Minha casa, Minha cara

Como preparar uma deliciosa ceia de Natal

Uma das coisas que mais gostamos no Natal, sem sombra de dúvidas, é a ceia. Com a decoração com cores e acessórios típicos, é ela a responsável por manter a tradição natalina durante os anos. Com pratos específicos que se repetem anualmente, mas que são preparados com o mesmo cuidado e capricho, a ceia é o centro das atenções da festa. Afinal de contas, é ao redor da mesa que todos se reúnem para a confraternização e celebração do Natal.

Existem diversos pratos tradicionais no Natal, mas cada família e cada região têm seus pratos específicos. Hoje, tentaremos reunir alguns dos mais famosos, mas eu conto com você pra me dizer o que não pode faltar na sua ceia natalina, certo?

O arroz de Natal é colorido e saboroso, com ingredientes diferentes que o tornam mais encorpado e com um toque agridoce. As receitas diferem entre si: algumas adicionam ameixa, uva passa e damasco picados, outras preferem as maçãs, cenouras, amêndoas e castanhas… Vai do gosto e da tradição pessoal. O segredo é fazer um arroz adocicado e bonito aos olhos, com aquele saborzinho presente todo ano nas festas natalinas. Um prato bem típico dessa festividade:

Quer prato mais tradicional que o Tender de Natal? Misturado com o abacaxi e decorado com cravos da índia, essa carne é simplesmente deliciosa. Deve ser servida quentinha e dourada, recém-retirada do forno. Ela também vem com um sabor agridoce, graças à mistura com as frutas.

O peru também não pode faltar! Recheado ou não, ele é um dos símbolos da ceia de Natal. Alguns gostam de recheá-lo com uma farofa preparada com uva passa e castanhas, outros preferem preparar um recheio próprio, com cebolas, toucinho e bastante azeite de oliva. É possível prepará-lo de inúmeras formas! Seja criativa e prepare um recheio personalizado cheio de ingredientes que você gosta!

Outras carnes preparadas com frequência para a ceia natalina são o porco e o peixe. Com inúmeros modos de preparos diferentes, ambos ficam deliciosos e combinam perfeitamente com o clima. Podem ser acompanhados de vinho tinto ou branco:

Para finalizar, uma mesa decorada com muitas frutas e castanhas, tudo bem enfeitado e bonito para celebrar o Natal em alto estilo! Delicioso, não é mesmo?

(Imagens: Google Imagens)

E você, o que não pode faltar na sua ceia natalina?

3 Comentários

  1. Pingback: Como arrumar a mesa para a ceia de Natal | Minha casa, minha cara

  2. Esse ano, pela primeira vez, a ceia de natal será lá em casa. Estava pensando no cardápio e eis que surge esse post delicioso! Vou de tender e arroz colorido!
    Beijão e um lindo final de semana para vc!