Assim como todo revestimento, o carpete tem seus pontos positivos e negativos. Confira aqui quais são!
Por: Karla Araújo Imagens: Reprodução/Pinterest.
O carpete tem por função revestir o piso, ser parte da decoração, trazer um ar mais charmoso ao ambiente, e mais uma série de coisas. Mas, será que ele só agrega pontos positivos para quem decide ter um em casa? Ou quando colocamos na balança, ele pesa para o lado negativo? No texto de hoje vamos abordar um pouco dos dois pontos, para que, ao final, você possa decidir o que é melhor e se ele serve para você!
Melhor ou pior revestimento?
Já vamos começar e falar de um dos principais pontos que passam pela cabeça de qualquer um quando o assunto é este controverso revestimento de piso: a alergia. Há quem diga que sim, o carpete não é indicado na casa de alérgicos nem de pessoas propensas a problemas respiratórios, uma vez que ele segura nas fibras toda poeira que está no ar, e para os alérgicos isso já pode ser um problema.
Carpete no quarto, pode também?
Para carpetes em quartos, o uso tem que ser pensado com cautela, pois é o ambiente que você utiliza para descansar e relaxar. E se você for alérgico e não tiver uma constante manutenção em limpeza, pode causar incômodos.
Eu diria que este é o ponto mais importante
Ok, passado deste ponto, você deve estar se perguntando, “mas e a limpeza disso, como faz?” Este é um outro ponto polêmico. Os vendedores insistem que ele é prático na hora de limpar, mas, a verdade é que ele pode oferecer uma certa complicação. Não é qualquer produto que limpa, às vezes apenas um pano úmido pode ajudar a resolver o problema, outras vezes é necessário um aspirador de pó. Tudo depende do material do seu carpete, e também da frequência da limpeza do cômodo onde ele está. E, dependendo de fatores externos, ele pode juntar mofo, mau cheiro e sujeira.
Limpeza constante com aspirador de pó, é o mais recomendado. Existem algumas “misturinhas” com alguns produtos que você pode passar, e diminuir o mau cheiro.
Móveis sobre o carpete até pode, mas…
Outro ponto que pesa a balança é que o carpete fica bem marcado pelos móveis, então para quem é adepto do Feng Shui ou gosta de mudar os móveis com uma certa constância. Pode ser que a marcação fique aparente e estrague um pouco o visual que você quer dar.
Calma, ele não é tão ruim assim
Porém, nem só de coisas negativas o carpete é feito. Ter uma camada macia e quentinha para pisar quando está frio é uma ótima sensação, além do que, não existe um material melhor para evitar quedas e tropeços em casa.
Sabe aquele barulho do andar de cima, que, principalmente para quem mora em um apartamento, faz parte da rotina? Pois bem, se o vizinho do andar de cima tivesse um carpete isso seria resolvido de maneira mais simples, uma vez que ele auxilia muito no isolamento acústico.
O uso de carpetes em grandes empresas e coworkings são os mais comuns, por proporcionar melhor conforto acústico e térmico.
E para quem ainda não está convencido de que o carpete é o melhor revestimento para sua casa, mas não quer deixar de lado todas as qualidades dele também, experimente usar tapetes! Além de serem mais fáceis de limpar, você pode substituí-los sempre que achar necessário ou enjoar da cor e estampa.
Ainda sobre tapetes, confira aqui 5 cuidados que devemos ter com tapetes.
Por fim, gostou do post? Tem ideia de um assunto legal que devíamos falar por aqui? Deixe nos comentários smile
Até logo!
Sobre a autora
Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.