Minha casa, Minha cara

Guia do papel contact!

Depois de ensinar a aplicar tecido na parede, reunimos uma série de informações importantes para quem quer colocar a mão na massa com o papel contact.

Para isso, fomos atrás de quem entende do assunto, é claro. A blogueira e superquerida, Margaert, do blog Margaretss. heart Veja só o que você precisa saber para aplicar papel contact aí na sua casa!Caixas com papel contact

Minha Casa, Minha Cara: O papel contact pode ser aplicado em quais tipos de superfície?

Margaret: Em toda e qualquer superfície lisa. Pode ser parede, eletrodoméstico, móvel de madeira. O papel contact só não fixa em superfícies irregulares.

MCMC: Como aplicar papel contact em uma parede?

M: Revestir uma parede inteira com papel contact é só pra quem tem muita prática, pois é bastante trabalhoso. Minha sugestão é fazer apenas alguns detalhes com papel contact na parede. Como desenhos e formas. Para aplicá-lo, é indispensável ter uma espátula para ajudar na fixação e eliminação de bolhas. Também é preciso de muita paciência, porque a aplicação precisa ser feita aos pouquinhos para ficar perfeita.

Parede com papel contact

O primeiro passo é cortar o papel contact de acordo com o tamanho do objeto a ser coberto, sempre contando com sobras para fazer o acabamento. Enrole, posicione no início e vá tirando o papel de baixo aos poucos, aplicando e alisando com a espátula para não aparecer bolhas. Se você errar, tire imediatamente antes de ficar bem colado.

MCMC: E para aplicar papel contact em um móvel, é o mesmo processo?

M: É bem parecido! Em móveis existem duas situações: se o móvel tiver acabamento em fórmica ou madeira maciça, a aplicação com a ajuda da espuma fica perfeito. É um truque simples: molhar a esponja e aplicar bastante detergente até formar espuma. Dá para ver o vídeo dessa técnica aqui. Também funciona perfeitamente em aplicação de contact em eletrodomésticos. Já para móveis de MDF ou aglomerados, o ideal é seguir o passo a passo normal e evitar molhar, aplicando somente com a ajuda da espátula.

Móvel revestido com contact

MCMC: É necessário aplicar verniz para dar acabamento?

M: Necessariamente não, eu mesma nunca apliquei. Se for aplicar verniz, é bom ter cuidado e testar em um pedacinho para ver se não mancha a cor do papel.

MCMC: Como fazer a manutenção de um item personalizado com contact?

M: Basta passar um pano úmido para limpar. Nunca deve-se passar álcool ou produtos corrosivos, pois eles podem interferir na cor do papel.

MCMC: Qual é a durabilidade da aplicação de contact?

M: Depende muito do uso e do produto. Por exemplo: revesti um filtro com contact e ele quebrou depois de muito uso, mas o contact estava perfeito.  Para caixas e pequenos objetos eles duram muito tempo. Para móveis pode ser necessário trocar com o tempo.

Baú com papel contact

MCMC: E nesses casos, se enjoar ou o resultado decepcionar, como removê-lo?

M: Muito simples: puxa pela ponta e vai tirando. As vezes é necessário um pouco de força, mas ele sai. Quanto mais tempo ele estiver aplicado na superfície, mais difícil ficará para remover. Mas todos saem.

MCMC: Ele danifica a parede ou o móvel onde foi aplicado?

M: Depende. Se a parede tiver uma pintura antiga, é possível que ao remover o contact você estrague a pintura, tire um pouco do reboco. Nesses casos você precisará pintar novamente a parede. Mas se a tinta for nova e a parede estiver em bom estado, não danifica nada. No móvel, ele deixa um resíduo de cola. A depender do tipo do móvel, um bom removedor de cola resolve. Mas olha, quem reveste uma vez , vai revestir sempre. Então é tirar um e colocar o outro por cima, rs.

A gente adorou as dicas! Tanto que até botamos a mão na massa e cobrimos uma geladeira inteira com papel contact, vem ver:

Aproveite também, e confira toda a nossa linha de Tecidos Adesivos, lá no site!

E você? Gostou?! Conta pra gente aqui nos comentários quando botar as dicas em prática!

Post atualizado em: 28/11/2017 ás 15:59.

Deixe seu comentário ;)