Minha casa, Minha cara

Estilo rústico

Decorar uma casa ou um ambiente com o estilo rústico é transportar não só o visual, mas também o sentimento e o aconchego de uma casa de campo para dentro da cidade.

É decorar com tons inspirados na natureza e materiais com pouco acabamento, multiplicando as texturas e enriquecendo o ambiente com detalhes que muitas vezes são únicos. Como aquele rasgo de prego feito acidentalmente em uma madeira de demolição reaproveitada, que agora dá um charme todo especial na sua parede.

A decoração rústica é tão gostosa e aconchegante que não dá nem vontade de sair de casa. Um ambiente com cores tranquilas como o terra, o bege e o branco, contrastando com o colorido alegre dos tapetes de patchwork e dos tecidos de chita, que cobrem almofadas ou colchas.

É o lugar certo para abusar das imperfeições das pedras sem polimento, do ferro martelado, da madeira com os veios aparentes… Todas estas peças e acessórios têm um lugar especial reservado nos mais variados ambientes, como a cozinha ou o quarto.

Falando em cozinha, as de estilo rústico são completamente irresistíveis. Panelões de ferro penduradas, potes de grãos e temperos à mostra, tijolinhos aparentes em uma fração da parede, colheres de pau fazendo parte da decoração, fogão a lenha… Um templo para qualquer cozinheira adepta à boa comida caseira.

Artesanato, acessórios despretensiosos, cimento queimado, vasos de flores do campo, vigas aparentes na arquitetura da casa… É um combo de coisas legais que fazem parte do estilo e que podem ser usadas à vontade, sem medo.

E aí, você tem algum cômodo nesse estilo? Ou algum móvel, peça ou acessório rústico? Compartilhe nos comentários!

Deixe seu comentário ;)