Minha casa, Minha cara

Quer decoração mais personalizada do que aquela formada por fotos que só você tem? Descubra alguns belos jeitos de organizá-las

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira

Parede de casa com quadros de vários tamanhos e molduras penduradosFoto: Reprodução Decluttering Your Life

Fotos contam histórias. Por isso é tão legal deixá-las à vista na casa – é uma forma de garantir que pessoas e situações importantes não caiam no esquecimento. Esse jeito de decorar com fotos, não substitui os álbuns, nem os de papel tampouco os digitais. É que só devem ir para a parede ou para cima dos móveis as imagens mais especiais, as melhores entre as melhores, como as fotos da família, por exemplo.

O critério para escolhê-las é individual, mas pensar em temas para murais costuma ser um bom ponto de partida. Aqui vão 6 sugestões para decorar com fotos, algumas bem conhecidas e outras mais incomuns:

#1 Caretas

Sim, é isso mesmo o que você leu: caretas! Que tal selecionar entre as imagens do seu celular e de suas redes sociais aquelas em que você e seus familiares e amigos aparecem fazendo as caras e bocas mais esquisitas do mundo? É riso certo, seu e de quem frequenta a sua casa, mesmo desconhecendo os personagens dos retratos. Por isso esse tipo de composição fica perfeito no hall de entrada e nos ambientes sociais.  

#2 Casamento

Este assunto é um clássico, indicado principalmente para o quarto do casal. Mas também combina com os corredores e a sala. Vale misturar os momentos de mais emoção com os de making off.

#3 Filhos

Enriqueça a composição juntando fotos das crianças e trabalhos feitos por elas, como desenhos, colagens, redações e bilhetes.

#4 Cenários naturais visitados

Ah, esse é aquele mural que provoca olhares extasiados! Vem cheio de cliques do mar – com suas variações de tom –, de dunas, cachoeiras, montanhas, vistas de 360 graus… Puro deleite para quem não resiste a uma imersão na natureza.

#5 Marcos arquitetônicos

Quem foi a Paris certamente fotografou a Torre Eiffel ao menos uma vez. E clicou o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Times Square em Nova York, o Coliseu em Roma… Por que não reunir essas e outras lembranças do mesmo tipo em um belo arranjo? Você pode montar um painel com cliques de uma única viagem inesquecível ou de destinos variados. Fica a dica: se os marcos são manjados, escolha ângulos ou recortes inusitados para ter um resultado mais interessante.

#6 Fotos antigas

Retratos de antepassados e aquelas fotos amareladas mostrando casas e cidades se harmonizam nesta categoria.

Outras fontes de inspiração

Além de temas como os apresentados antes, galerias de fotos também podem ter origem em um matiz em comum – azul, por exemplo. Ou, ainda, em um esquema de cores que combina com os tons do ambiente. Podem, igualmente, ser criadas com imagens em preto e branco ou sépia, o que traz um caráter atemporal ao arranjo.

Uma solução que faz um belo efeito é incorporar elementos diferentes a uma composição de fotos. Um pequeno enfeite, um bordado, algum item que rompa com o padrão, mas, ao mesmo tempo, tenha afinidade com as imagens. Um souvenir típico da Bahia, como as fitinhas do Senhor do Bonfim, vai muito bem entre fotos do lugar.  

Como compor os arranjos

Se você quiser a liberdade de aumentar os painéis fotográficos ao longo do tempo, é melhor não reunir as imagens em um único quadro. E, nesse caso, você deve iniciar o arranjo pela peça central, dispondo as outras a partir dela.  

Lançar mão de molduras e padronizá-las ou não é algo que só cabe a você decidir. Na minha opinião, o melhor é observar diferentes tipos de solução e, percebendo qual agrada mais, definir-se por ela.

Quer você invista em uma composição simétrica – com fotos do mesmo tamanho – ou despojada – com exemplares de formatos variados, dispostos de modo mais solto –, procure visualizá-la antes de realizar a colocação.  

Sabe como fazer isso? Usando moldes. Basta recortar pedaços de papel do tamanho das fotos ou das fotos emolduradas, se for essa a sua opção. Aí cole-os na parede com fita crepe até encontrar um desenho que agrade. Depois é só substituir os moldes pelas imagens correspondentes.

Ideias para poucas e muitas imagens

Agora que você já tem as dicas para criar sua composição, veja 11 sugestões que selecionei entre diversos sites. Repare que várias delas incluem outros itens além de fotos.

  • Painel com exemplares de tamanho padronizado

Painel com fotos polaroid

Foto: Bethany Lynn Nauert/Apartment Therapy

Esta ideia é ótima para as fotos do tipo Polaroid, que agora estão de volta, mas também funciona com as fotos comuns. Fundamental é que todas tenham o mesmo tamanho e formato e sejam reunidas em um único fundo.

Painel preto para fotos quadradas

Foto: Reprodução Bits of Everything

Foto: Sarah Hearts

Parede acima de lareira decorada com várias fotos do mesmo tom de sépia

Foto: Ashley Ann Photography/Digital Mom Blog
  • A base é uma tela metálica

Escritório com painel de metal ao fundo para pendurar e grampear fotosFoto: Marcelo Donadussi/Barra Arquitetos

Os itens são fixados em uma malha metálica, desse modo facilitando a troca dos exemplares e não causa um monte de furos na parede. A solução foi adotada pelo Barra Arquitetos para o apartamento de um fotógrafo (abaixo) e também pelo W4 Arquitetura Criativa.

Foto: Cristiano Bauce/W4 Arquitetura Criativa
  • Arranjo livre e em destaque
Parede do hall de entrada decorada com fotos de vários tamanhos e molduras diferentesFoto: Reprodução Pottery Barn

As imagens seguem tamanhos diversos, assim como as molduras, que também revelam diferentes matérias-primas. Nem mesmo o passe-partout tem presença garantida em todos os quadros. Mas a harmonia está garantida pelo cinza das imagens.

  • Em canaletas para quadros

Quadros pendurados em prateleiras na parede atrás do sofáFoto: Marianna Feiteiro

Com poucos centímetros de profundidade, as prateleiras do tipo canaleta flexibilizam o jeito de expor as fotos. Ora você pode ter várias molduras, uma pequena se sobrepondo a outra grande, ora pode formar uma fileira espaçada. Formar um arranjo acima do sofá ou cobrir uma parede de cima a baixo são ideias que funcionam bem.  

Quadros pendurados em prateleiras na parede

Foto: Reprodução Blog arqteturas
  • Varal e ganchinhos

Mini-varal na parede para pendurar fotos pequenas e polaroids

Foto: April Golightly

Eis um jeito simples e charmoso de expor fotos queridas. E você pode trocá-las facilmente, sempre que desejar de acordo com a sua vontade. Se quiser incrementar a composição, imprima imagens com frases e citações com as quais se identifique.

  • No biombo

Biombo elástico no quarto de casal com fotos penduradas no biombo

Quem opta por cômodos integrados e envidraçados costuma sentir falta de paredes para decorar. É aí que o Biombo Elástico, da Meu Móvel de Madeira, pode ser de grande serventia. Ele faz uma separação tênue de ambientes e além disso possui elásticos que servem para prender fotos.

Depois que você montar seus painéis de fotos, mostra pra gente como eles ficaram. Boa sorte na brincadeira!

Comentários não estão permitidos.