Minha casa, Minha cara

Além de futebol, este país que integra o grupo do Brasil na Copa do Mundo 2018 tem também uma arquitetura própria, em sintonia com os dias de hoje

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Relja Ivanic

Um dos adversários do Brasil na primeira fase da Copa é a Sérvia, que só se configurou como nação em 2006, após a dissolução da antiga Iugoslávia. E foi dois anos depois que os arquitetos Andreja Mitrovic e Tijana Mitrovic fundaram o .EXE Architecture Studio em Belgrado, capital sérvia. É desse escritório esta inusitada casa no destino turístico de Divcibare, no oeste do país, um projeto que ilustra uma faceta da arquitetura praticada hoje na Sérvia.

A razão para a escolha deste refúgio de 76 m² está no próprio feitio da construção, que aproxima opostos e concilia um desenho contemporâneo e a arquitetura tradicional de montanha. Branco e preto: de um lado, um volume assimétrico e revestido de cerâmica que envolve um janelão; do outro, um telhado coberto de lascas de madeira que inclina-se até o chão. Público e privado: cozinha, estar e jantar totalmente integrados e abertos para a vista dos campos; quarto e banheiro preservados atrás de janelas modestas e vizinhos a uma varandinha coberta.

“Por meio da dualidade da casa, com seus dois blocos, a intenção era juntar o tradicional e o contemporâneo para criar uma estética única e uma estrutura em sintonia com a paisagem ao redor”, explicam os autores do projeto.

Da arquitetura para a decoração

Assim como a equipe do .EXE Architecture Studio, você também gosta da ideia de dualidade, de contraponto? Eu gosto, então parto desse conceito para escolher as peças de hoje, sempre formando pares de opostos. São diversas duplinhas para a casa toda!

ESTAR

Sofá Extensível Gávea branco, da Oppa + Rack para TV Trapézio, da MMM

Poltrona Soldi (vime e tecido branco), da MMM + Luminária de Piso Funchal preta, da Oppa

SALA DE JANTAR

Buffet Portunhol off-white, da Oppa + Abajur de Mesa Pix, da MMM

Conjunto de Cadeiras Fidalga, de couro preto, da Oppa + Aparador com Gaveta Murano, da MMM

QUARTO

Cama Pará, de casal, da Oppa + Criado-Mudo Sense preto, da MMM

Papel de Parede Maré, da Oppa + Cama Bali, king size, com gavetas

BANHEIRO

Espelho Prumo preto, da Oppa + Balcão para Pia de Banheiro Baden, da MMM

COZINHA

Estante Duna, da Oppa + Quadro Cozinhar, da MMM

Armário de parede Doçura, com porta-toalha, da MMM + Porta-Utensílios Jurema, da Oppa

VARANDA

Mesa para Churrasqueira Bertioga, da MMM + Cadeira Avaré, de fibra sintética, da Oppa

Deixe seu comentário ;)