a cor. Posso usar tecido, ele cola bem? Ou o mais indicado seria o contact? Estou tentando economizar o máximo, então imaginei que com o tecido gastarei menos. Muito obrigada por sua disponibilidade.

Deixe seu comentário ;)