Minha casa, Minha cara

O que você não deve esquecer ao alugual um imóvel? Casa ou apartamento? Veja as dicas pra não errar na hora de alugar um imóvel!

Renata B. Wentz

Por: Renata B. Wentz Fotos: freepik

Oi, gente! Hoje eu quero falar com você que está em busca de alugar um imóvel para chamar de seu. Seja para morar sozinho e sair de vez da casa dos pais ou então para você que vai juntar as escovas! Por mais que você esteja ansioso para ter em mãos as chaves do seu lar, o melhor é não ter pressa.

Acima de tudo é preciso tomar alguns cuidados e também se permitir visitar com calma cada um dos imóveis que lhe chamaram a atenção. Assim é possível tomar a decisão mais acertada e não se arrepender posteriormente. Afinal, assumir um aluguel é um compromisso e tanto!

O que levar em consideração ao alugar um imóvel

Ao combinar com o proprietário ou com a imobiliária para visitar um imóvel é preciso estar atento a alguns detalhes. Lembre-se que a pessoa que está alugando quer muito fechar negócio, o que pode fazer com que tente lhe convencer de que tem o apartamento ou casa certa para você. Respire fundo e não se deixe levar! Leve em conta alguns aspectos:

Uma imagem contendo pessoa, parede, interior, sentado  Descrição gerada automaticamente

1. Estado da construção

Primeiramente vamos falar da construção. Há rachaduras ou infiltrações no local ou em algum espaço da casa/apartamento? Tenha em mente que será VOCÊ o morador e terá que conviver. Visite cada cômodo da casa e observe atentamente o estado das paredes e até mesmo do teto.

Muitas vezes estes problemas de estrutura são vistos diretamente com o proprietário para que ele conserte. Converse com ele sobre isso!

2. Pergunte sobre a vizinhança

Procure saber mais sobre os vizinhos do imóvel que você está visitando. É uma vizinhança calma ou mais agitada? Há problemas quanto a barulho em horários inadequados? Isso ajuda a ter uma ideia dos problemas com os quais você terá que lidar ou se sua rotina de vida não irá atrapalhar os vizinhos. Além disto, pesquise se é um local seguro de morar.

3. Pergunte sobre reformas

O apartamento ou casa passou por alguma mudança em sua estrutura original? Há quanto tempo isso foi feito? No caso de condomínios fechados vale também perguntar sobre reformas que estejam acontecendo no local, que podem vir a interferir no valor cobrado pelo condomínio.

Uma imagem contendo pessoa, homem, chão, ao ar livre  Descrição gerada automaticamente

4. Avalie o espaço disponível

A não ser que você esteja alugando um imóvel que acaba de ficar pronto ou que já esteja vazio, é possível ter uma ideia do espaço disponível em cada cômodo. Além disto, tente avaliar com calma se a forma como a metragem do apartamento ou casa está distribuída contribui para que seja possível viver ali sem se sentir apertado.

Aparmento ou casa? O que é melhor?

Após tomar a decisão de alugar um imóvel é preciso então escolher entre procurar por apartamentos ou casas. Cada tipo de imóvel exige responsabilidades diferentes, sem conta que casas podem ser mais interessantes para quem vive com mais pessoas e não para aqueles que desejam morar sozinho.

Há vários fatores que podem ser levados em consideração e eu trouxe alguns:

Quando o melhor é um apartamento

Apartamentos são ideais para pessoas solteiras, que passam pouco tempo em casa e precisam de um local que seja mais seguro. Além disso, também são indicados para famílias pequenas, recém-casados ou com filhos pequenos e para quem deseja ter um pet de porte pequeno, por exemplo.

Apartamento também é interessante para quem deseja contar com facilidades, tais como piscina e churrasqueira, mas não deseja ter a preocupação com a manutenção das mesmas. É uma boa opção também para quem viaja muito e não quer se preocupar em deixar o imóvel sozinho.

Quando o melhor é uma casa

Casas são ideais para famílias maiores e que buscam um pouco mais de privacidade. São ótimas também para quem gosta de cuidar do próprio espaço e tem tempo para se responsabilizar com pequenas manutenções, como o jardim, a limpeza da piscina e das calçadas.

Além disso, são indicadas também para quem deseja ter cães maiores ou mais animais sem ter que se preocupar com a reclamação de outros vizinhos. Outra vantagem de morar em casa é a liberdade em fazer barulho, reformas ou receber amigos sem se preocupar com regras de condomínio.

Eu sou suspeita para falar pois moramos 4 anos em apartamento e hoje moramos há 5 anos na casa e eu amo demais a liberdade da casa.

Claro, estas são apenas algumas dicas para quem vai alugar um imóvel. Antes de fechar negócio, tire todas suas dúvidas e converse com amigos e familiares para pedir opinião.

Pense que este será seu lar, por isto não aceite algo que você não esteja completamente satisfeito.

Já conhece o blog da Renata? Espie aqui!

Deixe seu comentário ;)