Minha casa, Minha cara

Abracadabra: o espaço cresceu! Veja 5 truques para otimizar a área da sua casa ou do seu apartamento

Cristiane Teixeira

Por: Cristiane Teixeira Fotos: Austin Maynard Architects | Buj + Cólon Arquitectos | A Little Design

Parece até mágica o que alguns arquitetos e designers conseguem fazer para multiplicar os metros quadrados de uma construção! O curioso é que mesmo quem mora em casas generosas vive dizendo que precisa de mais espaço para guardar coisas. E aqui no blog, eu já mostrei uma inspiração londrina com receitas para aumentar a área coberta de um imóvel térreo

Selecionei algumas ideias que, às vezes, podem não se encaixar na sua situação. Mas, em compensação, têm o poder de inspirar outras soluções. Vamos ver?

Piso-caixa de brinquedos

piso que se transforma em caixas de brinquedos e otimiza espaço

Ao reformar uma casa com duas crianças  – e uma terceira a caminho -, o time do escritório australiano Austin Maynard Architects teve uma ideia pra lá de inusitada. O arquiteto ergueu o piso de parte da sala, no térreo, para esconder ali embaixo os brinquedos da turminha. O vão ficou com 45cm de altura e é preenchido por caixas que se comunicam. As tampas, com o mesmo acabamento que o assoalho de madeira, passam despercebidas e são facilmente abertas. Como 45cm é a altura de uma cadeira, por exemplo, o tablado também funciona como assento.

Esse truque, porém, só funciona em ambientes com pé-direito de, no mínimo 2,90m. Menos que isso, vai parecer que o teto está prestes a esmagar o que está embaixo.

Cama suspensa

cama infantil suspensa para economizar espaço

Digamos que… O quarto sobe pela parede! Nessa mesma cada que o piso virou caixa de brinquedos, o pessoal do Austin Maynard Architects, projetou um dormitório todo especial. Com muito espaço para brincar sobre o tablado – embaixo dele, claro, o vão armazena itens diversos -, a cama flutua!

O piso suspenso é o 1º degrau para o menino ir galgando as estruturas dispostas em diferentes níveis. Um banco mais alto que o tablado serve de assento para a escrivaninha – a bancada grandona onde o garoto aparece sentado. Tanto a bancada quanto a escadinha e a prateleira são fixadas na parede e na estrutura metálica que, em parceria com o armário branco, sustenta a cama.  

Armário sob a escada ou armário na escada?

armários embaixo da escada

Para ganhar espaço de armazenamento nesta casa em Madri, a solução do escritório Buj + Cólon Arquitectos foi tornar o vão sob a escada mais útil. Quatro armários de diferentes alturas e larguras foram instalados sob a estrutura que leva ao andar superior. No caso dos dois compartimentos estreitos, os degraus se apoiam diretamente sobre eles. Mas há trechos em que os arquitetos criaram nichos abertos, perfeitos para expor revistas, livros e objetos.   

Aparador + aparador = mesa de jantar

transformando aparadores em mesa de jantar

Ao remodelar este apê de 22 m² em Taiwan, o estúdio A Little Design encontrou um jeito muito simples de manter livre o centro da sala. No dia a dia, dois aparadores iguais ficam rente à parede, mas quando a moça reúne os amigos para uma refeição, os dois móveis se juntam formando uma mesa de bom tamanho.

Isso é que é mezanino!

mezanino com cama

E os aparadores que viram mesa de jantar não é a única solução prática nesse miniapartamento em Taiwan. O pessoal do A Little Design converteu a  área sobre a cozinha e o banheiro em quarto.  O colchão ocupa o canto resguardado por uma espécie de guarda-corpo junto da escada. E ainda sobrou lugar para fazer uma escrivaninha baixa e uma estante com nichos quadriculados que se estende sobre o guarda-roupa de quatro portas, no nível inferior. Uma escada do tipo marinheiro permite acesso aos nichos mais difíceis.

No próximo post da coluna, trarei mais ideias de aproveitamento do espaço. Até lá!

Comentários não estão permitidos.