Minha casa, Minha cara

Estilo rústico

Decorar uma casa ou um ambiente com o estilo rústico é transportar não só o visual, mas também o sentimento e o aconchego de uma casa de campo para dentro da cidade.

É decorar com tons inspirados na natureza e materiais com pouco acabamento, multiplicando as texturas e enriquecendo o ambiente com detalhes que muitas vezes são únicos. Como aquele rasgo de prego feito acidentalmente em uma madeira de demolição reaproveitada, que agora dá um charme todo especial na sua parede.

A decoração rústica é tão gostosa e aconchegante que não dá nem vontade de sair de casa. Um ambiente com cores tranquilas como o terra, o bege e o branco, contrastando com o colorido alegre dos tapetes de patchwork e dos tecidos de chita, que cobrem almofadas ou colchas.

É o lugar certo para abusar das imperfeições das pedras sem polimento, do ferro martelado, da madeira com os veios aparentes… Todas estas peças e acessórios têm um lugar especial reservado nos mais variados ambientes, como a cozinha ou o quarto.

Falando em cozinha, as de estilo rústico são completamente irresistíveis. Panelões de ferro penduradas, potes de grãos e temperos à mostra, tijolinhos aparentes em uma fração da parede, colheres de pau fazendo parte da decoração, fogão a lenha… Um templo para qualquer cozinheira adepta à boa comida caseira.

Artesanato, acessórios despretensiosos, cimento queimado, vasos de flores do campo, vigas aparentes na arquitetura da casa… É um combo de coisas legais que fazem parte do estilo e que podem ser usadas à vontade, sem medo.

E aí, você tem algum cômodo nesse estilo? Ou algum móvel, peça ou acessório rústico? Compartilhe nos comentários!

25 Comentários

  1. Kelly, é só pesquisar no Google! =) Fazendo uma pesquisa rápida, encontramos este site aqui: http://www.exseletrodomesticos.com.br/loja/produto-221653-1432-suporte_para_panelas_premium_slim__linear__claude_troisgros__60_cm__p660__czan

    Não conhecemos esta loja, mas vale de exemplo. Aqui tem mais alguns resultados: http://www.google.com.br/#hl=pt&tbo=d&q=suporte+para+panelas&oq=suporte+para+panelas&gs_l=serp.3…3093.3093.0.3702.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0…0.0…1c.1.ItNz3SdALp0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&bvm=bv.41248874,d.eWU&fp=4437f51bf605e7f8&biw=1024&bih=585

    Boa sorte!

  2. Olá gosto muito deste estilo rústico, tenho um restaurante no Mato Grosso, e agora quero reforma-lo e deixa-lo todo rústico,gostaria de saber se vcs tem fotos de ambientes de restaurantes,preciso de idéias. abraços,erica

  3. Amo móveis rústicos e antigos. E também adoro criar, inventar, renovar. Sinto que o ambiente fica aconchegante e o retro me dá uma sensacão bem agradével.

  4. Amei esse último conjunto de sala de jantar com cadeiras verdes. Exatamente como quero em minha casa. Será que encontro no MMM?

  5. Pingback: AP Ponto

  6. oi gostei muito do chao queimado,e estou querendo fazer este piso em minha casa,mais esta dificil de acha o pedreiro,a imagem da cozinha foto 4,como fica com a cor mais forte e clara ,gostaria muito fazer assim em minha casa obricado ..bruna

  7. Adoro decoração rustica, sem dúvida é muito aconchegante e elegante. Na minha casa a decoração é rustica. comprei algumas toalhas para mesa na Eclipse – Cama e Mesa, amei….
    fica a dica: http://www.eclipse.ind.br

  8. olá…
    amoooo esse stilo rústico…além de ser extremamente aconchegante, é tbm muito charmosos e inspirador! a minha casa está cheio de detalhes assim…cada cantinho tem uma peça especial, um garimpo bacana, um toque artesanal…muito gostoso morar assim! amei o blog, super idéias! beijokas…;)

  9. Pingback: Cestos na decoração | Minha casa, minha cara

  10. Pingback: Ladrilho hidráulico na decoração | Minha casa, minha cara

  11. Adoro o estilo rustico. acho que a aparência casa de campo dá uma calma ao lar. Adoro as madeiras do estilo rustico, porque criam uma textura visível.

    Inclusive, estou procurando um móvel exatamente igual a esse sobre a pia da última foto! Acho lindo vidro e madeira rustica.

  12. Oi, querida! Bom acho que vc já percebeu que esse é um dos meus estilos preferidos, não? Vou te contar um segredo: na casa que construirei algum dia (logo, de preferência), quero paredes caidas, branquinhas e bem rústicas. Piso de cimento queimado e cortininha embaixo da pia. Acho tão fofo…
    Beijoca e bom final de semana

  13. Eu amoooo esse estilo! Um dia, ainda terei uma casa assim… Os ambientes, uns mais lindos do que os outros! A MMM como sempre arrebenta nas matérias.