Minha casa, Minha cara

Temos quase um mês de verão pela frente, para poder curtir com gosto todos os dias ensolarados, com céu azul e brisa agradável de fim de tarde. É o momento ideal para plantar novas flores no jardim e dar atenção especial a esta parte externa da casa, que será tão visitada por você, sua família e amigos.

A pérgola é uma ótima saída para quem quer dar uma renovada no jardim de casa. Ela pode servir simplesmente como elemento decorativo ou cobertura de mesinhas e bancos de jardim, criando um ambiente gostoso e convidativo, com sombra e um lindo emoldurado de flores.

Ela é uma estrutura fixa, que pode ser feita de madeira, bambu ou ferro e pode ser montada em jardins, varandas ou terraços espaçosos. Ela é útil e superversátil, pois, além de proporcionar sombra, oferece privacidade e compõe de forma agradável um jardim desestruturado.

Para cobrir a sua pérgola, você deverá escolher a planta trepadeira da sua preferência. Você também tem a opção de cobri-la de outras formas, mas as flores são ideais para o jardim e trazem um frescor maior. Existem as trepadeiras com mais flores e outras com mais vegetação.

Alguns exemplos bastante floridos são as roseiras trepadeiras, a bougainville e a trepadeira de arco. Outras opções menos floridas são a hera vinha virgem, que tem uma coloração de folhas lindíssima que muda com as estações do ano.

O melhor é procurar a orientação de um paisagista para que você consiga obter a planta que melhor se adepta a seu próprio estilo. Para os corajosos e adeptos do “Faça você mesmo”, cliquem aqui e vejam dicas de como montar sua própria pérgola em casa!

(Imagens: Casa e Jardim, Google)

E você, o que cultiva no seu jardim?

Deixe seu comentário ;)