Minha casa, Minha cara

Cozinha

A nossa convidada de hoje é a arquiteta curitibana Ana Carolina Minguetti, formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR. Ana atua na área desde 1998, com escritório próprio – Ana Carolina Minguetti Arquitetura –, além de já ter feito Curso de Design de Móveis em Florença, na Itália. Tem experiência em projetos de arquitetura residencial, comercial e de interiores.

Nossa conversa foi sobre um ambiente que muito nos interessa: a cozinha. Pronta para morrer de vontade de revolucionar a sua? smile

De acordo com a arquiteta, as cozinhas estão cada vez mais integradas à parte social das casas e, ao mesmo tempo em que precisam ser funcionais, também têm de apresentar uma decoração bonita e aconchegante. Alguns dos pontos mais importantes na composição desse espaço são a circulação, disposição de móveis e iluminação.

A iluminação para esse ambiente pode ser dividida em duas: geral e localizada. Para a geral, podemos usar lâmpadas fluorescentes, que, além de consumirem menos energia, esquentam menos o ambiente e podem ser brancas ou mornas. Para uma atmosfera diferenciada, também podemos experimentar lâmpadas halógenas.

Apesar de muitas pessoas preferirem cores mais claras na cozinha, não há limites para o uso de cores nesse ambiente. Pelo contrário, elas são super bem-vindas, principalmente, se usadas em pequenos detalhes da parede ou na bancada. Hoje, é superfácil encontrar materiais como mdf, fórmica, resinas, vidros coloridos e pedras disponíveis em todos os tipos de cores e acabamentos.

Quem tem cozinha pequena e sente dificuldade na hora de decorá-la, preste atenção nestas dicas: invista em iluminação natural e cores claras, pois dão sensação de amplitude. Quanto aos móveis, armários suspensos que vão até o teto, preferencialmente mais estreitos e altos, dão a impressão de que o ambiente é mais espaçoso do que parece. O armário suspenso da Linha Cheddar da Meu Móvel de Madeira é uma ótima escolha para ambientes reduzidos:

Armário Suspenso Linha Cheddar

As cozinhas espaçosas atuais costumam apresentar diversas outras funções, além daquelas que já conhecemos nas tradicionais. A cozinha, hoje, é ponto de encontro dos convidados e centro das atenções da casa. Não estranhe se você encontrar salas de jantar integradas, espaços de convivência e, até mesmo, espaços com telões e som inseridos no contexto da cozinha.

Todo mundo deseja uma cozinha bonita e bem decorada, mas também não quer encontrar dificuldades na hora de mantê-la limpa, não é mesmo? Para aumentar a praticidade na hora da limpeza, é preciso escolher materiais fáceis de manter como granito, silestone ou inox em bancadas. Passe longe de materiais porosos, pois eles absorvem líquidos e sujeira. Para o piso, escolha pedras ou cerâmicas, que para limpar é só passar um pano e pronto! Vale lembrar que rejuntes muito claros são bonitos, porém encardem com o tempo.

Para dar um toque diferente no seu ambiente, escolha panelas de design, vidros coloridos, luminárias bonitas e chamativas e banquetas modernas.

E aí, gostaram dessas dicas sobre cozinha? Comente. smile

2 Comentários