Depois de viajar por vários países do mundo conhecendo as principais características de cada cultura e extraindo ideias da decoração tradicional de cada povo, chegou a vez de darmos lugar às inspirações brasileiríssimas nesta nova Série MMM de postagens! Afinal de contas, temos várias coisas bacanas e tradicionais do nosso país para mostrar. Detalhes que merecem ganhar destaque na nossa casa, para trazer alegria e mostrar um bocadinho de orgulho da nossa terra.

São itens artesanais, plantas tropicais e cores vibrantes, capazes de dar mais personalidade aos nossos ambientes, deixando nossa casa ainda mais bonita e cheia de vida.

(Casa Abril)

É claro que o Brasil é grande e que cada região tem suas próprias características, como se fossem vários minipaíses diferentes dentro de um só país. Mas aqui vamos dar atenção especial à itens regionais que marcaram bastante e que, por este motivo, acabaram se tornando símbolos de uma decoração bem brasileira. Não deixe de acompanhar esta Série incrível e de se inspirar nestes exemplos lindos de viver. <3 Vem comigo!

Fuxico

Não se sabe bem ao certo a origem do fuxico, mas muitos dizem que a técnica chegou ao Brasil junto com os portugueses e espanhois na época da colonização. Tudo bem, ele não é original daqui. Mas a gente bem sabe que ele caiu como uma luva nas mão habilidosas de nossas artesãs, se tornando praticamente tão brazuca quanto a gente.

(Flickr)

E olha só, além de bonito, ele também é sustentável: para sua confecção, são aproveitadas sobras de tecido, de preferência bem coloridos e alegres. Uma forma inteligente e charmosa de otimizar cada centímetro de matéria-prima.

(Casa Abril)

Quem aprende a fazer fuxico, ensina para suas filhas e netas e a coisa toda vira uma deliciosa tradição. Para começar a brincadeira, você precisa de retalhos de tecido, agulha, linha e uma boa dose de paciência. Isso porque o danado é difícil de fazer e requer tempo e dedicação para ser confeccionado com perfeição. Quem aí já tentou fazer seus próprios fuxicos em casa? =)

(Artes em tecido)

E de tão versáteis e bonitos, estes pequenos círculos de extremidades alinhavadas e franzidas enfeitam de tudo: tapetes, capa para almofadas, colchas, toalhas de mesa, luminárias… Enfim, seu uso é variadíssimo. É só usar a criatividade e botar a agulha pra funcionar:

(Casa Abril)

(Portal de Artesanato)

Para usá-lo na decoração é facinho, facinho, sem segredo algum. Coloridos, eles ficam lindos em uma decoração mais rústica:

(Casa Abril)

Já para os mais tradicionais, os fuxicos podem vir discretos, em cores mais neutras, aplicados em almofadas ou em outros detalhes. No caso abaixo, alguns fuxicos bem coloridos ocuparam as almofadas do sofá, fazendo um contraste bem interessante e dando uma descontraída na composição monocromática:

(Casa Abril)

E você, gosta de acessórios com fuxico? O que mais considera ser superbrasileiro na decoração? Comente! E não deixe de acompanhar a continuação da Série MMM Decoração Brasileira na sexta que vem! =)

Compartilhe:
Facebook
Pinterest
Twitter
Google+
http://minhacasaminhacara.com.br/serie-mmm-decoracao-brasileira/">
SHARE

7 Comentários

  1. adorei as ideias com fuxico, vou tentar fazer uma almofada, se der certo farei outras para o meu sofá.
    beijos…

  2. Que legal, Rosane! Faça sim =) Quem cria o hábito, diz que é um hobby delicioso!
    Se você fizer, depois volta aqui e mostra pra gente o resultado. Que tal?
    Obrigada pela visita!
    Beijos

  3. Pingback: Decoração Rústica « Blog La Vinci – Papel de Parede para Decoração

  4. Minha mãe ja fez tanta coisa de fuxico que eu sinceramente me cansei rs
    Mas fica legal numa casa de campo!

Deixe seu comentário ;)