Minha casa, Minha cara

Recebemos diariamente várias perguntas com dúvidas acerca das reformas em móveis. Afinal de contas, as pessoas querem imprimir sua própria marca nos itens, deixando tudo com um toque especial de personalidade. Sem contar que companheiros muito antigos pedem um visual novo depois de anos e anos de contribuição na nossa casinha. heart

Vamos então solucionar algumas dessas dúvidas e sugerir transformações para você fazer em casa, deixando tudo com a sua cara.

antesdepois

A mais comum das transformações é a base de tinta. Mudar a cor de um móvel pode parecer pouco, mas já dá uma baita diferença na decoração. O processo é simples: se o móvel for envernizado, você precisará lixá-lo até remover todo o verniz. Só assim a madeira conseguirá fixar a nova cor de forma satisfatória. Depois de lixar, passe um fundo nivelador se achar necessário para em seguida passar a tinta desejada que poderá se esmalte a base de água ou tinta spray (que nada mais é do que o esmalte a base de óleo).

k

Dê várias demãos até a pintura ficar homogênea, lixando um pouquinho no intervalo delas. O resultado deve ficar lindão como os exemplos que mostramos. (: Para o acabamento, verniz.

MEG1

pilar1

Também dá para revesti-lo com tecido ou papel de presente. Tecidos costumam dar mais trabalho, mas ficam lindos! Dá para colar o tecido no móvel com cola branca diluída em água (10% de água em relação a cola) ou com spray adesivo para tecido. Você encontra estes materiais em lojas de artesanato e bricolagem. Para facilitar, também dá para engomar o tecido antes: mais durinho ele fica mais fácil de trabalhar. Veja este vídeo superexplicativo que ensina tudo passo a passo:

Para revestir com papel de presente ou papel de parede, você pode usar cola ou fita dupla face. A fita dupla face é mais prática, evita o aparecimento de bolhas e transforma o papel em uma espécie de adesivo. Basta medir o móvel, recortar o papel conforme as medidas deixando sempre uma sobra de aproximadamente 2 cm para fazer o acabamento, colar a fita na parte de trás, remover o filme que protege a cola e ir colando aos poucos. Para evitar bolhas, vá passando um paninho macio e ajeitando cuidadosamente.

Aqui tem um vídeo completinho ensinando a fazer este tipo de personalização, supermastigado, hein gente? Aproveite, clique!

cristaleira-cara-nova-colagem-papel-01

mc21-comoda-86-01

Os móveis personalizados não ficam lindos? A gente adora! Até já ensinamos a reformar um Baú Caixa Camarada com estêncil, lembra? Esperamos ter respondido algumas das perguntas e que vocês tenham gostado das dicas. Se tiver mais algo a perguntar, ou quiser compartilhar dicas, não deixe de comentar! (:

Fonte das imagens: 1 – 2 – 3 – 4 – 56